Modelo diagnóstico da formação digital nos cursos públicos de ciências contábeis brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Abmael da Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5424
Resumo: A formação inicial em Ciências Contábeis (CC), na contemporaneidade, implica saberes digitais que assegurem seu equilíbrio sistêmico. Isto requer formação digital, que geralmente resulta da relação entre saberes dos aprendentes, sua prática e condições digitais objetivas. Nesse sentido, buscou-se avaliar a formação digital nos Cursos de Ciências Contábeis, partindo de índices construídos com base em suas condições promotoras. Por isso, objetivou-se identificá-las e construir índices de: condições digitais objetivas (ICDO); saberes digitais (ISD); prática digital (IPD) a partir da percepção de professores e alunos. Contextualmente, em uma sociedade organizada em redes, justifica-se esta pesquisa pelo fato de parte das tarefas do contador ter sofrido digitalização, ficando mais difícil pensar numa maneira diversa de trabalhar informações e inteligências patrimoniais, sem se tornar um cidadão digital, numa cultura cujo domínio tecnológico é tão importante quanto sua forma de pensar, agir, ser ou estar. Por isso, alunos aparentam sentir falta de uma formação digital, certo despreparo ou inépcia em algumas técnicas, ao mesmo tempo em que observam diferenças tecnológicas entre atividades desenvolvidas no âmbito laboral e acadêmico, ampliando suas queixas. Epistemologicamente se localiza na área da Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, especificamente no âmbito da formação inicial em CC. Metodologicamente ancorada no paradigma realista e construtivista, com dados e análises qualitativas e quantitativas, pela lógica indutiva, com natureza teórico empírica, e objetivos explicativos. Procedimentalmente foram realizados múltiplos estudos de casos, com apoio em Survey, pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Houve coleta de documentos de domínio público e opiniões mediante Check List Digital, Questionário misto eletrônico. Para triangulação analítica houve o emprego deEstatística Simples e Nine Box. O universo amostral incluiu 193 cursos de CC em 94 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), no período de 2022/23; 78 Projetos Pedagógicos, 1.162 professores e 41.752 alunos, em amostra sistemática, por adesão e disponibilidade. Destacam-se três categorias de análise: Saber digital, Prática Digital e Condições Digitais Objetivas. A formação digital nos cursos de CC, ofertados pelas IPES brasileiras em 2023, foi avaliada segundo o julgamento de alunos, professores e pesquisador, expressos nos índices nacionais: ISD = 3,55 médio; IPD = 3,26; ICDO = 2,61, equivalente ao índice de formação digital (IFD) de 30,21. Num intervalo de confiança de 95% que vai de 0,004 a 0,7; erro padrão varia de 0,002 a 0,36 referindo-se à precisão das médias. O IFD indica atendimento parcial das expectativas (calibradas no mundo do trabalho) de alunos e professores, quanto à prática e saberes digitais, mas insuficiente para condições digitais objetivas. Portanto, há espaço para ampliação em quantidade e qualidade de atividades digitais para alcançar nível de excelência, orientados conforme quadro de interpretação. Esta pesquisa alcançou seus objetivos e respondeu aos problemas levantados, corroborando sua tese.
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Contextualmente, em uma sociedade organizada em redes, justifica-se esta pesquisa pelo fato de parte das tarefas do contador ter sofrido digitalização, ficando mais difícil pensar numa maneira diversa de trabalhar informações e inteligências patrimoniais, sem se tornar um cidadão digital, numa cultura cujo domínio tecnológico é tão importante quanto sua forma de pensar, agir, ser ou estar. Por isso, alunos aparentam sentir falta de uma formação digital, certo despreparo ou inépcia em algumas técnicas, ao mesmo tempo em que observam diferenças tecnológicas entre atividades desenvolvidas no âmbito laboral e acadêmico, ampliando suas queixas. Epistemologicamente se localiza na área da Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, especificamente no âmbito da formação inicial em CC. Metodologicamente ancorada no paradigma realista e construtivista, com dados e análises qualitativas e quantitativas, pela lógica indutiva, com natureza teórico empírica, e objetivos explicativos. Procedimentalmente foram realizados múltiplos estudos de casos, com apoio em Survey, pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Houve coleta de documentos de domínio público e opiniões mediante Check List Digital, Questionário misto eletrônico. Para triangulação analítica houve o emprego deEstatística Simples e Nine Box. O universo amostral incluiu 193 cursos de CC em 94 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), no período de 2022/23; 78 Projetos Pedagógicos, 1.162 professores e 41.752 alunos, em amostra sistemática, por adesão e disponibilidade. Destacam-se três categorias de análise: Saber digital, Prática Digital e Condições Digitais Objetivas. A formação digital nos cursos de CC, ofertados pelas IPES brasileiras em 2023, foi avaliada segundo o julgamento de alunos, professores e pesquisador, expressos nos índices nacionais: ISD = 3,55 médio; IPD = 3,26; ICDO = 2,61, equivalente ao índice de formação digital (IFD) de 30,21. Num intervalo de confiança de 95% que vai de 0,004 a 0,7; erro padrão varia de 0,002 a 0,36 referindo-se à precisão das médias. O IFD indica atendimento parcial das expectativas (calibradas no mundo do trabalho) de alunos e professores, quanto à prática e saberes digitais, mas insuficiente para condições digitais objetivas. Portanto, há espaço para ampliação em quantidade e qualidade de atividades digitais para alcançar nível de excelência, orientados conforme quadro de interpretação. Esta pesquisa alcançou seus objetivos e respondeu aos problemas levantados, corroborando sua tese.Initial training in Accounting Sciences (AS), in contemporary times, involves digital knowledge that ensures its systemic balance. This requires digital training, which generally results from the relationship between learners' knowledge, their practice, and objective digital conditions. In this sense, it was sought to evaluate digital training in Accounting Sciences Courses, through constructed indices based on their promoting conditions. Therefore, it aimed to identify them and build indices of objective digital conditions (ODCI); digital knowledge (DKI); digital practice (DPI) from teachers’ and students’ perception. Contextually, in a network organized society, this research is justified by the fact that part of the accountant's tasks has undergone digitalization, making more difficult to think of working with information and asset intelligence in a different way, without becoming a digital citizen, in a culture whose technological mastery is as important as your way of thinking, acting or being. This is why students seem to feel the lack of digital training, a certain lack of preparation or ineptitude in some techniques, at the same time they observe technological differences between the activities developed at work and at university, amplifying their complaints. Epistemologically, it takes place in Education, Curriculum and Technological Processes, specifically within the scope of initial training in AS. Methodologically anchored in the realistic and constructivist paradigm, with qualitative and quantitative data and analyses, by inductive logic, with an empirical theoretical nature, and explanatory objectives. Procedurally, multiple case studies were carried out, supported by survey, documental and bibliographical research. Public domain documents and opinions were collected using a Digital Check List and electronic mixed questionnaire. For analytical triangulation, Simple Statistics and Nine Box were used. The sample universe included 193 AS courses in 94 Public Higher Education Institutions (PHEI), in 2022/23; 78 Pedagogical Projects, 1,162 teachers and 41,752 students, in a systematic sample, based on adhesion and availability. There were 3 categories of analysis: Digital Knowledge, Digital Practice and Objective Digital Conditions. The digital training of AS courses, offered by Brazilian PHEI in 2023, was evaluated according to the students’, teachers’, and researcher’s judgment, it was reduced and expressed in national indices: ISD = 3.55 average; IPD = 3.26 ICDO = 2.61, equivalent to the digital training index (DTI) of 30.21. In a 95% confidence interval that goes from 0.004 to 0.7; standard error varies from 0.002 to 0.36 referring to the precision of the averages. The DTI indicates partial fulfilment of the students’ and teachers’ expectations (calibrated in the world of work), concerned to digital practice and knowledge, but insufficient for objective digital conditions. Therefore, there is room to expand the quantity and quality of digital activities, to achieve a level of excellence, guided according to the interpretation framework. This research reached its objectives and answered the problems raised, corroborating its thesis. Keywords: Digital knowledge; Digital practice; Objective digital conditions; Digital training; Accounting Sciences.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)Nonato, Emanuel do Rosário SantosSales, Mary Valda SouzaSlomski, Vilma GeniSilva Neto, Arlindino NogueiraAlbuquerque, Jader Cristiano Magalhães deFarias, Abmael da Cruz2024-05-16T19:06:34Z2024-05-16T19:06:34Z2023-09-29info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfFARIAS, Abmael da Cruz. Modelo diagnóstico da formação digital nos cursos públicos de ciências contábeis brasileiros. Orientador: Emanuel do Rosário Santos Nonato. 2023. 337f.Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) -Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5424porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-17T03:00:23Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5424Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-17T03:00:23Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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