Inclusão de alunos com deficiência no ensino médio: estudo de caso em Campo Formoso-Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joice Naiane de Sousa Costa Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/923
Resumo: O trabalho aqui apresentado trata dos resultados de um estudo em educação numa perspectiva qualitativa, inserindo-se num paradigma interpretativo, que reconhece e valoriza as subjetividades. Com o objetivo de compreender o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio da escola regular, e seu impacto na cultura escolar, utiliza o Estudo de Caso como método de pesquisa uma vez que a escola escolhida apresenta singularidades com relação à presença de alunos com deficiência, assim como é uma realidade particular em que se analisa a efetivação de políticas educacionais numa perspectiva inclusiva, a partir das representações sociais dos docentes. A escola em que se desenvolveu este estudo trata-se de uma instituição pública estadual localizada em Campo Formoso – Bahia, o Colégio Estadual Roberto Santos. Objetivou-se ainda contextualizar o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio da rede estadual em Campo Formoso-BA a partir da Política de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; identificar as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio; analisar como a rede estadual, particularmente o Colégio Estadual Roberto Santos tem, na perspectiva dos docentes, contemplado as demandas relacionadas à inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio; e, por fim, desenvolver, de forma colaborativa com os participantes da pesquisa, um Plano de Formação Docente Continuada, que favoreça ao processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Médio. Utilizou-se da revisão de literatura, entrevista semi-estruturada e observação participante para construção dos dados. Para análise dos dados construídos fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados dessa pesquisa revelam que ainda não se tem nesta instituição uma cultura escolar inclusiva e que as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência vão desde a compreensão desse processo como ausência do Estado, de formação profissional, de profissionais especializados, das famílias, até a apreensão desse processo numa perspectiva de normalidade, num movimento de comparação com os alunos que não têm deficiência, além disso, se percebe uma cultura escolar que invisibiliza os alunos com deficiência, uma inclusão que não se efetiva nas práticas, destacando-se a necessidade de outros autores e outras atuações para que a inclusão de fato e de direito se concretize. É perceptível ainda incompreensões das políticas para inclusão enquanto resultados de lutas pelo direito da pessoa com deficiência, como se este processo fosse proposição do Estado, que garante a vaga, porém não oferece subsídios materiais e humanos. A partir dos dados da pesquisa, em colaboração com os docentes, construiu-se um Plano de Formação Docente Continuada que se apresenta enquanto proposta de intervenção frente à realidade compreendida. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, tem-se a pretensão de colaborar com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio, contribuindo para que a escola pública, cada vez mais, seja um espaço de acolhimento da diversidade, em particular, dos alunos com deficiência.
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spelling Inclusão de alunos com deficiência no ensino médio: estudo de caso em Campo Formoso-BahiaInclusion of students with disabilities in high school: case study in Campo Formoso-BahiaInclusão escolar,Representações Sociais,Pessoa com deficiênciaCultura escolarO trabalho aqui apresentado trata dos resultados de um estudo em educação numa perspectiva qualitativa, inserindo-se num paradigma interpretativo, que reconhece e valoriza as subjetividades. Com o objetivo de compreender o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio da escola regular, e seu impacto na cultura escolar, utiliza o Estudo de Caso como método de pesquisa uma vez que a escola escolhida apresenta singularidades com relação à presença de alunos com deficiência, assim como é uma realidade particular em que se analisa a efetivação de políticas educacionais numa perspectiva inclusiva, a partir das representações sociais dos docentes. A escola em que se desenvolveu este estudo trata-se de uma instituição pública estadual localizada em Campo Formoso – Bahia, o Colégio Estadual Roberto Santos. Objetivou-se ainda contextualizar o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio da rede estadual em Campo Formoso-BA a partir da Política de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; identificar as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio; analisar como a rede estadual, particularmente o Colégio Estadual Roberto Santos tem, na perspectiva dos docentes, contemplado as demandas relacionadas à inclusão dos alunos com deficiência no ensino médio; e, por fim, desenvolver, de forma colaborativa com os participantes da pesquisa, um Plano de Formação Docente Continuada, que favoreça ao processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Médio. Utilizou-se da revisão de literatura, entrevista semi-estruturada e observação participante para construção dos dados. Para análise dos dados construídos fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados dessa pesquisa revelam que ainda não se tem nesta instituição uma cultura escolar inclusiva e que as representações sociais dos docentes sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência vão desde a compreensão desse processo como ausência do Estado, de formação profissional, de profissionais especializados, das famílias, até a apreensão desse processo numa perspectiva de normalidade, num movimento de comparação com os alunos que não têm deficiência, além disso, se percebe uma cultura escolar que invisibiliza os alunos com deficiência, uma inclusão que não se efetiva nas práticas, destacando-se a necessidade de outros autores e outras atuações para que a inclusão de fato e de direito se concretize. É perceptível ainda incompreensões das políticas para inclusão enquanto resultados de lutas pelo direito da pessoa com deficiência, como se este processo fosse proposição do Estado, que garante a vaga, porém não oferece subsídios materiais e humanos. A partir dos dados da pesquisa, em colaboração com os docentes, construiu-se um Plano de Formação Docente Continuada que se apresenta enquanto proposta de intervenção frente à realidade compreendida. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, tem-se a pretensão de colaborar com o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino médio, contribuindo para que a escola pública, cada vez mais, seja um espaço de acolhimento da diversidade, em particular, dos alunos com deficiência.The paper presented here deals with the results of a study on education in a qualitative perspective, inserting itself in an interpretative paradigm that recognizes and values the subjectivities. With the objective of understanding the process of inclusion of students with disabilities in the regular high school, and its impact on the school culture, it uses the Case Study as a research method since the chosen school presents singularities regarding the presence of students with disabilities, as well as a particular reality in which the effectiveness of educational policies is analyzed in an inclusive perspective, based on the social representations of teachers. The school in which this study was developed is a state public institution located in Campo Formoso - Bahia, the Roberto Santos State College. It was also aimed to contextualize the process of inclusion of students with disabilities in the high school of the state network in Campo Formoso-BA from the Special Education Policy in the Perspective of Inclusion; to identify the social representations of teachers about the process of inclusion of students with disabilities in High School; to analyze how the state network, particularly the Roberto Santos State College, has, from the perspective of teachers, contemplated the demands related to the inclusion of students with disabilities in high school; and, finally, to develop, in a collaborative way with the participants of the research, a Continuing Teacher Training Plan, which favors the process of inclusion of students with disabilities in High School. It was used the literature review, semi-structured interview and participant observation for data construction. In order to analyze the constructed data, it made use of the content analysis proposed by Lawrence Bardin. The results of this research reveal that an inclusive school culture has not yet been developed in this institution and that the teachers' social representations about the inclusion process of students with disabilities range from the understanding of this process, such as absence of the State, professional training, specialized professionals , from the families to the apprehension of this process in a normality perspective, in a movement of comparison with the students who do not have a disability, in addition, if one perceives a school culture that makes students with disabilities invisible, an inclusion that is not effective in the practices, highlighting the need for other authors and other actions so that the inclusion of fact and law becomes concrete. It is noticeable yet misunderstanding of policies for inclusion as results of struggles for the rights of persons with disabilities, as if this process were a proposal of the State, which guarantees the vacancy, but does not offer material and human subsidies. Based on the research data, in collaboration with the teachers, a Plan for Continuing Teacher Training was developed that presents itself as a proposal for intervention in the face of the reality understood. Based on the development of this research, the intention is to collaborate with the process of inclusion of students with disabilities in High School, contributing to the public school, increasingly, being a space to welcome diversity, in particular, the students with disabilities.Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteSalvadori, Juliana CristinaRios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoMiranda, Theresinha GuimarãesSantos, Joice Naiane de Sousa Costa Santos2018-12-20T11:49:44Z2018-12-20T11:49:44Z2017-01-20info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Joice Naiane de Sousa Costa Santos. Inclusão de alunos com deficiência no ensino médio: estudo de caso em Campo Formoso-Bahia. Orientador: Jerônimo Jorge C. Silva. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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