Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Venâncio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33384
Resumo: A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise do estudo do espaço, os reflexos da prática docente no ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação do professor nos cursos de licenciatura, levando em consideração a sua prática em sala de aula. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica com os professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Orós – CE. Para tanto, foi utilizada da plataforma do Google Formulário, com a criação de um link, possibilitando aos docentes responderem ao questionário proposto referente aos saberes cartográficos e sua atuação em sala de aula. Assim, foi alicerçada a problemática da investigação realizada, evidenciando as dificuldades de formação e atuação pedagógica no ensino cartográfico. Vale salientar que é no trabalho com o processo de construção do conhecimento cartográfico, iniciando-se pelas abordagens da alfabetização cartográfica, com foco principal na procura de caminhos pelos conhecimentos, que o aluno deve apreender para aplicação no seu cotidiano, destacando, dessa forma, a importância do trabalho do professor para que a formação do aluno seja enriquecida, tornando real esse conhecimento adquirido para que esse espaço seja reconhecido e valorizado como agente educativo voltado para o bem estar desse cidadão. Neste estudo, há o propósito de que a escola e os docentes, por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa evidenciar essa visão de melhoria dos procedimentos metodológicos, partindo das observações e respostas obtidas pela pesquisa realizada com os docentes do município de Orós – CE e oferecer aos professores uma proposta de auxílio e apoio com a elaboração de uma cartilha com sequências didáticas, ressaltando a alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que detectadas as fragilidades ou as potencialidades encontradas na prática docente do ensino dos saberes cartográficos, venha contribuir e nortear o trabalho do professor. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação do professor que trabalha com esse público e uma proposta metodológica para o ensino de Cartografia como colaboração de auxílio para os docentes.
id UFRN_b37cc2f35da645b590521c21141060d2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33384
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Maria Venânciohttp://lattes.cnpq.br/1420305773942135http://lattes.cnpq.br/4149669138364420Costa, Franklin Roberto da03568017725http://lattes.cnpq.br/1738258562015403Diniz, Marco Tulio Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/3075753552167640Lima, Eduardo Rodrigues Viana dehttp://lattes.cnpq.br/2941361024141417Costa, Diógenes Felix da Silva2021-09-13T23:22:39Z2021-09-13T23:22:39Z2021-06-28LIMA, Maria Venâncio. Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33384A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise do estudo do espaço, os reflexos da prática docente no ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação do professor nos cursos de licenciatura, levando em consideração a sua prática em sala de aula. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica com os professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Orós – CE. Para tanto, foi utilizada da plataforma do Google Formulário, com a criação de um link, possibilitando aos docentes responderem ao questionário proposto referente aos saberes cartográficos e sua atuação em sala de aula. Assim, foi alicerçada a problemática da investigação realizada, evidenciando as dificuldades de formação e atuação pedagógica no ensino cartográfico. Vale salientar que é no trabalho com o processo de construção do conhecimento cartográfico, iniciando-se pelas abordagens da alfabetização cartográfica, com foco principal na procura de caminhos pelos conhecimentos, que o aluno deve apreender para aplicação no seu cotidiano, destacando, dessa forma, a importância do trabalho do professor para que a formação do aluno seja enriquecida, tornando real esse conhecimento adquirido para que esse espaço seja reconhecido e valorizado como agente educativo voltado para o bem estar desse cidadão. Neste estudo, há o propósito de que a escola e os docentes, por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa evidenciar essa visão de melhoria dos procedimentos metodológicos, partindo das observações e respostas obtidas pela pesquisa realizada com os docentes do município de Orós – CE e oferecer aos professores uma proposta de auxílio e apoio com a elaboração de uma cartilha com sequências didáticas, ressaltando a alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que detectadas as fragilidades ou as potencialidades encontradas na prática docente do ensino dos saberes cartográficos, venha contribuir e nortear o trabalho do professor. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação do professor que trabalha com esse público e uma proposta metodológica para o ensino de Cartografia como colaboração de auxílio para os docentes.Cartography is an integral part of geographical science, it is considered an element of study, understanding and interpretation of spatial phenomena. A critical and analytical reading of the differences that exist in different locations for the perceptive search for the development or not of these spaces. In this sense, this study investigated the cartographic knowledge in Geography classes, present in basic education. We discussed and theoretically questioned facts related to the analysis of the study of space, the reflections of teaching practice in teaching Cartography in the early years of elementary school and teacher training in undergraduate programs, taking into account their practice in the classroom. Subsequently, an empirical research was carried out with geography teachers in the early years of elementary school in municipal schools in Orós, state of Ceará. For this purpose, the Google Form platform was used, with the creation of a link, enabling teachers to answer the proposed questionnaire regarding cartographic knowledge and their performance in the classroom. Thus, the problem of the research carried out was founded, highlighting the difficulties of training and pedagogical performance in cartographic education. It is in the work with the process of construction of cartographic knowledge, starting with cartographic literacy approaches, with a main focus on the search for paths through knowledge, that the student must learn to apply in their daily lives, emphasizing, in this way, the importance of the teacher work so that the student education is enriched, making real this acquired knowledge so that this space is recognized and valued as an educational agent aimed at the well-being of this citizen. In this study, there is the purpose that the school and teachers, through Geography, more specifically Cartography, can evidence this vision of improvement in methodological procedures, based on the observations and responses obtained by the survey carried out with teachers in the municipality of Orós, state of Ceará, and provide teachers with a proposal for help and support with the development of a booklet with didactic sequences, emphasizing cartographic literacy for the early years of elementary school, once the weaknesses or potentials found in the teaching practice of teaching cartographic education, come to contribute and guide the teacher work. Therefore, the work is guided by the search for reflective analyses about cartographic literacy in the early years of elementary school, the training of teachers who work with this audience and a methodological proposal for teaching Cartography as a form of collaboration for teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilAlfabetização cartográficaFormação docentePrática docenteCartilha e orientaçãoGeocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGeocartografiaorientacoestrabalho_Lima_2021.pdfapplication/pdf6705232https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33384/1/Geocartografiaorientacoestrabalho_Lima_2021.pdfe0c96aa428ea7bb1a3e9d074388a722cMD51123456789/333842022-05-02 12:44:29.777oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33384Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:44:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Lima, Maria Venâncio
Alfabetização cartográfica
Formação docente
Prática docente
Cartilha e orientação
title_short Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental
author Lima, Maria Venâncio
author_facet Lima, Maria Venâncio
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1420305773942135
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4149669138364420
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Diniz, Marco Tulio Mendonça
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3075753552167640
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Eduardo Rodrigues Viana de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2941361024141417
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Venâncio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Franklin Roberto da
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 03568017725
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1738258562015403
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Diógenes Felix da Silva
contributor_str_mv Costa, Franklin Roberto da
Costa, Diógenes Felix da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização cartográfica
Formação docente
Prática docente
Cartilha e orientação
topic Alfabetização cartográfica
Formação docente
Prática docente
Cartilha e orientação
description A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise do estudo do espaço, os reflexos da prática docente no ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação do professor nos cursos de licenciatura, levando em consideração a sua prática em sala de aula. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica com os professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Orós – CE. Para tanto, foi utilizada da plataforma do Google Formulário, com a criação de um link, possibilitando aos docentes responderem ao questionário proposto referente aos saberes cartográficos e sua atuação em sala de aula. Assim, foi alicerçada a problemática da investigação realizada, evidenciando as dificuldades de formação e atuação pedagógica no ensino cartográfico. Vale salientar que é no trabalho com o processo de construção do conhecimento cartográfico, iniciando-se pelas abordagens da alfabetização cartográfica, com foco principal na procura de caminhos pelos conhecimentos, que o aluno deve apreender para aplicação no seu cotidiano, destacando, dessa forma, a importância do trabalho do professor para que a formação do aluno seja enriquecida, tornando real esse conhecimento adquirido para que esse espaço seja reconhecido e valorizado como agente educativo voltado para o bem estar desse cidadão. Neste estudo, há o propósito de que a escola e os docentes, por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa evidenciar essa visão de melhoria dos procedimentos metodológicos, partindo das observações e respostas obtidas pela pesquisa realizada com os docentes do município de Orós – CE e oferecer aos professores uma proposta de auxílio e apoio com a elaboração de uma cartilha com sequências didáticas, ressaltando a alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que detectadas as fragilidades ou as potencialidades encontradas na prática docente do ensino dos saberes cartográficos, venha contribuir e nortear o trabalho do professor. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação do professor que trabalha com esse público e uma proposta metodológica para o ensino de Cartografia como colaboração de auxílio para os docentes.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T23:22:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-13T23:22:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Maria Venâncio. Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33384
identifier_str_mv LIMA, Maria Venâncio. Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33384/1/Geocartografiaorientacoestrabalho_Lima_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e0c96aa428ea7bb1a3e9d074388a722c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117874142150656