Currículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentil, Maeli Menezes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3059
Resumo: Nos últimos anos, segundo as pesquisas realizadas pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) em 2022, foi possível perceber um aumento na quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais. Um resultado claro das conquistas e lutas por uma educação mais inclusiva no Brasil. Como mediador de uma disciplina que faz parte do currículo da educação básica, o professor de língua inglesa precisa estar apto para lidar com as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem desses alunos. Levando em consideração o contexto acima, uma pergunta surge: Como o processo de formação de professores tem proporcionado a instrução adequada para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula? Desse modo, o objetivo geral é conhecer o processo de formação de professores do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa em universidades públicas brasileiras, através dos currículos. Observando como é a abordagem do ensino inclusivo na formação de docentes de língua inglesa. Portanto, esse trabalho tem como objetivos específicos: Investigar e conhecer, de forma mais concreta, os fluxogramas e ementas dos cursos de Letras Inglês das universidades estaduais e federais das capitais dos Estados do Nordeste Brasileiro. Além disso, pesquisar meios extracurriculares oferecidos pelas universidades para formação docente relacionada à educação especial. Assim sendo, o presente estudo será bibliográfico-documental de caráter exploratório. A partir de um levantamento de algumas universidades observadas, foi possível perceber que grande parte das estruturas curriculares das universidades analisadas não possuem componentes curriculares referentes à educação inclusiva nomeadamente, nem, abordam de modo superficial ou indireto em disciplinas que permitem uma abertura para discussão de temáticas diversificadas. Com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, Formação de Professores de Língua Inglesa, Currículo das Universidades Públicas, a pesquisa abordará aspectos da formação docente referente ao ensino de grupos com necessidades especiais. Ademais, observou-se cursos de formação extracurriculares que dessem conta da necessidade de abordagem no âmbito da educação inclusiva para formações específicas, como no caso dos professores de Língua Inglesa.
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spelling Currículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiaisCurricula of Language Degree Programs for Teacher Education: Inclusive Education and Teaching Students with Special Educational NeedsEducação InclusivaFormação de professoresNecessidades educacionais especiais.Nos últimos anos, segundo as pesquisas realizadas pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) em 2022, foi possível perceber um aumento na quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais. Um resultado claro das conquistas e lutas por uma educação mais inclusiva no Brasil. Como mediador de uma disciplina que faz parte do currículo da educação básica, o professor de língua inglesa precisa estar apto para lidar com as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem desses alunos. Levando em consideração o contexto acima, uma pergunta surge: Como o processo de formação de professores tem proporcionado a instrução adequada para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula? Desse modo, o objetivo geral é conhecer o processo de formação de professores do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa em universidades públicas brasileiras, através dos currículos. Observando como é a abordagem do ensino inclusivo na formação de docentes de língua inglesa. Portanto, esse trabalho tem como objetivos específicos: Investigar e conhecer, de forma mais concreta, os fluxogramas e ementas dos cursos de Letras Inglês das universidades estaduais e federais das capitais dos Estados do Nordeste Brasileiro. Além disso, pesquisar meios extracurriculares oferecidos pelas universidades para formação docente relacionada à educação especial. Assim sendo, o presente estudo será bibliográfico-documental de caráter exploratório. A partir de um levantamento de algumas universidades observadas, foi possível perceber que grande parte das estruturas curriculares das universidades analisadas não possuem componentes curriculares referentes à educação inclusiva nomeadamente, nem, abordam de modo superficial ou indireto em disciplinas que permitem uma abertura para discussão de temáticas diversificadas. Com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, Formação de Professores de Língua Inglesa, Currículo das Universidades Públicas, a pesquisa abordará aspectos da formação docente referente ao ensino de grupos com necessidades especiais. Ademais, observou-se cursos de formação extracurriculares que dessem conta da necessidade de abordagem no âmbito da educação inclusiva para formações específicas, como no caso dos professores de Língua Inglesa.According to research conducted by the Service for Inclusion and Assistance to Students with Special Educational Needs (SIANEE) in 2022, in the past few years, an increase in the number of students with special educational needs has been noticed. A clear result of the conquests and struggles for a more inclusive education in Brazil. As a mediator of a subject that is part of the basic education curriculum, the English language teacher needs to be able to deal with the difficulties faced during the learning process of these students. Considering the above context, a question appears: How did the process of teacher education provide adequate instruction to deal with students with special educational needs in the classroom? In this way, the general objective is to know the process of teacher training in the Bachelor's degree course in English Language in Brazilian public universities, through the curriculums. Observing how inclusive teaching is approached in the training of English language teachers. Therefore, this work has specific objectives: To investigate and get to know, in a more specific way, the flowcharts and menus of English Language courses in state and federal universities in the capital cities of the Northeastern Brazilian states. Also, to investigate extracurricular means offered by universities for teacher training related to special education. Accordingly, the present study will be bibliographic-documentary and exploratory in nature. From a survey of some observed universities, it was possible to realize that a large part of the curricular structures of the analyzed universities do not have curricular components referring to inclusive education, and neither do they approach it superficially or indirectly in disciplines that allow an opening for discussion of diversified themes. Based on the studies about Inclusive Education, English Language Teacher Education, and Public University Curriculum, the research will address aspects of teacher education concerning the teaching of groups with special needs. Moreover, it was observed that extracurricular training courses were needed to address the need for specific training in inclusive education, as in the case of English Language teachers.Carneiro, Bárbara Cristina dos SantosSilveira, Deise Mônica MedinaMota, Jamile de Oliveira SilvaGentil, Maeli Menezes2022-09-02T10:35:46Z2022-09-02T10:35:46Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfGENTIL, Maeli Menezes. Currículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Orientadora: Bárbara Cristina dos Santos Carneiro. 2022. 39f. 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