Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Vitor da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4825
Resumo: Trabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
id UNEB-8_7221681aa00ee4f088a6f112f8171b41
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4825
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.Gamification in History Teaching: Experiences from the Teaching InternshipGamificaçãoMetodologia AtivaEnsino de HistóriaEstágioProtagonismoTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.Working with History teaching is to seek tools to strengthen knowledge, so that it is significant for those who seek, in the learning process, in the school space, to access the construction of historical awareness. Building critical and analytical thinking through internships, specific disciplines, teaching laboratories and producing for public education is a field of action and social research. In this way, it is essential to think about innovations and teaching possibilities: to develop new methodologies and apply them in the classroom, broadening the mentality about the importance of teaching History. The methodology of scientific research based on a case study is essential in situations when we want to listen to participants in the research and laboratory process. In the case of this scientific article, the participants are regular students of elementary school II, of the 8th year, where we carried out the supervised internship intervention, in which we make use of Gamification as a pedagogical resource and methodological contribution for the elaboration and development of the stage of regency, object of reflection of this article.Lopes, Regiane LuziaSouza, João Vitor da Silva2023-10-16T17:18:10Z2023-10-16T17:18:10Z2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4825porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2023-10-17T03:00:30Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4825Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2023-10-17T03:00:30Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
Gamification in History Teaching: Experiences from the Teaching Internship
title Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
spellingShingle Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
Souza, João Vitor da Silva
Gamificação
Metodologia Ativa
Ensino de História
Estágio
Protagonismo
title_short Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
title_full Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
title_fullStr Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
title_full_unstemmed Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
title_sort Gamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.
author Souza, João Vitor da Silva
author_facet Souza, João Vitor da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Regiane Luzia
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, João Vitor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Metodologia Ativa
Ensino de História
Estágio
Protagonismo
topic Gamificação
Metodologia Ativa
Ensino de História
Estágio
Protagonismo
description Trabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16T17:18:10Z
2023-10-16T17:18:10Z
2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4825
url https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131171121823744