Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v18i49.10427 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427 |
Resumo: | Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA. |
id |
UESB-7_a74834af1b7b80f4e541e3763d86398e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10427 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum CurricularEducación ambiental y perspectivas curriculares: una mirada a la base curricular nacional comúnEnvironmental education and the perspectives of curriculum theories: a look at the common national curricular baseBNCCcurrículoeducação ambientalensino de ciênciasBNCCcurrículoeducación ambientalenseñanza de las cienciasBNCCcurriculumenvironmental educationteaching of the sciencesNeste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.In this article, we carried out an investigation on the National Common Curricular Base (BNCC) of High School with a focus on Environmental Education (EA), using the descriptor: "ambient", to observe how environmental aspects are present in the BNCC, in attention to the approximation of theories curricula. As a result, we obtained 63 words related to the descriptor, however, there was a sample of 22 words (in the respective excerpts). Of these excerpts, 11 leaned towards the traditional perspective, eight towards the criticism and three towards the post-criticism. We conclude that the majority perspective was the traditional one, making us understand that it is necessary to go further, also contemplating criticism and post-criticism in the curriculum, because the BNCC has a lack of EA. Therefore, the idea of this research is to expand the knowledge of the BNCC in the search for alternatives for inserting EA in a transversal way in the curriculum, after observing that it does not include in quantity or quality the potentiating function of the EA.En este artículo, realizamos una investigación sobre la Base Curricular Común Nacional (BNCC) de Enseñanza Media con enfoque en Educación Ambiental (EA), utilizando el descriptor: “ambiente”, para observar cómo los aspectos ambientales están presentes en la BNCC, en atención a la aproximación de las teorías curriculares. Como resultado obtuvimos 63 palabras relacionadas con el descriptor, sin embargo, hubo una muestra de 22 palabras (en los respectivos extractos). De estos extractos, 11 se inclinaron hacia la perspectiva tradicional, ocho hacia la crítica y tres hacia la poscrítica. Concluimos que la perspectiva mayoritaria fue la tradicional, haciéndonos comprender que es necesario ir más allá, contemplando también la crítica y la poscrítica en el currículo, pues la BNCC tiene carencia de EA. Por lo tanto, la idea de esta investigación es ampliar el conocimiento de la BNCC en la búsqueda de alternativas para insertar la EA de manera transversal en el currículo, después de observar que no incluye en cantidad o calidad la función potenciadora de la EA.Edições UESB2022-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1042710.22481/praxisedu.v18i49.10427Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10427Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10427Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e104272178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427/7114Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Eloisa AntunesUhmann, Rosangela Inês Matos2022-06-06T11:18:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10427Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-06-06T11:18:48Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular Educación ambiental y perspectivas curriculares: una mirada a la base curricular nacional común Environmental education and the perspectives of curriculum theories: a look at the common national curricular base |
title |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular Maciel, Eloisa Antunes BNCC currículo educação ambiental ensino de ciências BNCC currículo educación ambiental enseñanza de las ciencias BNCC curriculum environmental education teaching of the sciences Maciel, Eloisa Antunes BNCC currículo educação ambiental ensino de ciências BNCC currículo educación ambiental enseñanza de las ciencias BNCC curriculum environmental education teaching of the sciences |
title_short |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular |
author |
Maciel, Eloisa Antunes |
author_facet |
Maciel, Eloisa Antunes Maciel, Eloisa Antunes Uhmann, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosangela Inês Matos |
author_role |
author |
author2 |
Uhmann, Rosangela Inês Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Eloisa Antunes Uhmann, Rosangela Inês Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC currículo educação ambiental ensino de ciências BNCC currículo educación ambiental enseñanza de las ciencias BNCC curriculum environmental education teaching of the sciences |
topic |
BNCC currículo educação ambiental ensino de ciências BNCC currículo educación ambiental enseñanza de las ciencias BNCC curriculum environmental education teaching of the sciences |
description |
Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427 10.22481/praxisedu.v18i49.10427 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v18i49.10427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427/7114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e10427 Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e10427 Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e10427 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180389977849856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxisedu.v18i49.10427 |