Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luiza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira Avelino, Paulo Nunes, Rodrigues da Silva , Ana Lúcia, Miranda, José Roberto de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092
Resumo: O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.
id UECE-9_7cf3a153a969d747775d511f589cd8ec
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6092
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)Residência PedagógicaEnsino RemotoPrática DocenteO Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.EdUECE2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092/5986Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, LuizaPereira Avelino, Paulo Nunes Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa 2023-05-04T13:32:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6092Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:37Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
title Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
spellingShingle Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
Soares, Luiza
Residência Pedagógica
Ensino Remoto
Prática Docente
title_short Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
title_full Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
title_fullStr Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
title_full_unstemmed Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
title_sort Experiências vivenciadas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP)
author Soares, Luiza
author_facet Soares, Luiza
Pereira Avelino, Paulo Nunes
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
author_role author
author2 Pereira Avelino, Paulo Nunes
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luiza
Pereira Avelino, Paulo Nunes
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Ensino Remoto
Prática Docente
topic Residência Pedagógica
Ensino Remoto
Prática Docente
description O Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) busca aperfeiçoar a prática docente dos futuros professores, correlacionando teoria e prática educacionais dentro da escola. Assim, a integração dos residentes com a comunidade escolar possibilita a realização de um ensino de qualidade. Este relato de experiência foi desenvolvido com o objetivo de expor as contribuições adquiridas das vivências durante a participação como residente do PIRP, salientando as dificuldades encontradas em meio à pandemia da Covid-19 para realização das atividades de residente. A metodologia deste relato foi a realização de um estudo bibliográfico da literatura concernente com a temática. Os resultados obtidos a partir das experiências vivenciadas enquanto residente foram satisfatórios como contribuintes que potencializaram a formação da residente enquanto futura professora de Química. Ademais, foram realizadas atividades que exigiram uma participação efetiva, tais como a elaboração de questões sobre os conteúdos estudados e a produção de mapas conceituais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6092/5986
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luiza Soares, Paulo Nunes, Ana Lúcia , José Roberto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623777693696