Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2246 |
Resumo: | O gótico contemporâneo pode ser compreendido como um fenômeno que extrapola as fronteiras da literatura e invade outras formas de expressão artística (SPOONER, 2006). Por isso, sua dimensão de rizoma faz dele um gênero que relativiza o valor do cânone e subverte a ideia de origem que perpassa a construção da historiografia literária. Rebecca, romance de Daphne du Maurier, é tomado como ponto de partida para uma análise da transfiguração do gótico literário em outros textos e em outras mídias. Apresentando-se sob o modelo rizomático de tradição, que a concebe em sua horizontalidade e inexistência ontológica, o romance faz do uso da paródia pós-moderna e do pastiche um meio de colocar em questionamento o processo de diálogo e subversão hierárquica que a pós-modernidade estabelece com a tradição. |
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O gótico contemporâneo pode ser compreendido como um fenômeno que extrapola as fronteiras da literatura e invade outras formas de expressão artística (SPOONER, 2006). Por isso, sua dimensão de rizoma faz dele um gênero que relativiza o valor do cânone e subverte a ideia de origem que perpassa a construção da historiografia literária. Rebecca, romance de Daphne du Maurier, é tomado como ponto de partida para uma análise da transfiguração do gótico literário em outros textos e em outras mídias. Apresentando-se sob o modelo rizomático de tradição, que a concebe em sua horizontalidade e inexistência ontológica, o romance faz do uso da paródia pós-moderna e do pastiche um meio de colocar em questionamento o processo de diálogo e subversão hierárquica que a pós-modernidade estabelece com a tradição. |
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