A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem. |
id |
UNEB-8_852cd9d84cfb7d463009379bb5ca5af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5440 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeisAffectivity in the teaching-learning process of the accounting sciencesEnsino SuperiorEducadorEducandoAfetividadeAprendizagemO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.The aim of this study was to identify whether there is affectivity in the teaching-learning process in the 6th semester of the Accounting course at the State University of Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. It sought to reflect on the implications and influences of affectivity in the relationship between educator and student, in order to better understand how this affective relationship takes place in the classroom and how it contributes to student learning. We also analyzed how affective situations were and what procedures were used in classroom practice. With this work, we sought to reflect on how this affectivity occurred and whether it was related to learning. In this context, it was also necessary to learn about the factors that facilitate affectivity in the teacher-student relationship. Therefore, we realized the importance of affectivity in teaching practice. practice, hence the objectives proposed during this research work. The methodology used in this work was bibliographical, exploratory and descriptive research, with a qualitative and quantitative approach. Given the results obtained through data collection, it was possible to see that affectivity is present in the context of the classroom, thus helping with learning.Universidade do Estado da BahiaLetti, Ariel GustavoBomfim, Tânia Ferreira dos SantosNascimento, LeandroSantos, Maria Reginalva Alves dos2024-05-21T12:59:22Z2024-05-21T12:59:22Z2014-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:33Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5440Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:33Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis Affectivity in the teaching-learning process of the accounting sciences |
title |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
spellingShingle |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis Santos, Maria Reginalva Alves dos Ensino Superior Educador Educando Afetividade Aprendizagem |
title_short |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
title_full |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
title_fullStr |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
title_full_unstemmed |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
title_sort |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis |
author |
Santos, Maria Reginalva Alves dos |
author_facet |
Santos, Maria Reginalva Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Letti, Ariel Gustavo Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos Nascimento, Leandro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Reginalva Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Educador Educando Afetividade Aprendizagem |
topic |
Ensino Superior Educador Educando Afetividade Aprendizagem |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07 2024-05-21T12:59:22Z 2024-05-21T12:59:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Maria Reginalva Alves dos. A afetividade no processo ensinoaprendizagem das Ciências Contábeis. Orientador: Ariel Gustavo Letti.2014. 57fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2014. |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149213925376 |