Educação em sexualidade: enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jesiane da Luz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5318
Resumo: A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos que fere a dignidade da pessoa humana e compromete o seu desenvolvimento pleno e saudável. Dentre os diversos tipos de violência, torna-se uma discussão relevante, tendo em vista seus domínios de alcance nos diversos cenários de debate da sociedade. Sendo a escola um espaço dedicado à formação de sujeitos para a cidadania e transformação social, precisa ser esse, também, um espaço de diálogo e promoção de ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento das violências. Surge então a necessidade de responder a seguinte problemática: Como o espaço escolar pode atuar no enfrentamento e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes na educação básica da rede pública municipal? Considerando o problema a ser respondido, propôs-se como objetivo geral: compreender como o espaço escolar atua no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Os objetivos específicos dessa pesquisa foram: analisar a concepção de docentes do ensino básico sobre as dificuldades e possibilidades de trabalhar a educação em sexualidade como prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes; identificar na perspectiva dos docentes a contribuição da educação em sexualidade para a promoção de habilidades de proteção à violência sexual contra crianças e adolescentes; e, desenvolver estratégias educativas com a finalidade de promover formação continuada de profissionais de educação para a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as. A metodologia deste estudo foi fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa em educação, e utilizou como estratégia de desenvolvimento a pesquisa do tipo colaborativa. Para subsidiar a pesquisa, os instrumentos utilizados foram: Grupos Focais e entrevista semiestruturada. Para analisar os dados coletados e produzidos utilizou-se como técnica a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que ainda não está presente na instituição escolar (lócus dessa pesquisa) uma orientação para os docentes de como proceder no caso de identificação, o que inviabiliza a intervenção mais cedo e assim evitando ou amenizando as consequências imediatas. A partir da constatação da existência de dificuldades ao abordar a violência sexual e educação em sexualidade no ambiente escolar sianlizadas pelos colaboradores construi-se como proposta de intervenção, um plano de formação continuada com a finalidade de contribuir com os diferentes olhares sobre a importância da educação em sexualidade, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e requer uma ação constante e integral deve incluir a formação e capacitação dos/das professores para o tema, bem como uma abordagem curricular que contribua para a disseminação de conhecimento sobre esta temática visando, principalmente, a preparação de crianças e adolescentes para prevenirem-se de forma ativa contra a violência sexual.
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Surge então a necessidade de responder a seguinte problemática: Como o espaço escolar pode atuar no enfrentamento e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes na educação básica da rede pública municipal? Considerando o problema a ser respondido, propôs-se como objetivo geral: compreender como o espaço escolar atua no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. 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A partir da constatação da existência de dificuldades ao abordar a violência sexual e educação em sexualidade no ambiente escolar sianlizadas pelos colaboradores construi-se como proposta de intervenção, um plano de formação continuada com a finalidade de contribuir com os diferentes olhares sobre a importância da educação em sexualidade, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e requer uma ação constante e integral deve incluir a formação e capacitação dos/das professores para o tema, bem como uma abordagem curricular que contribua para a disseminação de conhecimento sobre esta temática visando, principalmente, a preparação de crianças e adolescentes para prevenirem-se de forma ativa contra a violência sexual.Sexual violence against children and adolescents is a violation of rights that violates human dignity and compromises their full and healthy development. Among the different types of violence, it becomes a relevant discussion, in view of its reach in the various scenarios of debate in society. Since the school is a space dedicated to training subjects for citizenship and social transformation, this also needs to be a space for dialogue and promotion of actions aimed at preventing and coping with violence. The need then arises to answer the following problem: How can the school space act in confronting and preventing sexual violence against children and adolescents in basic education in the municipal public network? Considering the problem to be answered, it was proposed as a general objective: to understand how the school space acts in the process of coping with sexual violence against children and adolescents. The specific objectives of this research were: to analyze the conception of basic education teachers about the difficulties and possibilities of working on sexuality education as a prevention of sexual violence against children and adolescents; identify, from the perspective of teachers, the contribution of sexuality education to the promotion of skills to protect against sexual violence against children and adolescents; and, to develop educational strategies with the aim of promoting continued training of education professionals for preventing and coping with sexual violence against children and adolescents. It had as its locus the Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), in the city of Jacobina, in the final years of elementary school, with the collaborating teachers. The methodology of this study was based on the approach of qualitative research in education, and used collaborative research as a development strategy. To support the research, the instruments used were: Focus Groups and semi-structured interviews. In order to analyze the data collected and produced, content analysis according to Bardin was used as a technique. The results obtained in the research showed that the school institution (locus of this research) does not yet have guidance for teachers on how to proceed in the case of identification, which prevents early intervention and thus avoiding or mitigating the immediate consequences. From the verification of the existence of difficulties in approaching sexual violence and sexuality education in the school environment, signaled by the collaborators, an intervention proposal was constructed, a continuous training plan with the purpose of contributing with the different perspectives on the importance of education in sexuality, signaling possibilities for preventing sexual violence against children and adolescents, since tackling sexual violence against children requires constant and integral action, which must include teacher education and training on the subject, as well as an approach curriculum that contributes to the dissemination of knowledge on this subject, aiming mainly at preparing children and adolescents to actively prevent themselves against sexual violence.Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDPinho, Maria José SouzaFagundes, Tereza Cristina Paiva daSuto, Cleuma Sueli SantosSilva, Zuleide Paiva daOliveira, Jesiane da Luz2024-04-23T18:14:56Z2024-04-23T18:14:56Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Jesiane da Luz. Educação em sexualidade: enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar. Orientadora: Maria José Souza Pinho. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5318porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-16T03:00:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5318Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-16T03:00:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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