As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia Andrade dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398
Resumo: A pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
id UNEB-8_b113a3fa18af5977d583e59d05e56d19
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5398
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.The difficulties faced by pedagogy students in producing academic texts during their university studies.Escrita acadêmicaFormação acadêmicaCurso de pedagogiaA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.The aim of the research presented was to identify and analyze the difficulties faced by Pedagogy students in producing academic texts during their university education, based on the written production itself, in its entirety, to be understood and interpreted explicitly. With these assumptions analyzed, it became clear that the difficulties are immense and that they do not exist only in academic training, that challenges and difficulties are always present at different stages of people's lives. Whether in initial schooling, high school or undergraduate studies; in short, in all the stages necessary for the written production that comes from critical and academic reading. We used a questionnaire and a semi-structured interview as data collection tools. The research subjects were 30 students on the Pedagogy course at Campus VII - UNEB. The theoretical basis of this work is based on authors such as Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), among others. In this way, we sought to discuss the main factors that cause or do not help to improve the practice of writing during each subject's university education.Universidade do Estado da BahiaSouza, Pascoal Eron Santos deCarneiro, Rita de Cássia OliveiraDias, Ana Maria CamposSantos, Letícia Andrade dos2024-05-10T22:44:22Z2024-05-10T22:44:22Z2012-08-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:29Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5398Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:29Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
The difficulties faced by pedagogy students in producing academic texts during their university studies.
title As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
spellingShingle As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
Santos, Letícia Andrade dos
Escrita acadêmica
Formação acadêmica
Curso de pedagogia
title_short As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
title_full As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
title_fullStr As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
title_full_unstemmed As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
title_sort As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
author Santos, Letícia Andrade dos
author_facet Santos, Letícia Andrade dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Pascoal Eron Santos de
Carneiro, Rita de Cássia Oliveira
Dias, Ana Maria Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Letícia Andrade dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Formação acadêmica
Curso de pedagogia
topic Escrita acadêmica
Formação acadêmica
Curso de pedagogia
description A pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-17
2024-05-10T22:44:22Z
2024-05-10T22:44:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398
identifier_str_mv SANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149114310656