“Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5421 |
Resumo: | A presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção. |
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“Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde“I learn from them and i think they learn with me”: experiences of prceptors multiprofessional residency programs in healthResidências multiprofissionais em SaúdeFormação em SaúdePesquisa (auto)biográficaA presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção.Cette recherche vise à articuler éducation, santé et recherche (auto)biographique, en prenant comme objet d'étude les expériences des précepteurs des programmes de résidence multiprofessionnelle en santé (PRMS). L'intention est de comprendre comment ces professionnels vivent leurs processus de formation et comment ils gèrent les différentes situations complexes et contradictoires de leurs exercices professionnels dans le cadre de la résidence. La recherche vise à comprendre, à partir des expériences des professionnels de santé, les sens et les significations dans la trajectoire du préceptorat dans les PRMS. L'étude se concentre sur les expériences racontées par les collaborateurs, ancrées dans les principes de l'approche (auto)biographique, à travers une analyse interprétative - compréhensive basée sur la conception de la formation de Bernard Honoré. Neuf précepteurs liés au PRMS qui travaillent dans un grand hôpital situé dans la ville de Salvador ont participé à la recherche en tant que collaborateurs de l'étude. Les résultats montrent que la trajectoire des précepteurs des PRMS est marquée par des influences personnelles et professionnelles dans lesquelles l'éducation et la santé se croisent, réfléchissant sur d'autres façons d'exercer la profession dans le domaine de la santé. Ils se constituent en précepteurs dans l'exercice de l'activité, reconnaissant la nécessité d'aller à la recherche d'autres compétences dans ce nouveau rôle dans lequel ils s'inscrivent. Ils présentent différentes manières d'accompagner les résidents dans le processus de formation, qui s'alignent sur les figures anthropologiques, amateur, passeur, personnes âgées et animateur, et en réfléchissant sur le passé, ils reconfigurent le présent en donnant un nouveau sens au professionnel qu'ils envisagent. Ils décrivent et donnent sens à la pratique pédagogique dans l'exercice du préceptorat, mettent en évidence la dimension relationnelle, comme la création de liens affectifs, considérant comme un aspect central dans le processus de formation. Reconnaître l'expérience inter-formative dans cette marche avec l'autre, en plus d'une réflexion critique sur leurs pratiques, comprendre que l'exercice de l'activité de préceptorat a à voir avec la resignification du sens de la profession. Il est conclu que les précepteurs, en racontant leurs histoires de vie-éducation-profession, à partir de ce qu'ils ont vécu, dans le temps présent, réalisent les expériences qui ont marqué leurs trajectoires, en écho aux nouvelles significations de ce professionnel en construction. Mots clés: Résidences multiprofessionnelles en santé; Formation Santé; Recherche (auto)biographique.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)Souza, Elizeu Clementino deVerena, Raquel Alvarenga SenaSilva, Rosana Maria OliveiraVieira, Silvana LimaOrnellas, Maria de Lourdes Soares FariasPicanço, Carina Marinho2024-05-16T17:24:01Z2024-05-16T17:24:01Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfPICANÇO, Carina Marinho. “Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: Experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde. Orientador: Elizeu Clementino de Souza. 2022. 219f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade)- Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5421porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-17T03:00:26Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5421Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-17T03:00:26Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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A presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção. |
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