Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018] |
id |
UNEB-7_7a98b8b50ba77fa551ba85f4a4dfd33b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6095 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitosLetramentoAlfabetizaçãoEducação de Jovens e AdultosFormação de educadoresO presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/609510.30620/gz.v6n2.p39Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 39-682318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095/3862Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Jaqueline Luzia da2023-07-15T19:56:35Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6095Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:56:35Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
title |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
spellingShingle |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos SILVA, Jaqueline Luzia da Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de educadores |
title_short |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
title_full |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
title_fullStr |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
title_full_unstemmed |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
title_sort |
Letramento e alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: trocando ideias e revendo conceitos |
author |
SILVA, Jaqueline Luzia da |
author_facet |
SILVA, Jaqueline Luzia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Jaqueline Luzia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de educadores |
topic |
Letramento Alfabetização Educação de Jovens e Adultos Formação de educadores |
description |
O presente trabalho tem por objetivo promover reflexões sobre o letramento e a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na atualidade. A análise parte do reconhecimento dos principais desafios da área da EJA no contexto atual e das possibilidades de ação dos educadores a partir da formação inicial e/ou continuada. O desenho metodológico estrutura-se a partir de uma oficina, envolvendo educadores, oferecida na I Jornada EJA – Saberes e Vivências, no ano de 2018. O artigo fundamenta-se em alguns estudos contemporâneos sobre o letramento e a alfabetização na EJA e na análise dos resultados da oficina, que foi um momento rico de troca de ideias e reflexões acerca de alguns conceitos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo um olhar mais atento para a formação de educadores na/para a EJA e sua necessária valorização. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095 10.30620/gz.v6n2.p39 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v6n2.p39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6095/3862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 39-68 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771455184896 |