A educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Ualan Cerqueira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3855
Resumo: A Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.
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spelling A educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativaEnvironmental education in the national common curricular base: challenges for the formation of a participatory societyCurrículoEducação ambientalBNCCA Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.Environmental Education represents a group of knowledge, the result of discussions built over decades, and its mandatory teaching is based on laws that aim at behavioral changes as a significant response. The objective of this research is to analyze the perspectives for approaching environmental education in basic education, considering the recent implementation of the National Common Curricular Base – BNCC, seeking to discuss the formation of a participatory society in socio-environmental themes. To this end, works by several scholars on the subject were used, with emphasis on: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade and Piccinini (2017); Oliveira and Neiman (2020). By reducing the content of Environmental Education, the BNCC, in addition to transmitting an outdated view of content related to thematic, compromises the formation of a participatory and emancipated society.Carvalho, Maria Rosileide Bezerra deJesus, Marcia Lima deLeão, Claudia da SilvaPaz, Ualan Cerqueira da2022-12-26T21:49:02Z2022-12-26T21:49:02Z2022-12-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfPAZ, Ualan Cerqueira da. A educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa. Orientadora: Maria Rosileide Bezerra de Carvalho. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-16T03:00:29Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3855Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-16T03:00:29Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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