Maria “Filipa” presente!: análise de construção de memórias e participação de Maria Filipa nos livros didáticos de história do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Lucineide Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4657
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a maneira como os livros didáticos de História do Ensino Médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), retratam a memória de Maria Felipa de Oliveira (?-1873), mulher de origem pobre, negra, pescadora, marisqueira, capoeirista que participou de modo aguerrido, no período do processo de Independência do Brasil, na chamada Guerra da Independência (1822-1824). Para tanto, foram analisados os capítulos de livros didáticos que versam sobre o processo da Independência das obras que compõem as coleções de maior predileção dos professores, distribuídas pela PNLD/2018. Na primeira parte dessa pesquisa, refletimos sobre a função do livro didático e, em especial, daqueles voltados ao ensino de História, como instrumento de poder, sua relação com o currículo e a legislação, voltados para o combate ao racismo e à promoção da educação étnico-racial. Em seguida, por meio de um breve percurso histórico, abordamos a criação do PNLD, bem como analisamos os documentos reguladores que norteiam a escolha dos livros didáticos aprovados e distribuídos pelo PNLD/2018: o edital e os guias voltados para o ensino de História. Na segunda parte, tendo como aporte teórico os estudos de especialistas, refletimos sobre o papel da teorização feminista e das lutas das mulheres negras. Logo apresentamos um diálogo com os teóricos em memória, identidade e representação, analisamos os fatores que geraram o silenciamento/esquecimento dos feitos de Maria Felipa de Oliveira nas lutas contra o colonialismo lusitano. Em seguida, baseando-nos na metodologia da Nova História, apresentamos os resultados da minuciosa pesquisa documental, realizada em repositórios digitais e outros acervos, apresentamos os feitos de Maria Felipa, prestando-lhe o devido reconhecimento, revelando-a para além do imaginário popular regional. E, na última parte, retratamos a análise da busca pela representação de nossa personagem e suas façanhas nos conteúdos da História da Independência do Brasil nos três livros didáticos selecionados. A metodologia utilizada foi baseada na identificação e análise de imagens e textos que apresentassem alguma abordagem sobre a temática recortada na presente pesquisa. A partir do que foi analisado, identificamos que nos conteúdos dos capítulos dos referidos livros didáticos a representação da memória de Maria Felipa de Oliveira e sua participação nas lutas pela Independência, ainda que guardada e recontada aos longos dos anos pela memória dos itaparicanos, continua, infelizmente, em grande parte, silenciada e esquecida, ou seja a mulher negra, como sujeito ativo na constituição da historiografia de nosso país, ainda continua negligenciada nos livros didáticos analisados e, ainda, arriscamos dizer que em outros tantos volumes de semelhante abordagem.
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Na primeira parte dessa pesquisa, refletimos sobre a função do livro didático e, em especial, daqueles voltados ao ensino de História, como instrumento de poder, sua relação com o currículo e a legislação, voltados para o combate ao racismo e à promoção da educação étnico-racial. Em seguida, por meio de um breve percurso histórico, abordamos a criação do PNLD, bem como analisamos os documentos reguladores que norteiam a escolha dos livros didáticos aprovados e distribuídos pelo PNLD/2018: o edital e os guias voltados para o ensino de História. Na segunda parte, tendo como aporte teórico os estudos de especialistas, refletimos sobre o papel da teorização feminista e das lutas das mulheres negras. Logo apresentamos um diálogo com os teóricos em memória, identidade e representação, analisamos os fatores que geraram o silenciamento/esquecimento dos feitos de Maria Felipa de Oliveira nas lutas contra o colonialismo lusitano. Em seguida, baseando-nos na metodologia da Nova História, apresentamos os resultados da minuciosa pesquisa documental, realizada em repositórios digitais e outros acervos, apresentamos os feitos de Maria Felipa, prestando-lhe o devido reconhecimento, revelando-a para além do imaginário popular regional. E, na última parte, retratamos a análise da busca pela representação de nossa personagem e suas façanhas nos conteúdos da História da Independência do Brasil nos três livros didáticos selecionados. A metodologia utilizada foi baseada na identificação e análise de imagens e textos que apresentassem alguma abordagem sobre a temática recortada na presente pesquisa. A partir do que foi analisado, identificamos que nos conteúdos dos capítulos dos referidos livros didáticos a representação da memória de Maria Felipa de Oliveira e sua participação nas lutas pela Independência, ainda que guardada e recontada aos longos dos anos pela memória dos itaparicanos, continua, infelizmente, em grande parte, silenciada e esquecida, ou seja a mulher negra, como sujeito ativo na constituição da historiografia de nosso país, ainda continua negligenciada nos livros didáticos analisados e, ainda, arriscamos dizer que em outros tantos volumes de semelhante abordagem.The present work aims to analyze how the textbooks of History of Secondary Education, distributed by the National Textbook Program (PNLD/2018), portray the memory of Maria Felipa de Oliveira (?-1873) , a woman from poor backgrounds, black , fisherwoman, shellfish collector, capoeirista who participated in a fierce way, in the period of the process of Independence of Brazil, in the so-called War of Independence (1822-1824). For this purpose, the chapters of textbooks that deal with the process of the Independence of Brazil of the works that make up the collections most preferred by teachers, distributed by PNLD/2018, were analyzed. In the first part of this research, we reflect on the function of the textbook and, in particular, those aimed at teaching History, as an instrument of power, its relationship with the curriculum and legislation, aimed at combating racism and promoting education. ethnic racial. Then, through a brief historical journey, we approach the creation of the PNLD, as well as analyze the regulatory documents that guide the choice of textbooks approved and distributed by the PNLD/2018: the public notice and the guides aimed at teaching History. In the second part, using specialist studies as theoretical support, we reflect on the role of feminist theorizing and the struggles of black women. Then we present a dialogue with theorists in memory, identity and representation, we analyze the factors that generated the silencing/forgetting of Maria Felipa de Oliveira's achievements in the struggles against Portuguese colonialism. Then, based on the New History methodology, we present the results of the meticulous documentary research, carried out in digital repositories and other collections, we present the achievements of Maria Felipa, giving her due recognition, revealing her beyond the popular imagination regional. And, in the last part, we portray the analysis of the search for the representation of our character and his exploits in the contents of the History of the Independence of Brazil in the three selected textbooks. The methodology used was based on the identification and analysis of images and texts that presented some approach to the theme selected in this research. From what was analyzed, we identified that in the contents of the chapters of the mentioned textbooks, the representation of the memory of Maria Felipa de Oliveira and her participation in the struggles for Independence, although kept and retold over the years by the memory of the Itaparicanos, continues, unfortunately, largely silenced and forgotten, that is, the black woman, as an active subject in the constitution of the historiography of our country, still remains neglected in the textbooks analyzed and, even, we dare say that in many other volumes with a similar approach.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeVieira Filho, Raphael RodriguesMoura, Milton AraujoFernandes, Mille Caroline RodriguesCardoso, Cláudia PonsVieira, Lucineide Santos2023-06-21T20:21:39Z2023-06-21T20:21:39Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, Lucineide Santos. Maria “Filipa” presente!: análise de construção de memórias e participação de Maria Filipa nos livros didáticos de história do ensino médio. Orientador: Raphael Rodrigues Vieira Filho. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Salvador, 2022.https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4657porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:33:36Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4657Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:33:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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