Dissidências e (Im)pertinências de gênero no território escolar: memorial cartográfico Lucemberg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucemberg Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1830
Resumo: A pesquisa de mestrado intitulada Memorial Cartográfico: dissidências e (Im)pertinências de gênero no espaço escolar, realizada numa escola municipal da rede de Barra do Mendes - BA, toma como centralidade as questões que envolvem o gênero, entre eles as performances, bem como as práticas pedagógicas e formação docente. Teve como objetivo principal compreender como as performances de gênero são apresentadas na escola a partir das reflexões sobre as práticas pedagógicas dos/a colaboradores/a da pesquisa e como objetivos específicos: descrever por meio de observações participantes em quais momentos as performances de gênero são identificadas/silenciadas na escola e cartografar os conceitos- chave relativos às performances de gênero. A pesquisa se ancora no horizonte qualitativo, utilizando o método cartográfico para apontar epistemologicamente e metodologicamente a esta procedimento de construção e análise dos dados, tendo em vista a perspectiva pós-crítica, de questionar os próprios modos de fazer pesquisa, permitindo ao pesquisador se emaranhar por uma gama de procedimentos aos quais outros tipos de pesquisa tradicionais não permitiriam, ela não se prende ao formalismo metodológico, o que nos permite classificá-la como pós-moderna, pós-crítica e pós-estruturalista. A pesquisa cartográfica difere de outros modos de fazer pesquisa. Baseados, sobretudo, no impacto epistemológico conduzido por Deleuze e Guatarri (1995) – propositores desse conceito – no campo da filosofia, acabam por cotejar no que concerne à produção investigativa na área das ciências humanas, em geral, e especialmente no campo da educação. Como dispositivos de construção dos dados, utilizaram-se Ateliês de pesquisa, e observação participante, buscando registrar, problematizar e refletir sobre as práticas e, consequentemente, formar professores/a em exercício para o trato com a temática. Assim o saber é, sobretudo, produto e processo das redes heterogêneas de interações de agregados sociais humanos e não-humanos (condições objetivas e subjetivas da realidade). Como resultado/produto final, foi elaborado pelo coletivo docente o Projeto didático-pedagógico para o trato da diversidade de gênero na sala de aula. Além disso, a pesquisa apontou que ainda há um longo caminho para implementar as discussões sobre gênero na escola, uma vez que as pessoas que foram o corpo dessa instituição ainda buscam maneira de silenciar tais questões e quando estas ultrapassam os limites do que ocasionou a ser “normal”, os (a) estudantes são vistos como objetos. Ainda, foi possível verificar que muitos professores e professoras ainda se sentem, em muitas ocasiões, reféns de práticas pedagógicas, ainda distantes das demandas dos sujeitos da contemporaneidade, embora estes estejam presentes na escola, no cenário da diversidade, esta ainda é regida, por uma estrutura muito hierárquica, que insiste em olhar mais para a normatividade do que para a diversidade, principalmente no que se refere às questões de gênero.
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Teve como objetivo principal compreender como as performances de gênero são apresentadas na escola a partir das reflexões sobre as práticas pedagógicas dos/a colaboradores/a da pesquisa e como objetivos específicos: descrever por meio de observações participantes em quais momentos as performances de gênero são identificadas/silenciadas na escola e cartografar os conceitos- chave relativos às performances de gênero. A pesquisa se ancora no horizonte qualitativo, utilizando o método cartográfico para apontar epistemologicamente e metodologicamente a esta procedimento de construção e análise dos dados, tendo em vista a perspectiva pós-crítica, de questionar os próprios modos de fazer pesquisa, permitindo ao pesquisador se emaranhar por uma gama de procedimentos aos quais outros tipos de pesquisa tradicionais não permitiriam, ela não se prende ao formalismo metodológico, o que nos permite classificá-la como pós-moderna, pós-crítica e pós-estruturalista. A pesquisa cartográfica difere de outros modos de fazer pesquisa. Baseados, sobretudo, no impacto epistemológico conduzido por Deleuze e Guatarri (1995) – propositores desse conceito – no campo da filosofia, acabam por cotejar no que concerne à produção investigativa na área das ciências humanas, em geral, e especialmente no campo da educação. Como dispositivos de construção dos dados, utilizaram-se Ateliês de pesquisa, e observação participante, buscando registrar, problematizar e refletir sobre as práticas e, consequentemente, formar professores/a em exercício para o trato com a temática. Assim o saber é, sobretudo, produto e processo das redes heterogêneas de interações de agregados sociais humanos e não-humanos (condições objetivas e subjetivas da realidade). Como resultado/produto final, foi elaborado pelo coletivo docente o Projeto didático-pedagógico para o trato da diversidade de gênero na sala de aula. Além disso, a pesquisa apontou que ainda há um longo caminho para implementar as discussões sobre gênero na escola, uma vez que as pessoas que foram o corpo dessa instituição ainda buscam maneira de silenciar tais questões e quando estas ultrapassam os limites do que ocasionou a ser “normal”, os (a) estudantes são vistos como objetos. Ainda, foi possível verificar que muitos professores e professoras ainda se sentem, em muitas ocasiões, reféns de práticas pedagógicas, ainda distantes das demandas dos sujeitos da contemporaneidade, embora estes estejam presentes na escola, no cenário da diversidade, esta ainda é regida, por uma estrutura muito hierárquica, que insiste em olhar mais para a normatividade do que para a diversidade, principalmente no que se refere às questões de gênero.This master’s research, Memorial Cartográfico: dissidências e (Im)pertinências de gênero no espaço escolar (Cartographic Memorial: Dissidences and (Im)pertinence in the school environment), carried out in a municipal school of Barra do Mendes - BA, focus on issues involving the genre, including performances, as well as pedagogical practices and teacher training. Its main goal was to comprehend how the gender performances are presented at school based on the reflections on the pedagogical practices of the research collaborators and as specific objectives: to describe, through participant observations, in which moments the gender performances are identified/silenced at school and map the key concepts related to gender performances. The research holds onto the qualitative horizon, using the cartographic method to point, epistemologically and methodologically, to this building procedure and data analysis, considering the post-critical perspective, to question the very ways of doing research, allowing the researcher to get entangled by a range of procedures that other types of traditional research would not allow. This research is not bound to methodological formalism, which allows us to classify it as postmodern, post-critical, and post-structuralist. The cartographic research is different from other research types. Based on Deleuze and Guatarri (1995) epistemological impact on philosophy, it is possible to correlate the investigative production on Human Sciences and Education research. As data construction devices, research workshops, focus group and participant observation were used to register, to problematize and to reflect on the practices and, consequently, to train teachers to deal with the theme. Thus, the knowledge is a product and a process of heterogeneous networks of interactions between human and social aggregates (objective and subjective conditions of reality). As a result/final product, the didactic-pedagogical project was made by the teaching group for the treatment of gender diversity in the classroom. In addition, the research also pointed to the need to work on gender issues, since, even if still silenced, they appear always in everyday situations, as in the case of Michel, and others mentioned by the collaborators. In addition, the research pointed out that there is still a long way to implement gender discussions in school, since the people who were the body of this institution still seek ways to silence such issues and when they exceed the limits of what caused them to be "Normal", students are seen as objects. Still, it was possible to verify that many teachers still feel, on many occasions, hostages of pedagogical practices, still distant from the demands of contemporaneous subjects, although these are present in the school, in the diversity scene, this is still governed, for a very hierarchical structure that insists on looking more at normativity than at diversity, especially at the level of gender issues.Silva, Ana Lúcia Gomes daSalvadori, Juliana CristinaAuad, DanielaFagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoOliveira, Lucemberg Rosa 2021-08-12T20:20:59Z2021-08-12T20:20:59Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Lucemberg Rosa. Dissidências e (Im)pertinências de gênero no território escolar: memorial cartográfico Lucemberg. Orientadora: Ana Lúcia Gomes da Silva. 2018. 192f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. 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