A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Reginalva Alves dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscou­se refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
id UNEB-8_852cd9d84cfb7d463009379bb5ca5af5
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5440
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeisAffectivity in the teaching-learning process of the accounting sciencesEnsino SuperiorEducadorEducandoAfetividadeAprendizagemO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscou­se refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.The aim of this study was to identify whether there is affectivity in the teaching-learning process in the 6th semester of the Accounting course at the State University of Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. It sought to reflect on the implications and influences of affectivity in the relationship between educator and student, in order to better understand how this affective relationship takes place in the classroom and how it contributes to student learning. We also analyzed how affective situations were and what procedures were used in classroom practice. With this work, we sought to reflect on how this affectivity occurred and whether it was related to learning. In this context, it was also necessary to learn about the factors that facilitate affectivity in the teacher-student relationship. Therefore, we realized the importance of affectivity in teaching practice. practice, hence the objectives proposed during this research work. The methodology used in this work was bibliographical, exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach. Given the results obtained through data collection, it was possible to see that affectivity is present in the context of the classroom, thus helping with learning.Universidade do Estado da BahiaLetti, Ariel GustavoBomfim, Tânia Ferreira dos SantosNascimento, LeandroSantos, Maria Reginalva Alves dos2024-05-21T12:59:22Z2024-05-21T12:59:22Z2014-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:33Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5440Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:33Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
Affectivity in the teaching-learning process of the accounting sciences
title A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
spellingShingle A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
Santos, Maria Reginalva Alves dos
Ensino Superior
Educador
Educando
Afetividade
Aprendizagem
title_short A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
title_full A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
title_fullStr A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
title_full_unstemmed A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
title_sort A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
author Santos, Maria Reginalva Alves dos
author_facet Santos, Maria Reginalva Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Letti, Ariel Gustavo
Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos
Nascimento, Leandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Reginalva Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Educador
Educando
Afetividade
Aprendizagem
topic Ensino Superior
Educador
Educando
Afetividade
Aprendizagem
description O presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscou­se refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2024-05-21T12:59:22Z
2024-05-21T12:59:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440
identifier_str_mv SANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149213925376