A educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Francisca de Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4983
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
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Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.Youth and Adult Education – EJA with the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) nº 9394/96 in its Article 37 guarantees the right to education for young people and adults who did not have access at the appropriate age. In Brazil, EJA's trajectory is marked by multiple difficulties to be resolved. Research points to weaknesses in this system, ranging from the content to be taught to the existence of its own books, where the teaching material intended for this audience is not sufficient to meet the needs of students (and even those of society), often being decontextualized, of their reality. In view of this, questions are raised about the books in terms of content, as the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach is presented, and this methodology leads us to reflections in which scientific knowledge is an important element in training the subject to the full exercise of citizenship. Based on these assumptions, the general objective of the work is to qualitatively verify the coherence of the pedagogical content of the Elementary II and High School textbooks intended for EJA and the published scientific themes in the subjects of Science and Biology, contrasting with the CTSA approach, with a view to the accuracy of the content, adaptation to the student's reality, and social needs for different areas of work including insertion in higher education. In this context, the present work aims to analyze the theoretical content, visual resources and proposed activities, identifying the occurrence of the CTSA approach, in addition to pointing out coherences or inconsistencies in the scientific content and subjects necessary for social experience. For this purpose, EJA textbooks were collected from the libraries of municipal and state schools in the municipality of Wanderley – BA. The results showed that, in general, textbooks have summarized content and are suitable for the category when they seek to expand knowledge through a constant dialogue with the student's experience.Universidade do Estado da Bahia Santos, Loyana DócioCarvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deOliveira, Fábio deMartins, Nilza da SilvaLima, Ana Francisca de Jesus2023-12-19T13:01:55Z2023-12-19T13:01:55Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLIMA, Ana Francisca de Jesus. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins? Orientadora: Loyana Dócio Santos. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Barreiras, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4983porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:41Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4983Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:41Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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