Corporeidade e currículo da educação infantil: um estudo numa escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carliane de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/350
Resumo: Compreender como a corporeidade das crianças, produzida\significada pela cultura escolar, é tratada no currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Distrito Rural de Itamotinga, Município de Juazeiro (BA), campo empírico da pesquisa foi o que nos propomos. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como criança cidadã, corporeidade, Educação Infantil do Campo, currículo contextualizado, currículo indexado e “currículo em movimento”, elaboração conceitual em construção, aqui entendido como um currículo contextualizado com a vida cultural, natural e sócio-ambiental das crianças que vivem no campo. O enfoque metodológico foi fenomenológico e optamos pela pesquisa participante de cunho qualitativo. Teve como dispositivos de pesquisa análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Além de outros dispositivos ancorados na Sociologia da Infância como rodas de conversas, desenhos livres e orientados e realização de brincadeiras para a interlocução com as crianças sujeitos diretos da pesquisa. Tivemos outros sujeitos que colaboraram no desvelamento do fenômeno: Os professores, gestores pedagógicos da unidade escolar e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Neste estudo, partimos do pressuposto que a criança é cidadã e exerce essa cidadania se comunicando pelo corpo, pois está no mundo em movimento e expressão. Portanto, a corporeidade é nossa presença no mundo, nosso modo de ser-sendo através da maneira como estabelecemos com os outros e com os objetos que nos rodeiam nossa presença de corpo-vivido como disse Merleau Ponty (2014). Desse modo, consideramos que na Educação Infantil, a corporeidade é um elemento presente no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui na fluidez das evoluções de caráter social, cognitivo, motor, afetivo e cultural e, isso ocorre mediado pelo currículo. Os resultados evidenciam uma desvalorização da corporeidade bem como, um distanciamento da realidade social, natural e cultural das crianças. As práticas acabam reproduzindo um currículo tradicional, linear e descontextualizado com o Campo. Todavia, constatamos que as experiências comunicadas pela corporeidade das crianças contribuem com a fluidez do “Currículo em movimento”, que foi revelado com as crianças numa interrelação entre os conhecimentos universais e os conhecimentos locais.
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Teve como dispositivos de pesquisa análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Além de outros dispositivos ancorados na Sociologia da Infância como rodas de conversas, desenhos livres e orientados e realização de brincadeiras para a interlocução com as crianças sujeitos diretos da pesquisa. Tivemos outros sujeitos que colaboraram no desvelamento do fenômeno: Os professores, gestores pedagógicos da unidade escolar e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Neste estudo, partimos do pressuposto que a criança é cidadã e exerce essa cidadania se comunicando pelo corpo, pois está no mundo em movimento e expressão. Portanto, a corporeidade é nossa presença no mundo, nosso modo de ser-sendo através da maneira como estabelecemos com os outros e com os objetos que nos rodeiam nossa presença de corpo-vivido como disse Merleau Ponty (2014). Desse modo, consideramos que na Educação Infantil, a corporeidade é um elemento presente no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui na fluidez das evoluções de caráter social, cognitivo, motor, afetivo e cultural e, isso ocorre mediado pelo currículo. Os resultados evidenciam uma desvalorização da corporeidade bem como, um distanciamento da realidade social, natural e cultural das crianças. As práticas acabam reproduzindo um currículo tradicional, linear e descontextualizado com o Campo. Todavia, constatamos que as experiências comunicadas pela corporeidade das crianças contribuem com a fluidez do “Currículo em movimento”, que foi revelado com as crianças numa interrelação entre os conhecimentos universais e os conhecimentos locais.Understanding how the corporeality of children produced \ signified by the culture, is treated in the curriculum of the School of Early Childhood Education Bom Jesus dos Navegantes, located in the Rural District Itamotinga, City of Juazeiro (BA), empirical field of the research was that we propose. In theoretical we deepen fundamental concepts such as corporeality, Early Childhood Education Field Semiárido, contextualized curriculum, indexed curriculum and "moving curriculum," conceptual elaboration in construction, here understood as a contextualized curriculum with cultural, natural and socio-environmental Children living in semi-arid field. The methodological approach was phenomenological and opted for participatory research of qualitative nature. It was to document analysis research devices, semi-structured interviews and participant observation. In addition to other devices anchored in the sociology of childhood as wheels conversations, free and oriented designs and realization of games for dialogue with children direct research subjects. We had other guys who cooperated with the unveiling of the phenomenon: Teachers, manager, educational coordinator and pedagogical techniques of the Municipal Educação. Neste study, we assume that the child is a citizen and exercises such citizenship communicating the body as it is in the world in movement and expression. Therefore, the embodiment is our presence in the world, our way of being- being through the way we establish with others and with the objects that surround us our presence body-lived as said Merleau Ponty (2014). Thus, we consider that in kindergarten, the embodiment is an element in the process of teaching and learning as it contributes to the fluidity of social character developments, cognitive, motor, affective and cultural, this is mediated by the curriculum. The results show a decline of embodiment as well, a detachment of the social, cultural and natural children. The practices end up playing a traditional curriculum, linear and decontextualized to the Semi-Arid Field. However, we found that experiences reported by the corporeality of children contribute to the flow of "moving Curriculum" which was revealed with children in an inter-relationship between the universal knowledge and local knowledge.Carvalho, Luzineide DouradoReis, Edmerson dos SantosRibeiro, Marcelo Silva de SouzaSilva, Carliane de Oliveira2017-05-08T20:28:25Z2017-05-08T20:28:25Z2016info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Carliane de Oliveira. 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