Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929 |
Resumo: | O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito. [Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020] |
id |
UNEB-7_16bed23b9fd55fc66b2fa546917ffc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8929 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua InglesaLetramento CríticoEnsinoLíngua InglesaO presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito. [Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/892910.30620/gz.v8n1.p127Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 1 (2020): Multiletramentos e diversidade linguística; 127-1462318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929/7700Copyright (c) 2020 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMOUTINHO, Rosiane Souza de MatosSANTOS, Renata Vieira dos2023-07-15T19:57:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8929Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:57:49Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
title |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
spellingShingle |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa MOUTINHO, Rosiane Souza de Matos Letramento Crítico Ensino Língua Inglesa |
title_short |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
title_full |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
title_fullStr |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
title_sort |
Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa |
author |
MOUTINHO, Rosiane Souza de Matos |
author_facet |
MOUTINHO, Rosiane Souza de Matos SANTOS, Renata Vieira dos |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Renata Vieira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOUTINHO, Rosiane Souza de Matos SANTOS, Renata Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Crítico Ensino Língua Inglesa |
topic |
Letramento Crítico Ensino Língua Inglesa |
description |
O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito. [Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020] |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929 10.30620/gz.v8n1.p127 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v8n1.p127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929/7700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 8 n. 1 (2020): Multiletramentos e diversidade linguística; 127-146 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771846303744 |