As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398 |
Resumo: | A pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito. |
id |
UNEB-8_b113a3fa18af5977d583e59d05e56d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5398 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.The difficulties faced by pedagogy students in producing academic texts during their university studies.Escrita acadêmicaFormação acadêmicaCurso de pedagogiaA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.The aim of the research presented was to identify and analyze the difficulties faced by Pedagogy students in producing academic texts during their university education, based on the written production itself, in its entirety, to be understood and interpreted explicitly. With these assumptions analyzed, it became clear that the difficulties are immense and that they do not exist only in academic training, that challenges and difficulties are always present at different stages of people's lives. Whether in initial schooling, high school or undergraduate studies; in short, in all the stages necessary for the written production that comes from critical and academic reading. We used a questionnaire and a semi-structured interview as data collection tools. The research subjects were 30 students on the Pedagogy course at Campus VII - UNEB. The theoretical basis of this work is based on authors such as Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), among others. In this way, we sought to discuss the main factors that cause or do not help to improve the practice of writing during each subject's university education.Universidade do Estado da BahiaSouza, Pascoal Eron Santos deCarneiro, Rita de Cássia OliveiraDias, Ana Maria CamposSantos, Letícia Andrade dos2024-05-10T22:44:22Z2024-05-10T22:44:22Z2012-08-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:29Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5398Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:29Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. The difficulties faced by pedagogy students in producing academic texts during their university studies. |
title |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
spellingShingle |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. Santos, Letícia Andrade dos Escrita acadêmica Formação acadêmica Curso de pedagogia |
title_short |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
title_full |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
title_fullStr |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
title_full_unstemmed |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
title_sort |
As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária. |
author |
Santos, Letícia Andrade dos |
author_facet |
Santos, Letícia Andrade dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Pascoal Eron Santos de Carneiro, Rita de Cássia Oliveira Dias, Ana Maria Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Letícia Andrade dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita acadêmica Formação acadêmica Curso de pedagogia |
topic |
Escrita acadêmica Formação acadêmica Curso de pedagogia |
description |
A pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-17 2024-05-10T22:44:22Z 2024-05-10T22:44:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Letícia Andrade dos. As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia durante a formação universitária. Orientador: Pascoal Eron Santos de Souza. 2012. 55fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim -BA, 2012. |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149114310656 |