A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381 |
Resumo: | Na maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
id |
UNEB-7_ea05c8a2f0139f6c934a874bda2c604f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12381 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de químicaEstudantes surdosEnsino-aprendizagem de QuímicaEbookSinalário de QuímicaNa maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1238110.30620/gz.v9n1.p99Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 99-1212318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381/8904Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSOARES, Lidiane SacramentoREZENDE, André Luiz Andrade2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12381Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
title |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
spellingShingle |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química SOARES, Lidiane Sacramento Estudantes surdos Ensino-aprendizagem de Química Ebook Sinalário de Química |
title_short |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
title_full |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
title_fullStr |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
title_full_unstemmed |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
title_sort |
A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química |
author |
SOARES, Lidiane Sacramento |
author_facet |
SOARES, Lidiane Sacramento REZENDE, André Luiz Andrade |
author_role |
author |
author2 |
REZENDE, André Luiz Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Lidiane Sacramento REZENDE, André Luiz Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes surdos Ensino-aprendizagem de Química Ebook Sinalário de Química |
topic |
Estudantes surdos Ensino-aprendizagem de Química Ebook Sinalário de Química |
description |
Na maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381 10.30620/gz.v9n1.p99 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v9n1.p99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381/8904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 99-121 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771886149632 |