Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5402 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou identificar como se manifestam os traços de personalidade narcisista em estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI) que consiste em um instrumento psicométrico de autorrelato, composto por 40 itens contendo afirmações narcisistas e não narcisistas. Para a avaliação do NPI foi adotado o modelo de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O Levantamento envolveu 187 acadêmicos que participaram de um congresso regional. Nos testes das hipóteses foi utilizado o Teste de Correlação para as variáveis: idade e narcisismo; e o teste t de Student para as vaiáveis: gênero, tipo de instituição de ensino superior e narcisismo. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes apresentaram características marcantes de autoridade e exibicionismo; os homens são mais narcisistas que as mulheres e os participantes das IES privadas apresentaram média narcisista maior que os estudantes de IES públicas. O estudo foi motivado em virtude da necessidade de entender as implicações do narcisismo no processo de ensinoaprendizagem em Contabilidade, uma vez que este tema é pouco explorado no contexto nacional, principalmente em pesquisas referentes à área Contábil. Além de trazer subsídios teóricos para discussões no meio acadêmico sobre a temática: perfil dos estudantes e Narcisismo, este estudo contribui especificamente com os educadores em adaptar a metodologia de ensino ao perfil dos alunos. |
id |
UNEB-8_af51022c39722238e5944abf6c25e9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5402 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinosNarcissistic personality traits in the context of accounting education: a study with northeastern studentsNarcisismoPerfil EstudantesContabilidadeEsta pesquisa buscou identificar como se manifestam os traços de personalidade narcisista em estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI) que consiste em um instrumento psicométrico de autorrelato, composto por 40 itens contendo afirmações narcisistas e não narcisistas. Para a avaliação do NPI foi adotado o modelo de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O Levantamento envolveu 187 acadêmicos que participaram de um congresso regional. Nos testes das hipóteses foi utilizado o Teste de Correlação para as variáveis: idade e narcisismo; e o teste t de Student para as vaiáveis: gênero, tipo de instituição de ensino superior e narcisismo. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes apresentaram características marcantes de autoridade e exibicionismo; os homens são mais narcisistas que as mulheres e os participantes das IES privadas apresentaram média narcisista maior que os estudantes de IES públicas. O estudo foi motivado em virtude da necessidade de entender as implicações do narcisismo no processo de ensinoaprendizagem em Contabilidade, uma vez que este tema é pouco explorado no contexto nacional, principalmente em pesquisas referentes à área Contábil. Além de trazer subsídios teóricos para discussões no meio acadêmico sobre a temática: perfil dos estudantes e Narcisismo, este estudo contribui especificamente com os educadores em adaptar a metodologia de ensino ao perfil dos alunos.This study sought to identify how narcissistic personality traits manifest themselves in Accounting students. To this end, the Narcissistic Personality Inventory (NPI) was used, which consists of a self-report psychometric instrument made up of 40 items containing narcissistic and non-narcissistic statements. The two-parameter Item Response Theory (IRT) model was used to assess the NPI. The survey involved 187 academics attending a regional congress. The hypotheses were tested using the correlation test for the variables: age and narcissism; and Student's t-test for the variables: gender, type of higher education institution and narcissism. The results showed that the students had marked characteristics of authority and exhibitionism; men are more narcissistic than women and the participants from private HEIs had a higher narcissistic average than the students from public HEIs. The study was motivated by the need to understand the implications of narcissism in the teaching-learning process in Accounting, since this topic is little explored in the national context, especially in research related to the Accounting area. As well as providing theoretical support for academic discussions on the subject of student profiles and narcissism, this study specifically helps educators to adapt their teaching methodology to the students' profiles.Universidade do Estado da BahiaLima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano LealD’Souza, Márcia FigueredoSouza, Ariel Antônio Conceição de2024-05-13T13:19:24Z2024-05-13T13:19:24Z2015-10-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSOUZA, Ariel Antônio Conceição de. Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com estudantes nordestinos. Orientador: Raimundo Nonato Lima Filho. 2015. 31fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2015https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5402porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5402Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos Narcissistic personality traits in the context of accounting education: a study with northeastern students |
title |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
spellingShingle |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos Souza, Ariel Antônio Conceição de Narcisismo Perfil Estudantes Contabilidade |
title_short |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
title_full |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
title_fullStr |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
title_full_unstemmed |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
title_sort |
Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com alunos nordestinos |
author |
Souza, Ariel Antônio Conceição de |
author_facet |
Souza, Ariel Antônio Conceição de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal D’Souza, Márcia Figueredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ariel Antônio Conceição de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narcisismo Perfil Estudantes Contabilidade |
topic |
Narcisismo Perfil Estudantes Contabilidade |
description |
Esta pesquisa buscou identificar como se manifestam os traços de personalidade narcisista em estudantes de Ciências Contábeis. Para tanto, utilizou o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI) que consiste em um instrumento psicométrico de autorrelato, composto por 40 itens contendo afirmações narcisistas e não narcisistas. Para a avaliação do NPI foi adotado o modelo de dois parâmetros da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O Levantamento envolveu 187 acadêmicos que participaram de um congresso regional. Nos testes das hipóteses foi utilizado o Teste de Correlação para as variáveis: idade e narcisismo; e o teste t de Student para as vaiáveis: gênero, tipo de instituição de ensino superior e narcisismo. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes apresentaram características marcantes de autoridade e exibicionismo; os homens são mais narcisistas que as mulheres e os participantes das IES privadas apresentaram média narcisista maior que os estudantes de IES públicas. O estudo foi motivado em virtude da necessidade de entender as implicações do narcisismo no processo de ensinoaprendizagem em Contabilidade, uma vez que este tema é pouco explorado no contexto nacional, principalmente em pesquisas referentes à área Contábil. Além de trazer subsídios teóricos para discussões no meio acadêmico sobre a temática: perfil dos estudantes e Narcisismo, este estudo contribui especificamente com os educadores em adaptar a metodologia de ensino ao perfil dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-30 2024-05-13T13:19:24Z 2024-05-13T13:19:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ariel Antônio Conceição de. Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com estudantes nordestinos. Orientador: Raimundo Nonato Lima Filho. 2015. 31fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2015 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5402 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ariel Antônio Conceição de. Traços de personalidade narcisista no contexto do ensino contábil: um estudo com estudantes nordestinos. Orientador: Raimundo Nonato Lima Filho. 2015. 31fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2015 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150568685568 |