Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Patrícia Helena da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. 
id UFGD-4_c622afd31ff1c19aa1d4c6d556bbc92f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11750
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para criançasEnsino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico.Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1175010.30612/raido.v14i36.11750Raído; v. 14 n. 36 (2020); 233-2511984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750/6741Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Patrícia Helena da Silva2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11750Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
title Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
spellingShingle Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
Costa, Patrícia Helena da Silva
Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico.
title_short Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
title_full Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
title_fullStr Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
title_full_unstemmed Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
title_sort Desenvolvendo letramento crítico em aulas de inglês para o Ensino Fundamental I: o ensino crítico de inglês como língua estrangeira para crianças
author Costa, Patrícia Helena da Silva
author_facet Costa, Patrícia Helena da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Patrícia Helena da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico.
topic Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. Ensino crítico de Inglês. Práticas de letramento crítico.
description Este artigo tem como objetivo propor o desenvolvimento de práticas de letramento crítico no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças. A fim de contextualizar a presente proposta, este estudo discute brevemente sobre o histórico do ensino de Inglês no Ensino Fundamental I no contexto educacional brasileiro e a relevância desse ensino nas séries iniciais da Educação Básica. Em seguida, aborda-se a concepção de “crítico” (PENNYCOOK, 2004; TILIO, 2017b) e de letramento crítico (CERVETTI et al., 2001; EDMUNDO, 2013) utilizadas neste trabalho. Para materializar esses aspectos são propostas atividades para o ensino de Inglês para alunos(as) do 5º ano do ensino fundamental, de forma que os encaminhamentos sugeridos contemplem tanto problematizações a cerca dos discursos com os quais as crianças interagem em suas práticas sociais quantos as orientações propostas pelo Currículo Carioca de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Por meio deste trabalho, sinaliza-se a possibilidade de formar alunos(as) como cidadãos(ãs) críticos(as) e participativos(as) desde o Ensino Fundamental I. Além disso, este estudo também se constitui como uma prática a ser realizada no ensino de Inglês como Língua Estrangeira para Crianças na SME-RJ. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750
10.30612/raido.v14i36.11750
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i36.11750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11750/6741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 36 (2020); 233-251
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390434734080