Sinais-vivências: o potencial criativo da literatura surda na ressignificação de experiências e narrativas surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maynara Costa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2247
Resumo: Esta pesquisa teve como proposta compreender o potencial criativo da literatura surda em narrar os diversos modos de ser surdo/surda, tensionando identidades e diferenças nessa construção como singularidade na multiplicidade. Desse modo, para fundamentar esse percurso investigativo, nos subsidiamos em principais autores e autoras, tais como: Lodenir Karnopp (2008), Evaristo (2017), Candido (2002), Silva (2014), Hall (2014), Clandinin e Connelly (2000), Carvalho (2019), Deleuze e Guattari (2014) e outros, que tratam sobre a literatura contemporânea e seus marcadores identitários e culturais, bem como aqueles que dialogam sobre aspectos relacionados às narrativas e diferenças no campo da surdez. O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, pois tem como perspectivas centrais traçar um determinado contexto histórico das experiências literárias surdas através de suas narrativas. Esse estudo percorreu por atravessamentos das identidades e da diferença, inspirando-se na concepção pós-estruturalista, precisamente, ancorada à filosofia da diferença defendida por Gilles Deleuze (1997; 1998; 2000; 2006; 2014). Os fundamentos metodológicos foram os preceitos da pesquisa narrativa, tendo como procedimento de análise a própria narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2000). Os participantes da investigação foram sujeitos surdos, dentre os quais oito estão localizados no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, e um pertencente ao território Portal do Sertão. Para a etapa de produção de dados, utilizamos como dispositivo a proposta de Tertúlias Dialógicas Literárias, as quais intitulamos de janelas sinalizantes. Os resultados obtidos foram: fornecimento de subsídios aos estudos literários contemporâneos, ampliando o conceito de literatura surda; além disso, emergiu em campo sinais-vivências como potencial criativo da literatura surda; a possível construção de um e-book literário colaborativo, o qual poderá contribuir com a educação numa perspectiva formativa evidenciado a materialidade das experiências e vivências surdas em suas diferenças por meio da literatura surda, proporcionando, portanto, discussões que destacam marcadores das diferenças culturais e linguísticas das pessoas surdas.
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O horizonte metodológico desta pesquisa se ancora na abordagem qualitativa, pois tem como perspectivas centrais traçar um determinado contexto histórico das experiências literárias surdas através de suas narrativas. Esse estudo percorreu por atravessamentos das identidades e da diferença, inspirando-se na concepção pós-estruturalista, precisamente, ancorada à filosofia da diferença defendida por Gilles Deleuze (1997; 1998; 2000; 2006; 2014). Os fundamentos metodológicos foram os preceitos da pesquisa narrativa, tendo como procedimento de análise a própria narrativa à luz de Clandinin e Connelly (2000). Os participantes da investigação foram sujeitos surdos, dentre os quais oito estão localizados no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, e um pertencente ao território Portal do Sertão. Para a etapa de produção de dados, utilizamos como dispositivo a proposta de Tertúlias Dialógicas Literárias, as quais intitulamos de janelas sinalizantes. Os resultados obtidos foram: fornecimento de subsídios aos estudos literários contemporâneos, ampliando o conceito de literatura surda; além disso, emergiu em campo sinais-vivências como potencial criativo da literatura surda; a possível construção de um e-book literário colaborativo, o qual poderá contribuir com a educação numa perspectiva formativa evidenciado a materialidade das experiências e vivências surdas em suas diferenças por meio da literatura surda, proporcionando, portanto, discussões que destacam marcadores das diferenças culturais e linguísticas das pessoas surdas.This research aimed to understand the creative potential of deaf literature to narrate the different ways of being deaf, stressing identities and differences in this construction as a singularity in multiplicity. Thus, to support this investigative path, this research was supported by the main authors and authors, such as: Lodenir Karnopp (2008), Evaristo (2017), Candido (2002), Silva (2014), Clandinin and Connelly (2000), Carvalho (2019), Deleuze and Guattari (2014) and others, who deal with contemporary literature and its identity and cultural markers, as well as those who discuss aspects related to narratives and differences in the field of deafness. The methodological horizon of this research is anchored in the qualitative approach, as its central perspectives are to trace a certain historical context of deaf literary experiences through their narratives. This study covered crossings of identities and difference, drawing inspiration from the post-structuralist conception, precisely anchored to the philosophy of difference defended by Gilles Deleuze (1997; 1998; 2000; 2006; 2014). The methodological foundations were the precepts of narrative research, using the narrative itself as an analysis procedure in the light of Clandinin and Connelly (2000). The research participants were deaf subjects, among which eight are located in the Northern Piemonte Identity Territory of Itapicuru, and one belonging to the Portal do Sertão territory. For the data production stage, we used as a device the proposal of Literary Dialogic Tertúlias, which we called signaling windows. The results obtained were: providing subsidies to contemporary literary studies, expanding the concept of deaf literature; in addition, signs-experiences emerged in the field as a creative potential of deaf literature; the possible construction of a collaborative literary ebook, which can contribute to education in a formative perspective, highlighting the materiality of deaf experiences and experiences in their differences through deaf literature, thus providing discussions that highlight markers of cultural differences and language of deaf people.Silva, Ana Lúcia Gomes daSalvadori, Juliana CristinaFelix, José CarlosSilva, Tiago Ribeiro daBento, Nanci AraújoCampos, Maynara Costa de2022-03-10T18:49:34Z2022-03-10T18:49:34Z2021info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCAMPOS, Maynara Costa de. Sinais-vivências: o potencial criativo da literatura surda na ressignificação de experiências e narrativas surdas. Orientadoras: Ana Lúcia Gomes da Silva e Juliana Cristina Salvadori. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2021.http://hdl.handle.net/20.500.11896/2247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:25Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/2247Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:25Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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