Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ediel Dias da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454
Resumo: No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.
id UNEB-8_90b8c10d4e579eadb25b957948defff3
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5454
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BaRemote Teaching in the Pedagogical Residency Program: Challenges Experienced by Residents in a Public School in Alagoinhas, BAEducaçãoPrograma Residência PedagógicaPráxis DocenteEnsino RemotoEntraves PedagógicosNo contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.In the context of the pandemic caused by SARS-CoV-2, Education, in all countries around the world, was one of the most affected areas, due to social distancing measures, which reverberated in the adoption of strategies to carry out the teaching process and to learn, despite this limitation. Remote Teaching, one of the models used to enable continuity with classes, gave rise to the present study, which aims to analyze the obstacles to the experience of residents of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the Remote Teaching modality, in an Educational Institution of State Public Network of Alagoinhas, focused on Secondary Education and Professional Education. The methodology used was the Case Study in qualitative research, using a questionnaire. The research subjects were 04 students from the Degree Course in Biological Sciences Biology who participated as residents at the PRP. The data analysis revealed that the pedagogical obstacles are, in a marked way, the deprivation of technological devices by some students, impacting their participation in classes, and the return to activities, impacting on teacher-student interaction. Faced with this scenario, the subjects reported the use of strategies that are close to the bases of active methodologies, thus contracting remote teaching in which they sought to develop teaching strategies capable of meeting the demands of in-person teaching, a more expressive interaction between teacher and student, thus contributing to the construction of future knowledge about these methodologies used in the context of the pandemic.Universidade do Estado da BahiaBarreto, Antonio Geraldo da Silva SáCarvalho, Maria Rosileide Bezerra deSantana, Erivelton Nonato deSantos, Ediel Dias da Silva2024-05-28T13:41:59Z2024-05-28T13:41:59Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-29T03:00:29Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5454Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-29T03:00:29Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
Remote Teaching in the Pedagogical Residency Program: Challenges Experienced by Residents in a Public School in Alagoinhas, BA
title Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
spellingShingle Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
Santos, Ediel Dias da Silva
Educação
Programa Residência Pedagógica
Práxis Docente
Ensino Remoto
Entraves Pedagógicos
title_short Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
title_full Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
title_fullStr Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
title_full_unstemmed Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
title_sort Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
author Santos, Ediel Dias da Silva
author_facet Santos, Ediel Dias da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá
Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de
Santana, Erivelton Nonato de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ediel Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Programa Residência Pedagógica
Práxis Docente
Ensino Remoto
Entraves Pedagógicos
topic Educação
Programa Residência Pedagógica
Práxis Docente
Ensino Remoto
Entraves Pedagógicos
description No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-05-28T13:41:59Z
2024-05-28T13:41:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454
identifier_str_mv SANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149253771264