Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12417 |
Resumo: | No Brasil, o ensino remoto foi adotado como medida emergencial durante a pandemia da Covid-19 que se alastrou ao redor do mundo a partir do final do ano de 2019, na tentativa de possibilitar que alunos da educação básica e superior tivessem acesso às aulas de forma online. Desse modo, esse trabalho busca analisar o ensino remoto como instrumento de possíveis práticas de multiletramentos, sobretudo, de letramento digital para alunos que experienciaram essa modalidade. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram coletados via questionário eletrônico e observação participante. Esse estudo baseia-se, principalmente, nos autores: Santos (2020), Street (2014), Warschauer (2006) e outros. Os resultados indicam que o ensino remoto poderá motivar os macroletramentos e as competências computacional, multimídia e informacional, porém, o acesso à internet e a falta de recursos tecnológicos são entraves nesse processo. [Recebido: 1 ago. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
id |
UNEB-7_9404045a259061a1180daf4bc5cef210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12417 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19Ensino remotoLetramento digitalPandemiaNo Brasil, o ensino remoto foi adotado como medida emergencial durante a pandemia da Covid-19 que se alastrou ao redor do mundo a partir do final do ano de 2019, na tentativa de possibilitar que alunos da educação básica e superior tivessem acesso às aulas de forma online. Desse modo, esse trabalho busca analisar o ensino remoto como instrumento de possíveis práticas de multiletramentos, sobretudo, de letramento digital para alunos que experienciaram essa modalidade. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram coletados via questionário eletrônico e observação participante. Esse estudo baseia-se, principalmente, nos autores: Santos (2020), Street (2014), Warschauer (2006) e outros. Os resultados indicam que o ensino remoto poderá motivar os macroletramentos e as competências computacional, multimídia e informacional, porém, o acesso à internet e a falta de recursos tecnológicos são entraves nesse processo. [Recebido: 1 ago. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1241710.30620/gz.v9n1.p183Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 183-2122318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12417/8907Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMENDES, Débora Suzane GomesMENDES, Danielle Gomes2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12417Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
title |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
spellingShingle |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 MENDES, Débora Suzane Gomes Ensino remoto Letramento digital Pandemia |
title_short |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
title_full |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
title_fullStr |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
title_sort |
Ensino remoto e letramento digital: as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19 |
author |
MENDES, Débora Suzane Gomes |
author_facet |
MENDES, Débora Suzane Gomes MENDES, Danielle Gomes |
author_role |
author |
author2 |
MENDES, Danielle Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Débora Suzane Gomes MENDES, Danielle Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Letramento digital Pandemia |
topic |
Ensino remoto Letramento digital Pandemia |
description |
No Brasil, o ensino remoto foi adotado como medida emergencial durante a pandemia da Covid-19 que se alastrou ao redor do mundo a partir do final do ano de 2019, na tentativa de possibilitar que alunos da educação básica e superior tivessem acesso às aulas de forma online. Desse modo, esse trabalho busca analisar o ensino remoto como instrumento de possíveis práticas de multiletramentos, sobretudo, de letramento digital para alunos que experienciaram essa modalidade. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram coletados via questionário eletrônico e observação participante. Esse estudo baseia-se, principalmente, nos autores: Santos (2020), Street (2014), Warschauer (2006) e outros. Os resultados indicam que o ensino remoto poderá motivar os macroletramentos e as competências computacional, multimídia e informacional, porém, o acesso à internet e a falta de recursos tecnológicos são entraves nesse processo. [Recebido: 1 ago. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12417 10.30620/gz.v9n1.p183 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12417 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v9n1.p183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12417/8907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 183-212 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771895586816 |