Qualidade dos serviços no Aeroporto Internacional de Salvador: um estudo sobre a percepção dos usuário s
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38696 |
Resumo: | O Aeroporto Internacional de Salvador, conhecido também pelo nome fantasia “Salvador Bahia Airport”, é considerado atualmente o oitavo aeroporto mais movimentado do Brasil. O objetivo deste trabalhou consistiu em averiguar a percepção dos usuários do Aeroporto Internacional de Salvador quanto à qualidade dos serviços prestados. Para esta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa-descritiva, com aplicação de questionário entre 308 indivíduos, sendo este baseado no modelo de mensuração de qualidade dos serviços de terminais aéreos proposto por Do Nascimento, Araujo e Figueiredo em 2011. O questionário compreendia em verificar a percepção das seguintes dimensões: Qualidade dos Serviços Oferecidos pelo Terminal, Facilidades no Terminal, Cortesia e Confiança nos Funcionários, Tempo Gasto no Aeroporto, Característica dos Assentos e Preços. Através dos dados obtidos e analisados, verificou-se que o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu avaliações positivas em sua maioria. Todavia, foram identificados atributos mal avaliados e com uma baixa percepção de qualidade, que devem ser melhor analisados e melhorados. |
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2023-12-15T14:30:37Z2023-12-15T14:30:37Z2022-07-03https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38696O Aeroporto Internacional de Salvador, conhecido também pelo nome fantasia “Salvador Bahia Airport”, é considerado atualmente o oitavo aeroporto mais movimentado do Brasil. O objetivo deste trabalhou consistiu em averiguar a percepção dos usuários do Aeroporto Internacional de Salvador quanto à qualidade dos serviços prestados. Para esta pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa-descritiva, com aplicação de questionário entre 308 indivíduos, sendo este baseado no modelo de mensuração de qualidade dos serviços de terminais aéreos proposto por Do Nascimento, Araujo e Figueiredo em 2011. O questionário compreendia em verificar a percepção das seguintes dimensões: Qualidade dos Serviços Oferecidos pelo Terminal, Facilidades no Terminal, Cortesia e Confiança nos Funcionários, Tempo Gasto no Aeroporto, Característica dos Assentos e Preços. Através dos dados obtidos e analisados, verificou-se que o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu avaliações positivas em sua maioria. Todavia, foram identificados atributos mal avaliados e com uma baixa percepção de qualidade, que devem ser melhor analisados e melhorados.The International airport of Salvador, also known as “Salvador Bahia Airport”, is currently considered the eighth busiest airport in Brazil. This study’s objective consisted on checking the perception of the users of Salvador Bahia Airport regarding the quality of the customer services provided in site. A quantitative descriptive approach was used for this research, through a questionnaire, answered by 308 individuals, based on the assessment of quality of airport services, suggested by Do Nascimento, Araújo e Figueiredo, in 2011. The questionnaire intended to verify the perception of the following dimensions: Quality of Services Offered by the Terminal, Facilities of the Terminal, Courtesy and Trust on the employees, Time Spent at the Airport, Characteristics of the Seats. Through the obtained and analyzed data it was verified that the Salvador Bahia Airport received mostly positive reviews. However, atributes that were poorly reviewed and with low quality perception, that should be analyzed and improved, were identified.Submitted by Gabriela Cerqueira (gabi.cerqueira@live.com) on 2023-12-13T13:29:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Gabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdf: 764242 bytes, checksum: 762ecce697827725d32ed29c5592e98c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-12-15T14:30:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Gabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdf: 764242 bytes, checksum: 762ecce697827725d32ed29c5592e98c (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-15T14:30:37Z (GMT). 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Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador: um estudo sobre a percepção dos usuários. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALGabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdfGabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdfGabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvadorapplication/pdf764242https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38696/1/Gabriela%20da%20Silva%20Cerqueira%20_%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20Sobre%20a%20Qualidade%20dos%20Servi%c3%a7os%20no%20Aeroporto%20Internacional%20de%20Salvador%20%281%29.pdf762ecce697827725d32ed29c5592e98cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38696/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38696/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTGabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdf.txtGabriela da Silva Cerqueira _ Percepção Sobre a Qualidade dos Serviços no Aeroporto Internacional de Salvador (1).pdf.txtExtracted texttext/plain89641https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38696/4/Gabriela%20da%20Silva%20Cerqueira%20_%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20Sobre%20a%20Qualidade%20dos%20Servi%c3%a7os%20no%20Aeroporto%20Internacional%20de%20Salvador%20%281%29.pdf.txtce46bc97fdeb264d3e988294a2bf6423MD54ri/386962023-12-16 02:07:13.247oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-16T05:07:13Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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