Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. |
id |
UFGD-4_c622afd31ff1c19aa1d4c6d556bbc92f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11750 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para criançasEnsino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico.Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1175010.30612/raido.v14i36.11750Raído; v. 14 n. 36 (2020); 233-2511984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750/6741Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Helena da Silva2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11750Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
title |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
spellingShingle |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças Costa, Patrícia Helena da Silva Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico. |
title_short |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
title_full |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
title_fullStr |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
title_sort |
Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças |
author |
Costa, Patrícia Helena da Silva |
author_facet |
Costa, Patrícia Helena da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patrícia Helena da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico. |
topic |
Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico. |
description |
Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750 10.30612/raido.v14i36.11750 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i36.11750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750/6741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 36 (2020); 233-251 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390434734080 |