Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jaqueline Luzia da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
id UNEB-7_7a98b8b50ba77fa551ba85f4a4dfd33b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6095
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitosLetramentoAlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosFormação de educadoresO presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/609510.30620/gz.v6n2.p39Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 39-682318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095/3862Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Jaqueline Luzia da2023-07-15T19:56:35Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6095Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:56:35Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
title Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
spellingShingle Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
SILVA, Jaqueline Luzia da
Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de educadores
title_short Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
title_full Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
title_fullStr Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
title_full_unstemmed Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
title_sort Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
author SILVA, Jaqueline Luzia da
author_facet SILVA, Jaqueline Luzia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Jaqueline Luzia da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de educadores
topic Letramento
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Formação de educadores
description O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095
10.30620/gz.v6n2.p39
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095
identifier_str_mv 10.30620/gz.v6n2.p39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095/3862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 39-68
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771455184896