Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454 |
Resumo: | No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia. |
id |
UNEB-8_90b8c10d4e579eadb25b957948defff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5454 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BaRemote Teaching in the Pedagogical Residency Program: Challenges Experienced by Residents in a Public School in Alagoinhas, BAEducaçãoPrograma Residência PedagógicaPráxis DocenteEnsino RemotoEntraves PedagógicosNo contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.In the context of the pandemic caused by SARS-CoV-2, Education, in all countries around the world, was one of the most affected areas, due to social distancing measures, which reverberated in the adoption of strategies to carry out the teaching process and to learn, despite this limitation. Remote Teaching, one of the models used to enable continuity with classes, gave rise to the present study, which aims to analyze the obstacles to the experience of residents of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the Remote Teaching modality, in an Educational Institution of State Public Network of Alagoinhas, focused on Secondary Education and Professional Education. The methodology used was the Case Study in qualitative research, using a questionnaire. The research subjects were 04 students from the Degree Course in Biological Sciences Biology who participated as residents at the PRP. The data analysis revealed that the pedagogical obstacles are, in a marked way, the deprivation of technological devices by some students, impacting their participation in classes, and the return to activities, impacting on teacher-student interaction. Faced with this scenario, the subjects reported the use of strategies that are close to the bases of active methodologies, thus contracting remote teaching in which they sought to develop teaching strategies capable of meeting the demands of in-person teaching, a more expressive interaction between teacher and student, thus contributing to the construction of future knowledge about these methodologies used in the context of the pandemic.Universidade do Estado da BahiaBarreto, Antonio Geraldo da Silva SáCarvalho, Maria Rosileide Bezerra deSantana, Erivelton Nonato deSantos, Ediel Dias da Silva2024-05-28T13:41:59Z2024-05-28T13:41:59Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-29T03:00:29Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5454Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-29T03:00:29Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba Remote Teaching in the Pedagogical Residency Program: Challenges Experienced by Residents in a Public School in Alagoinhas, BA |
title |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
spellingShingle |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba Santos, Ediel Dias da Silva Educação Programa Residência Pedagógica Práxis Docente Ensino Remoto Entraves Pedagógicos |
title_short |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
title_full |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
title_fullStr |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
title_sort |
Ensino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba |
author |
Santos, Ediel Dias da Silva |
author_facet |
Santos, Ediel Dias da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de Santana, Erivelton Nonato de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ediel Dias da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Programa Residência Pedagógica Práxis Docente Ensino Remoto Entraves Pedagógicos |
topic |
Educação Programa Residência Pedagógica Práxis Docente Ensino Remoto Entraves Pedagógicos |
description |
No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 2024-05-28T13:41:59Z 2024-05-28T13:41:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ediel Dias da Silva. Ensino remoto no programa Residência Pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-BA. Orientador: Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto. 2023. 50f. Monografia(Licenciatura em Ciências Biológicas)- Departamento de Ciências Exatas da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2023. |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149253771264 |