Turismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5415 |
Resumo: | Pessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD. |
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Turismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiênciaTourism and accessibility: the perception of professionals at Salvador International Airport about the service provided to people with disabilitiesAeroporto Internacional de SalvadorTurismoAcessibilidadePessoas com DeficiênciaPessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD.The percentage of People with Disabilities (PWD) in Brazil is expressive, being 8.4 % of the population. In this way, tourism must be understood, in addition to all theories, as a phenomenon of integration and reception and not an excluding sector. Salvador International Airport, considered a tourist facility, is the busiest airport in the state of Bahia, being among the top ten in terms of passenger movement in Brazil. Due to its expressive movement and relevance to the state, the objective of the present work is to reflect on the relationship between tourism and accessibility at Salvador International Airport, based on the perception of professionals working in this tourist equipment in relation to service for people with disabilities. For this purpose, the methodology used is basic, qualitative, quantitative, bibliographical, exploratory. Field research was also carried out with direct observation and application of questionnaires. People with disabilities do not receive adequate service from the airport, thus characterizing it as inaccessible. It is necessary that the airport publish information and booklets for employees to read and promote training so that employees can have a greater baggage of knowledge in relation to how to meet the needs of PWD.Universidade do Estado da BahiaReis, Rosana Santana dosViñal Junior, José VeigaSilva, Larissa Scarano Pereira Matos daSantos, Sara Caroline Chagas dos2024-05-15T13:36:24Z2024-05-15T13:36:24Z2022-07-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Sara Caroline Chagas dos. Turismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência. Orientador: Natalia Silva Coimbra de Sá. 2022. 74 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo e Hotelaria) – Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador-BA, 2022.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5415porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-16T03:00:31Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5415Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-16T03:00:31Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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