Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bichara, Said, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598
Resumo: Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
id UNICAMP-30_fdcedfa982aa1629687d7c420ce785f0
oai_identifier_str oai::1161626
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola DigitalPortuguese Language digital resources : analysis of learning objects on the Escola Digital platformEscola DigitalObjetos digitais de aprendizagemObjetos de aprendizagemCuradoriaEscola DigitalDigital learning objectsLearning objectsCuratorshipOrientador: Jacqueline Peixoto BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação, de caráter descritivo e documental, está inserida do campo da Linguística Aplicada, mais especificamente na área de Linguagens e Educação, e tem como objetivos gerais analisar como são os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental da plataforma Escola Digital e avaliar em que medida eles podem apoiar o ensino-aprendizagem dessa língua na perspectiva defendida pelos documentos curriculares oficiais, no caso a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018b) ou BNCC. Com a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas escolas e a mudança de paradigmas na Educação, novas concepções de desenvolvimento de recursos didáticos começam a surgir, dentre eles os objetos de aprendizagem que, segundo Wiley (2000), são recursos digitais passíveis de reutilização, criados para darem suporte à aprendizagem. No entanto, diante da quantidade de ODA que é disponibilizada nas redes, grande parte deles em repositórios e referatórios, é importante, por um lado, entender a natureza desses objetos e, por outro, disponibilizar para professores e alunos indicadores da qualidade pedagógica e técnica desses objetos, bem como das possibilidades de uso que eles apresentam. Para isso, a análise neste trabalho foi dividida em três blocos de questões: as relativas à composição dos ODA, à curadoria deles e ao seu uso. Essa análise mostrou que a maior parte dos ODA de Língua Portuguesa do 6ºano curados na plataforma Escola Digital são do tipo vídeo e primam por uma perspectiva mais tradicional de exposição e memorização do conteúdo. São poucos aqueles que propiciam um trabalho mais articulado às práticas linguagem. O ponto que se destacou foi a centralidade dada a conteúdos gramaticais, com ODA que possuem uma perspectiva de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa mais descritiva, quando não prescritiva, o que vai na contramão do que preconiza o documento curricular nacional. Além disso, há uma ínfima curadoria de ODA que trabalham gênero, variação linguística, vocabulário e análise linguística. Em relação ao processo de curadoria da plataforma, observou-se que, embora a plataforma tenha desenvolvido um padrão de metadados próprio e bem estruturado, na prática há ainda muitos ODA com metadados não preenchidos, com informações imprecisas e por vezes inadequadas. Por exemplo, encontram-se alguns ODA cuja descrição da habilidade indicada na BNCC não condiz com o trabalho proposto pelo objeto. E, por fim, quanto ao uso dos ODA na plataforma, identificou-se que o usuário tem uma participação bastante ativa, podendo avaliar, comentar, compartilhar e enviar sugestões de ODAAbstract: This dissertation, of documentary research nature, is placed in the Applied Linguistics field, more precisely in Language and Education. As general objectives, this study aimed to analyze the sixth-grade Portuguese language Learning Objects and also assess how the Learning Objects can support the official curriculum resources in the Portuguese teaching-learning process: Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). New designs of teaching resources development begin to emerge since the incorporation of new information and communication technologies in schools and their changes of paradigms in education. Among them the learning objects are "any digital resource that can be reused to support learning", according to Wiley (2000, p. 3). Despite there being a certain amount of Learning Objects available on the Internet, a large part of them are in Learning Objects Repositories. It is important, on one hand, to understand the nature of these objects and, on the other hand, to provide technical and educational quality indicators of these objects and also their application possibilities. The analysis was structured into three blocks of questions: the learning objects itself, the learning objects curation and the use of learning objects by platform users. The analysis showed that most learning objects curated for the sixth-grade Portuguese language students on the Escola Digital platform are videos and they emphasize traditional perspectives of exposure and memorization of the content. Few of them provide a more articulate work to language practices. During the process, the centrality given to the grammar content is really a thing to hold the attention. With learning objects, the perspective of teaching and learning in Portuguese language is more descriptive, or even prescriptive, which goes against what the national curriculum document guides us to. In addition, the tiny curation of learning objects that work on genres, linguistic variation, vocabulary and linguistic analysis, according to the official document. About the platform's curatorial process, it was observed that although the platform has developed its own standard metadata, in practice, there are many learning objects with unfilled metadata, inaccurate or inadequate information. For example, some demanded skills in the national curriculum are not taken or don¿t match with the proposal itself. Finally, we could identify that the users of learning objects on the platform have an active participation, being able to evaluate, comment and share learning objects suggestionsMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Araújo, Nukácia Meyre SilvaRojo, Roxane Helena RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBichara, Said, 1988-20202020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598BICHARA, Said. Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital . 2020. 1 recurso online ( 178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161626Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T14:53:37Zoai::1161626Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-08T14:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
Portuguese Language digital resources : analysis of learning objects on the Escola Digital platform
title Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
spellingShingle Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
Bichara, Said, 1988-
Escola Digital
Objetos digitais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Curadoria
Escola Digital
Digital learning objects
Learning objects
Curatorship
title_short Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
title_full Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
title_fullStr Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
title_full_unstemmed Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
title_sort Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital
author Bichara, Said, 1988-
author_facet Bichara, Said, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
Araújo, Nukácia Meyre Silva
Rojo, Roxane Helena Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bichara, Said, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Digital
Objetos digitais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Curadoria
Escola Digital
Digital learning objects
Learning objects
Curatorship
topic Escola Digital
Objetos digitais de aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Curadoria
Escola Digital
Digital learning objects
Learning objects
Curatorship
description Orientador: Jacqueline Peixoto Barbosa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598
BICHARA, Said. Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital . 2020. 1 recurso online ( 178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598
identifier_str_mv BICHARA, Said. Recursos digitais de Língua Portuguesa : análise dos objetos digitais de aprendizagem da plataforma Escola Digital . 2020. 1 recurso online ( 178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640598. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161626
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 178 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169960845312