África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241 |
Resumo: | Apresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente. |
id |
UNEB-7_1b3bcdb52b5f21440d836bf2e96a3749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2241 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianosLetramentosQuilombosMulheresCrítica CulturalCurrículoApresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente.Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/224110.30620/gz.v1n1.p85Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 85-1012318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241/1556Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Ana Fátima Cruz dos2023-09-18T13:24:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2241Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:24:52Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
title |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
spellingShingle |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos SANTOS, Ana Fátima Cruz dos Letramentos Quilombos Mulheres Crítica Cultural Currículo |
title_short |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
title_full |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
title_fullStr |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
title_full_unstemmed |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
title_sort |
África-Bahia: uma leitura em crítica cultural sobre a diáspora africana nos quilombolos baianos |
author |
SANTOS, Ana Fátima Cruz dos |
author_facet |
SANTOS, Ana Fátima Cruz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Fátima Cruz dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos Quilombos Mulheres Crítica Cultural Currículo |
topic |
Letramentos Quilombos Mulheres Crítica Cultural Currículo |
description |
Apresentamos alguns dos diversos Letramentos aplicados nos territórios quilombolas da Bahia para uma prática de ensinoa-prendizagem incluindo referências afrobrasileiras. O foco de aplicação: currículo educacional. Salientamos a inserção da lei Federal 10.639/2003 e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Escolar Quilombola na Educação Básica. O artigo tem como objetivos apontar as marcas orais,que representam traços identitários de uma memória africana viva, proferidos pelas mulheres e sugerir uma intervenção no currículo dos cursos de licenciatura em Instituições de Ensino Superior (IES). O interesse maior nesse trabalho é a provocação de reflexões em Crítica Cultural sobre as identidades quilombolas brasileiras após um século de luta pelo reconhecimento de suas terras e cultura como elementos integrantes deste país diverso étnica e linguisticamente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241 10.30620/gz.v1n1.p85 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v1n1.p85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2241/1556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 85-101 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770830233600 |