A percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA
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Data de Publicação: | 0023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4964 |
Resumo: | Atualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática. |
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A percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BAThe perception of 9th grade students on environmental themes in public schools in Barreiras-BAMudanças climáticasEducação ambientalEnsino FundamentalAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.Currently, studies have revealed that the impacts of Climate Change are more extensive and serious than previously stipulated, even after 70 years of climate conferences, where agreements were established and environmental legislation was created. Given the perspective that Critical Environmental Education is an indispensable tool in combating these problems, the main objective of this research was to evaluate the perception of 9th grade students on environmental topics in public schools in the municipality of Barreiras-BA. To this end, a bibliographical review was carried out on the topic and a questionnaire was applied to the classes, through which it was evident that students have a very superficial perception of environmental problems, showing lack of knowledge of the current climate situation, demonstrating traits of a Conservative Environmental Education and Pragmatics.Universidade do Estado da BahiaCosta, Adilson AlvesMiranda, Maria Anália Macedo deStefanelo, Daniela RossatoRocha, Daiana de Souza2023-12-18T11:51:47Z2023-12-18T11:51:47Z0023-11-22info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfROCHA, Daiana de Souza. A percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em Barreiras-BA. Orientador: Adilson Alves Costa. 2023. 54fls. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4964porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-05T15:51:06Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4964Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-05T15:51:06Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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