A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2883
Resumo: Existem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.
id UNEB-8_2c21566c0cea4d2360d046d010af4560
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2883
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física EscolarFormação ContinuadaPrática PedagógicaEducação Física EscolarExistem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.There are several debates and current researches that seek to understand how the public policies of initial and continuing teacher education have been carried out, such researches emphasize the need to rethink the initial and continued formation for teachers focusing on the context and conceptions of the current society. In this sense, the objective of the present research is outlined as follows: To know the pedagogical metamorphoses provided to the Physical Education teachers of the State Basic Education Network in the South of Bahia, who attended the Specialization in Teaching Physical Education and Sport Methodology, in the years of 2010, 2012, 2013. The study, which has a qualitative nature, is a case study whose subjects were 6 (six) teachers who completed the specialization course at the Universidade Estadual deSanta Cruz (State University of Santa Cruz) in the period of 2010 to 2015, and who are practicing in the State Education Network in the southern territory of Bahia. For the procedures of data collection, two instruments were used: 1) a semi-structured interview and 2) observation of at least 5 (five) and at the most 10 (ten) classes of the teachers who were part of the research. With the data collection it was possible to record that the teachers conceive of the continuous formation as an essential element for their professional development and understand that it is important for the reflections on the pedagogical practice. We consider, after the analysis, the need to think about the continuing education of in - service teachers as a proposal that values their experience and places pedagogical practice as the centre of the whole formative process. It is concluded that in the face of the existing demands, it is necessary to value policies for the continuous formation of teachers and those policies must be in accordance with the pedagogical needs of the teachers, validating their professional and personal trajectoryDantas, Tânia ReginaDantas, Tânia ReginaBahia, Cristiano Sant’ annaLeiro, Augusto Cesar RiosPereira, Aline Santos2022-08-17T13:31:13Z2022-08-17T13:31:13Z2018-07-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11896/2883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:36:07Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2883Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:36:07Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
title A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
spellingShingle A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
Pereira, Aline Santos
Formação Continuada
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
title_short A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
title_full A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
title_fullStr A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
title_full_unstemmed A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
title_sort A Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar
author Pereira, Aline Santos
author_facet Pereira, Aline Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Tânia Regina
Dantas, Tânia Regina
Bahia, Cristiano Sant’ anna
Leiro, Augusto Cesar Rios
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
topic Formação Continuada
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
description Existem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
2022-08-17T13:31:13Z
2022-08-17T13:31:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11896/2883
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149068173312