O entendimento sobre educação e escola na favela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAMURA, Natália de Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518
Resumo: Com este trabalho, objetiva-se pensar discursivamente sobre a influência do capitalismo nas formações ideológicas que atravessam discursos circulantes na escola e naquilo que historicamente determina o modo de funcionamento do sistema educacional brasileiro. Para isso, nos filiamos às formulações teóricas da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 2009[1975]), uma disciplina que trabalha com uma relação indissociável entre língua, história e teoria do discurso, atravessadas por uma teoria do sujeito de base psicanalítica. Tal relação se constrói pela necessária reterritorialização de determinados conceitos, entre os quais os de sujeito, sentido e ideologia. Desse modo, é possível discutir a constituição de um sistema excludente, a fim de produzir questões que possam conduzir-nos a avanços no que concerne à elaboração de propostas de intervenção. [Recebimento: 08 ago. 2016 – Aceito: 31 out. 2016]
id UNEB-7_8f0502b1cbc7f16342b2c5ddba15d3b7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3518
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling O entendimento sobre educação e escola na favelaAnálise do DiscursoCapitalismoSistema educacionalCom este trabalho, objetiva-se pensar discursivamente sobre a influência do capitalismo nas formações ideológicas que atravessam discursos circulantes na escola e naquilo que historicamente determina o modo de funcionamento do sistema educacional brasileiro. Para isso, nos filiamos às formulações teóricas da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 2009[1975]), uma disciplina que trabalha com uma relação indissociável entre língua, história e teoria do discurso, atravessadas por uma teoria do sujeito de base psicanalítica. Tal relação se constrói pela necessária reterritorialização de determinados conceitos, entre os quais os de sujeito, sentido e ideologia. Desse modo, é possível discutir a constituição de um sistema excludente, a fim de produzir questões que possam conduzir-nos a avanços no que concerne à elaboração de propostas de intervenção. [Recebimento: 08 ago. 2016 – Aceito: 31 out. 2016]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/351810.30620/gz.v5n1.p107Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 5 n. 1 (2017): Linguagem, Educação e Democracia; 107-1292318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518/2265Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTAMURA, Natália de Campos2023-09-18T15:58:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3518Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T15:58:23Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O entendimento sobre educação e escola na favela
title O entendimento sobre educação e escola na favela
spellingShingle O entendimento sobre educação e escola na favela
TAMURA, Natália de Campos
Análise do Discurso
Capitalismo
Sistema educacional
title_short O entendimento sobre educação e escola na favela
title_full O entendimento sobre educação e escola na favela
title_fullStr O entendimento sobre educação e escola na favela
title_full_unstemmed O entendimento sobre educação e escola na favela
title_sort O entendimento sobre educação e escola na favela
author TAMURA, Natália de Campos
author_facet TAMURA, Natália de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAMURA, Natália de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Capitalismo
Sistema educacional
topic Análise do Discurso
Capitalismo
Sistema educacional
description Com este trabalho, objetiva-se pensar discursivamente sobre a influência do capitalismo nas formações ideológicas que atravessam discursos circulantes na escola e naquilo que historicamente determina o modo de funcionamento do sistema educacional brasileiro. Para isso, nos filiamos às formulações teóricas da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 2009[1975]), uma disciplina que trabalha com uma relação indissociável entre língua, história e teoria do discurso, atravessadas por uma teoria do sujeito de base psicanalítica. Tal relação se constrói pela necessária reterritorialização de determinados conceitos, entre os quais os de sujeito, sentido e ideologia. Desse modo, é possível discutir a constituição de um sistema excludente, a fim de produzir questões que possam conduzir-nos a avanços no que concerne à elaboração de propostas de intervenção. [Recebimento: 08 ago. 2016 – Aceito: 31 out. 2016]
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518
10.30620/gz.v5n1.p107
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518
identifier_str_mv 10.30620/gz.v5n1.p107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518/2265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 5 n. 1 (2017): Linguagem, Educação e Democracia; 107-129
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771434213376