Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Thiago Santana de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723
Resumo: Este estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
id UNEB-8_38348d54c4ea409cc04ac2f2388c1095
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3723
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeiraChallenges of Bilingual Education for English as a Foreign Language TeachersEducação bilíngueInglês-portuguêsDesafiosEste estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.This study, whose goal was to broaden knowledge about the challenges of bilingual education for teachers of English as a foreign language (EFL), consists of a Research of Secondary Sources, with a qualitative approach, and its guiding assumption was that the exploration of a relevant corpus of specialized literature on the theme, would enable the expansion of knowledge related to bilingual education with the potential to contribute to the training of qualified teachers to work in this educational modality. The conclusions point to the confirmation of the assumption, since important challenges related to the researched theme were revealed, namely: existing gap in teacher education courses, regarding the offer of curricular components directly related to bilingual education; high level of complexity of training required for teaching in bilingual education; difficulty in accessing continuing education specific to this educational modality; specifics in the curricula of the different types of schools that offer bilingual education in Brazil; and, necessity to expand knowledge related to ideological issues that permeate the teaching-learning of foreign languages.Souza, Eliana Santos deSilva, Jéssica Carneiro daSantos, Eliana S. de S. eAlmeida, Thiago Santana de2022-11-09T13:44:17Z2022-11-09T13:44:17Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:51Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3723Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:51Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
Challenges of Bilingual Education for English as a Foreign Language Teachers
title Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
Almeida, Thiago Santana de
Educação bilíngue
Inglês-português
Desafios
title_short Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
title_full Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
title_sort Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
author Almeida, Thiago Santana de
author_facet Almeida, Thiago Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Eliana Santos de
Silva, Jéssica Carneiro da
Santos, Eliana S. de S. e
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Thiago Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Inglês-português
Desafios
topic Educação bilíngue
Inglês-português
Desafios
description Este estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09T13:44:17Z
2022-11-09T13:44:17Z
2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723
identifier_str_mv ALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131152015720448