A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12305 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de apresentar, relevantes considerações sobre a condição de estudantes surdos no contexto da escola inclusiva, assim como, contribuir com a desconstrução de um olhar clínico acerca do sujeito surdo, e ainda, reforçar a importância que os profissionais tradutores e intérpretes de LIBRAS/Português (TILSP) e docentes têm na efetivação da inclusão. Em vista disso, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o histórico dos dispositivos legais voltados para a educação de surdos, a respeito da atuação e atribuições do profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português. Este trabalho fundamenta-se nos seguintes autores: Brasil (1996; 2000; 2001; 2002; 2005; 2010; 2015), Alpendre (2008), Dalcin (2009) e Santana e Bergamo (2005). O artigo evidencia que a trajetória educacional dos sujeitos surdos foi árdua e construtiva, muito se conquistou ao longo das décadas, e ainda há caminhos a percorrer e lutas a travar, também revela que a participação de toda a comunidade acadêmica é uma das condições para concretização da inclusão. [Recebido: 16 jul. 2021 – Aceito: 23 ago. 2021] |
id |
UNEB-7_f110ba91edac7ac130d5212822ef8148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12305 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surdaInclusãoSujeito SurdoTrajetória Escolar O presente artigo tem o objetivo de apresentar, relevantes considerações sobre a condição de estudantes surdos no contexto da escola inclusiva, assim como, contribuir com a desconstrução de um olhar clínico acerca do sujeito surdo, e ainda, reforçar a importância que os profissionais tradutores e intérpretes de LIBRAS/Português (TILSP) e docentes têm na efetivação da inclusão. Em vista disso, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o histórico dos dispositivos legais voltados para a educação de surdos, a respeito da atuação e atribuições do profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português. Este trabalho fundamenta-se nos seguintes autores: Brasil (1996; 2000; 2001; 2002; 2005; 2010; 2015), Alpendre (2008), Dalcin (2009) e Santana e Bergamo (2005). O artigo evidencia que a trajetória educacional dos sujeitos surdos foi árdua e construtiva, muito se conquistou ao longo das décadas, e ainda há caminhos a percorrer e lutas a travar, também revela que a participação de toda a comunidade acadêmica é uma das condições para concretização da inclusão. [Recebido: 16 jul. 2021 – Aceito: 23 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1230510.30620/gz.v9n1.p259Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 259-2722318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12305/8910Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES, Raylane Rafaelle CastroTEIXEIRA, Luciana Pereira Cardial2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12305Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
title |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
spellingShingle |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda RODRIGUES, Raylane Rafaelle Castro Inclusão Sujeito Surdo Trajetória Escolar |
title_short |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
title_full |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
title_fullStr |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
title_full_unstemmed |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
title_sort |
A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda |
author |
RODRIGUES, Raylane Rafaelle Castro |
author_facet |
RODRIGUES, Raylane Rafaelle Castro TEIXEIRA, Luciana Pereira Cardial |
author_role |
author |
author2 |
TEIXEIRA, Luciana Pereira Cardial |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Raylane Rafaelle Castro TEIXEIRA, Luciana Pereira Cardial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Sujeito Surdo Trajetória Escolar |
topic |
Inclusão Sujeito Surdo Trajetória Escolar |
description |
O presente artigo tem o objetivo de apresentar, relevantes considerações sobre a condição de estudantes surdos no contexto da escola inclusiva, assim como, contribuir com a desconstrução de um olhar clínico acerca do sujeito surdo, e ainda, reforçar a importância que os profissionais tradutores e intérpretes de LIBRAS/Português (TILSP) e docentes têm na efetivação da inclusão. Em vista disso, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o histórico dos dispositivos legais voltados para a educação de surdos, a respeito da atuação e atribuições do profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português. Este trabalho fundamenta-se nos seguintes autores: Brasil (1996; 2000; 2001; 2002; 2005; 2010; 2015), Alpendre (2008), Dalcin (2009) e Santana e Bergamo (2005). O artigo evidencia que a trajetória educacional dos sujeitos surdos foi árdua e construtiva, muito se conquistou ao longo das décadas, e ainda há caminhos a percorrer e lutas a travar, também revela que a participação de toda a comunidade acadêmica é uma das condições para concretização da inclusão. [Recebido: 16 jul. 2021 – Aceito: 23 ago. 2021] |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12305 10.30620/gz.v9n1.p259 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12305 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v9n1.p259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12305/8910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 259-272 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771881955328 |