A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Lidiane Sacramento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: REZENDE, André Luiz Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381
Resumo: Na maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
id UNEB-7_ea05c8a2f0139f6c934a874bda2c604f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12381
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de químicaEstudantes surdosEnsino-aprendizagem de QuímicaEbookSinalário de QuímicaNa maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1238110.30620/gz.v9n1.p99Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 99-1212318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381/8904Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSOARES, Lidiane SacramentoREZENDE, André Luiz Andrade2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12381Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
title A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
spellingShingle A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
SOARES, Lidiane Sacramento
Estudantes surdos
Ensino-aprendizagem de Química
Ebook
Sinalário de Química
title_short A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
title_full A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
title_fullStr A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
title_full_unstemmed A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
title_sort A criação de um ebook bilíngue (Libras-português): uma proposta de inclusão no ensino de química
author SOARES, Lidiane Sacramento
author_facet SOARES, Lidiane Sacramento
REZENDE, André Luiz Andrade
author_role author
author2 REZENDE, André Luiz Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Lidiane Sacramento
REZENDE, André Luiz Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes surdos
Ensino-aprendizagem de Química
Ebook
Sinalário de Química
topic Estudantes surdos
Ensino-aprendizagem de Química
Ebook
Sinalário de Química
description Na maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo. [Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381
10.30620/gz.v9n1.p99
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381
identifier_str_mv 10.30620/gz.v9n1.p99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12381/8904
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 99-121
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771886149632