Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Raphaela Montana Gomes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: BERTO, Jane Cristina Beltramini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14426
Resumo: Este estudo preocupa-se com o desenvolvimento da oralidade e a valorização da Literatura nas séries iniciais, nas escolas da Educação básica, tendo como objetivo geral investigar como a oralidade se apresenta no aprendizado inicial das crianças através da contação de histórias e em quais estratégias de ensino em sala de aula, além de observar as práticas discursivas de interação humana, e explorar o senso crítico e reflexivo dos educandos em sala de aula. Os objetivos específicos: Observar e analisar como as crianças se manifestam frente às estratégias de ensino; averiguar as manifestações que emergiram no ambiente investigado. Para fundamentar a pesquisa: Abramovich (1991), Dolz (2013) e Antunes (2009), e orienta-se metodologicamente pela pesquisa–ação (THIOLENT, 1988) discutindo a importância dos gêneros orais, a sua presença nas escolas, no ensino de língua portuguesa e em especial, na contação de histórias e, por fim, trataremos dos resultados de um relato de experiência, como forma de subsidiar e confirmar nossa hipótese. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]
id UNEB-7_79f9c8b7c88a7c31664176b4ed134503
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14426
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros oraisContação de históriasGêneros oraisEscolaEste estudo preocupa-se com o desenvolvimento da oralidade e a valorização da Literatura nas séries iniciais, nas escolas da Educação básica, tendo como objetivo geral investigar como a oralidade se apresenta no aprendizado inicial das crianças através da contação de histórias e em quais estratégias de ensino em sala de aula, além de observar as práticas discursivas de interação humana, e explorar o senso crítico e reflexivo dos educandos em sala de aula. Os objetivos específicos: Observar e analisar como as crianças se manifestam frente às estratégias de ensino; averiguar as manifestações que emergiram no ambiente investigado. Para fundamentar a pesquisa: Abramovich (1991), Dolz (2013) e Antunes (2009), e orienta-se metodologicamente pela pesquisa–ação (THIOLENT, 1988) discutindo a importância dos gêneros orais, a sua presença nas escolas, no ensino de língua portuguesa e em especial, na contação de histórias e, por fim, trataremos dos resultados de um relato de experiência, como forma de subsidiar e confirmar nossa hipótese. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1442610.30620/gz.v10n2.p117Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 117-1422318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14426/10920Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, Raphaela Montana Gomes deBERTO, Jane Cristina Beltramini2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14426Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
title Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
spellingShingle Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
LIMA, Raphaela Montana Gomes de
Contação de histórias
Gêneros orais
Escola
title_short Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
title_full Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
title_fullStr Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
title_full_unstemmed Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
title_sort Literatura, contação de histórias e inclusão nos anos iniciais: relato de experiência com os gêneros orais
author LIMA, Raphaela Montana Gomes de
author_facet LIMA, Raphaela Montana Gomes de
BERTO, Jane Cristina Beltramini
author_role author
author2 BERTO, Jane Cristina Beltramini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Raphaela Montana Gomes de
BERTO, Jane Cristina Beltramini
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias
Gêneros orais
Escola
topic Contação de histórias
Gêneros orais
Escola
description Este estudo preocupa-se com o desenvolvimento da oralidade e a valorização da Literatura nas séries iniciais, nas escolas da Educação básica, tendo como objetivo geral investigar como a oralidade se apresenta no aprendizado inicial das crianças através da contação de histórias e em quais estratégias de ensino em sala de aula, além de observar as práticas discursivas de interação humana, e explorar o senso crítico e reflexivo dos educandos em sala de aula. Os objetivos específicos: Observar e analisar como as crianças se manifestam frente às estratégias de ensino; averiguar as manifestações que emergiram no ambiente investigado. Para fundamentar a pesquisa: Abramovich (1991), Dolz (2013) e Antunes (2009), e orienta-se metodologicamente pela pesquisa–ação (THIOLENT, 1988) discutindo a importância dos gêneros orais, a sua presença nas escolas, no ensino de língua portuguesa e em especial, na contação de histórias e, por fim, trataremos dos resultados de um relato de experiência, como forma de subsidiar e confirmar nossa hipótese. [Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 26 out. 2022]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14426
10.30620/gz.v10n2.p117
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14426
identifier_str_mv 10.30620/gz.v10n2.p117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14426/10920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 117-142
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771961647104