Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAHIA, Zislene Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6102
Resumo: O presente artigo surge da insatisfação com os resultados obtidos na alfabetização de adultos da escola pública de uma comunidade de periferia. O letramento tem sido pesquisado por muitas e diferentes teorias e teóricos por muitos anos e mais recentemente, o foco desses estudos tem se transportado da mente do indivíduo para a prática social na qual os indivíduos participam, ou seja, práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sejam educacionais ou sociais. Este artigo se propõe a identificar as contribuições dos chamados “Novos Estudos do Letramento”, para a alfabetização de adultos. Portanto, a primeira razão que justificaria esse estudo é a necessidade de se aprofundar nos estudos sobre letramento e suas variadas nuances e identificar contribuições dessa ideologia (doravante NLS – New Literacy Studies). Esse contexto foi discutido a partir das abordagens de autores como STREET, KLEIMAN, SOARES, entre outros, que ofereceram bases valiosas para quem quer se enveredar pelos caminhos da educação da Educação pública. Os Novos Estudos do Letramento é um campo teórico que pode contribuir, através dos seus fundamentos, para a práxis pedagógica daqueles envolvidos com o ensino de Jovens e Adultos. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
id UNEB-7_ea5722a6bdf4a86dced38749f1c2f05c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6102
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultosLetramentoNovos Estudos do LetramentoContribuiçõesAlfabetização de Jovens e AdultosO presente artigo surge da insatisfação com os resultados obtidos na alfabetização de adultos da escola pública de uma comunidade de periferia. O letramento tem sido pesquisado por muitas e diferentes teorias e teóricos por muitos anos e mais recentemente, o foco desses estudos tem se transportado da mente do indivíduo para a prática social na qual os indivíduos participam, ou seja, práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sejam educacionais ou sociais. Este artigo se propõe a identificar as contribuições dos chamados “Novos Estudos do Letramento”, para a alfabetização de adultos. Portanto, a primeira razão que justificaria esse estudo é a necessidade de se aprofundar nos estudos sobre letramento e suas variadas nuances e identificar contribuições dessa ideologia (doravante NLS – New Literacy Studies). Esse contexto foi discutido a partir das abordagens de autores como STREET, KLEIMAN, SOARES, entre outros, que ofereceram bases valiosas para quem quer se enveredar pelos caminhos da educação da Educação pública. Os Novos Estudos do Letramento é um campo teórico que pode contribuir, através dos seus fundamentos, para a práxis pedagógica daqueles envolvidos com o ensino de Jovens e Adultos. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/610210.30620/gz.v6n2.p195Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 195-2152318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6102/3869Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBAHIA, Zislene Santos2023-07-15T19:56:35Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6102Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:56:35Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
title Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
spellingShingle Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
BAHIA, Zislene Santos
Letramento
Novos Estudos do Letramento
Contribuições
Alfabetização de Jovens e Adultos
title_short Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
title_full Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
title_fullStr Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
title_full_unstemmed Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
title_sort Contribuições dos novos estudos do letramento para alfabetização de adultos
author BAHIA, Zislene Santos
author_facet BAHIA, Zislene Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAHIA, Zislene Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Novos Estudos do Letramento
Contribuições
Alfabetização de Jovens e Adultos
topic Letramento
Novos Estudos do Letramento
Contribuições
Alfabetização de Jovens e Adultos
description O presente artigo surge da insatisfação com os resultados obtidos na alfabetização de adultos da escola pública de uma comunidade de periferia. O letramento tem sido pesquisado por muitas e diferentes teorias e teóricos por muitos anos e mais recentemente, o foco desses estudos tem se transportado da mente do indivíduo para a prática social na qual os indivíduos participam, ou seja, práticas de leitura e escrita em diferentes contextos sejam educacionais ou sociais. Este artigo se propõe a identificar as contribuições dos chamados “Novos Estudos do Letramento”, para a alfabetização de adultos. Portanto, a primeira razão que justificaria esse estudo é a necessidade de se aprofundar nos estudos sobre letramento e suas variadas nuances e identificar contribuições dessa ideologia (doravante NLS – New Literacy Studies). Esse contexto foi discutido a partir das abordagens de autores como STREET, KLEIMAN, SOARES, entre outros, que ofereceram bases valiosas para quem quer se enveredar pelos caminhos da educação da Educação pública. Os Novos Estudos do Letramento é um campo teórico que pode contribuir, através dos seus fundamentos, para a práxis pedagógica daqueles envolvidos com o ensino de Jovens e Adultos. [Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6102
10.30620/gz.v6n2.p195
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6102
identifier_str_mv 10.30620/gz.v6n2.p195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6102/3869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2018): Letramento’s e (R) existências; 195-215
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771465670656