Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTA, Dionísio da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247
Resumo: Neste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto.
id UNEB-7_d146b5bc141dc1b6a621592b0de16e57
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2247
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniaisLeitura pós-colonialLiteratura moçambicanaCrítica políticaNeste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto.Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/224710.30620/gz.v1n1.p341Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 341-3652318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247/1562Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPIMENTA, Dionísio da Silva2023-09-18T13:24:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2247Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:24:52Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
title Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
spellingShingle Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
PIMENTA, Dionísio da Silva
Leitura pós-colonial
Literatura moçambicana
Crítica política
title_short Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
title_full Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
title_fullStr Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
title_full_unstemmed Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
title_sort Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
author PIMENTA, Dionísio da Silva
author_facet PIMENTA, Dionísio da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTA, Dionísio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura pós-colonial
Literatura moçambicana
Crítica política
topic Leitura pós-colonial
Literatura moçambicana
Crítica política
description Neste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247
10.30620/gz.v1n1.p341
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247
identifier_str_mv 10.30620/gz.v1n1.p341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247/1562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 341-365
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041770838622208