Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723 |
Resumo: | Este estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. |
id |
UNEB-8_38348d54c4ea409cc04ac2f2388c1095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3723 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeiraChallenges of Bilingual Education for English as a Foreign Language TeachersEducação bilíngueInglês-portuguêsDesafiosEste estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.This study, whose goal was to broaden knowledge about the challenges of bilingual education for teachers of English as a foreign language (EFL), consists of a Research of Secondary Sources, with a qualitative approach, and its guiding assumption was that the exploration of a relevant corpus of specialized literature on the theme, would enable the expansion of knowledge related to bilingual education with the potential to contribute to the training of qualified teachers to work in this educational modality. The conclusions point to the confirmation of the assumption, since important challenges related to the researched theme were revealed, namely: existing gap in teacher education courses, regarding the offer of curricular components directly related to bilingual education; high level of complexity of training required for teaching in bilingual education; difficulty in accessing continuing education specific to this educational modality; specifics in the curricula of the different types of schools that offer bilingual education in Brazil; and, necessity to expand knowledge related to ideological issues that permeate the teaching-learning of foreign languages.Souza, Eliana Santos deSilva, Jéssica Carneiro daSantos, Eliana S. de S. eAlmeida, Thiago Santana de2022-11-09T13:44:17Z2022-11-09T13:44:17Z2022-11-08info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:51Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3723Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:51Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira Challenges of Bilingual Education for English as a Foreign Language Teachers |
title |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
spellingShingle |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira Almeida, Thiago Santana de Educação bilíngue Inglês-português Desafios |
title_short |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
title_full |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
title_fullStr |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
title_sort |
Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira |
author |
Almeida, Thiago Santana de |
author_facet |
Almeida, Thiago Santana de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Eliana Santos de Silva, Jéssica Carneiro da Santos, Eliana S. de S. e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Thiago Santana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação bilíngue Inglês-português Desafios |
topic |
Educação bilíngue Inglês-português Desafios |
description |
Este estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09T13:44:17Z 2022-11-09T13:44:17Z 2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Thiago Santana de. Desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira. Orientadora: Eliana Santos de Souza. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - língua inglesa e literaturas) - Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131152015720448 |