Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247 |
Resumo: | Neste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto. |
id |
UNEB-7_d146b5bc141dc1b6a621592b0de16e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2247 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniaisLeitura pós-colonialLiteratura moçambicanaCrítica políticaNeste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto.Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/224710.30620/gz.v1n1.p341Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 341-3652318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247/1562Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPIMENTA, Dionísio da Silva2023-09-18T13:24:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2247Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:24:52Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
title |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
spellingShingle |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais PIMENTA, Dionísio da Silva Leitura pós-colonial Literatura moçambicana Crítica política |
title_short |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
title_full |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
title_fullStr |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
title_full_unstemmed |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
title_sort |
Reescrevendo a identidade nacional: “O último voo do flamingo” e suas faces pós-coloniais |
author |
PIMENTA, Dionísio da Silva |
author_facet |
PIMENTA, Dionísio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIMENTA, Dionísio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura pós-colonial Literatura moçambicana Crítica política |
topic |
Leitura pós-colonial Literatura moçambicana Crítica política |
description |
Neste artigo nós analisaremos o romance O último voo do flamingo, escrito por Mia Couto, através de uma leitura pós-colonial, demonstrando como a narrativa constrói uma crítica política à administração de Tizangara, metonímia de Moçambique. Neste sentido, observaremos alguns recursos estéticos que o romance utiliza, tais como a sátira, o insólito, a tradição e a partilha discursiva, que funcionam como mecanismos de expurgação de um governo político corrupto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247 10.30620/gz.v1n1.p341 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v1n1.p341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2247/1562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 1 n. 1 (2013): Configurações da crítica cultural; 341-365 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770838622208 |