A arte-educação nos processos formativos de crianças e adolescentes na OPA em Senhor do Bonfim – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jaqueline Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/4505
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que propõe uma reflexão acerca da Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda (OPA), uma Organização Não Governamental (ONG), que fica situada no distrito de Igara, a 11 km do município de Senhor do Bonfim – BA. Espaço não formal de educação, que realiza atividades que envolvem várias formas artísticas (Dança, Teatro, Literatura e Música), com o intuito de colaborar para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Dessa maneira, possibilita que os alunos e as alunas, a partir dessas vivências, tornem-se sujeitos críticos, reflexivos, sensíveis e protagonistas na sociedade na qual estão inseridos. A implicação desta pesquisa foi analisar a trajetória e vivências dos (as) professores (as) diante das práticas de arte-educação, na perspectiva da educação do sensível, realizadas pela OPA e investigar de que forma estas vivências reverberam nos processos formativos dos (as) envolvidos (as). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa e método de investigação colaborativo com inspiração no estudo de caso. Para a construção dos dados foram organizadas sessões reflexivas e entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) da ONG – sendo eles (as) ex-alunos (as) da instituição. Para interpretação dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). É uma pesquisa de característica multirreferencial por reconhecermos a complexidade e a ambivalência do lócus pesquisado. Este estudo ancora-se, teoricamente, na arte-educação como aponta Duarte Júnior (1988; 2000; 2012), em processos formativos, de acordo com Freire (1993; 1996; 2004) e na análise dos dados discutimos com Maffesoli (1996; 1998; 2010) na busca da compreensão sobre o ser da socialidade que compõe a OPA. Fruto dos dados da pesquisa e na busca do agir colaborativo, fizemos um levantamento sobre a necessidade de realizar formações com os (as) envolvidos (as) com a instituição e a partir das “vozes” que emergiram no caminhar da pesquisa. Nessa perspectiva, construímos a proposta Piloto em diálogo com os (as) participantes da pesquisa para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da OPA, onde buscaremos organizar as atividades realizadas pela instituição, promovendo formações e parcerias que possam colaborar com o fortalecimento da rede e contribuir com as demandas existentes na ONG. Dessa forma, buscamos firmar parcerias com instituições já existentes nas esferas federal, estadual e municipal (CRAS, CREAS, Juizado de Menores, Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esporte, dentre outras) para que elas possam tornar-se possíveis colaboradores e coparticipantes da OPA.
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A implicação desta pesquisa foi analisar a trajetória e vivências dos (as) professores (as) diante das práticas de arte-educação, na perspectiva da educação do sensível, realizadas pela OPA e investigar de que forma estas vivências reverberam nos processos formativos dos (as) envolvidos (as). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa e método de investigação colaborativo com inspiração no estudo de caso. Para a construção dos dados foram organizadas sessões reflexivas e entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) da ONG – sendo eles (as) ex-alunos (as) da instituição. Para interpretação dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). É uma pesquisa de característica multirreferencial por reconhecermos a complexidade e a ambivalência do lócus pesquisado. Este estudo ancora-se, teoricamente, na arte-educação como aponta Duarte Júnior (1988; 2000; 2012), em processos formativos, de acordo com Freire (1993; 1996; 2004) e na análise dos dados discutimos com Maffesoli (1996; 1998; 2010) na busca da compreensão sobre o ser da socialidade que compõe a OPA. Fruto dos dados da pesquisa e na busca do agir colaborativo, fizemos um levantamento sobre a necessidade de realizar formações com os (as) envolvidos (as) com a instituição e a partir das “vozes” que emergiram no caminhar da pesquisa. Nessa perspectiva, construímos a proposta Piloto em diálogo com os (as) participantes da pesquisa para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da OPA, onde buscaremos organizar as atividades realizadas pela instituição, promovendo formações e parcerias que possam colaborar com o fortalecimento da rede e contribuir com as demandas existentes na ONG. Dessa forma, buscamos firmar parcerias com instituições já existentes nas esferas federal, estadual e municipal (CRAS, CREAS, Juizado de Menores, Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esporte, dentre outras) para que elas possam tornar-se possíveis colaboradores e coparticipantes da OPA.It is a research that proposes a reflection about the Organization of Research and Practice in Arts Zé da Almerinda (OPA), a Non-Governmental Organization (NGO), located in the district of Igara, 11 km from the municipality of Senhor do Bonfim - BA. Non-formal education space, which carries out activities involving various artistic forms (Dance, Theater, Literature and Music), with the aim of collaborating for personal, social and humanization development. In this way, it allows the students, from these experiences, to become critical, reflexive, sensitive human beings and protagonists in the society in which they are inserted. The implication of this research is to analyze the trajectory and experiences of the teachers in face of the art-education practices, in the perspective of the education of the sensitive, carried out by the OPA and investigate how these experiences reverberate in the formative processes of the ) involved. The research brings a qualitative approach and method of collaborative research with inspiration in the case study. For the construction of the data, reflective sessions and semi-structured interviews were organized with the NGO teachers - being the students of the institution. For the interpretation of the data we use content analysis from the perspective of Bardin (2009). It is a multireferential feature research because we recognize the complexity and ambivalence of the locus researched. According to Freire (1993, 1996, 2004) and in the analysis of the data we discuss with Maffesoli (1996; Maffesoli et al., 1996), this study is theoretically anchored in art-education as Duarte Júnior (1988; 2000; 2010;) in the search for understanding about the being of sociality that makes up the OPA. As a result of the research data and the search for collaborative action, we made notes on the need for training with those involved in the institution and from the "voices" that emerged in the research process and built the notes for the construction of the Project (PPP) of the OPA, where we will try to organize the activities carried out by the institution, promoting formations and partnerships that can collaborate with the strengthening of the network and contribute to the existing demands in the NGO. In this way, we seek to establish partnerships with institutions already existing at the federal, state and municipal levels (CRAS, CREAS, Juvenile Court, Secretariats of: Health, Social Assistance, Education, Culture and Sports, among others) to become possible collaborators and of the OPA.Rego, Adriano EysenSilva, Reginaldo Carvalho daCordeiro, Márcia de FreitasAraújo, Jaqueline Oliveira2023-05-25T12:11:21Z2023-05-25T12:11:21Z2019-07-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfARAÚJO, Jaqueline Oliveira. A arte-educação nos processos formativos de crianças e adolescentes na OPA em Senhor do Bonfim – BA. Orientador: Adriano Eysen Rego. 2019. 157f. 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