CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132160 |
Resumo: | O interesse no turismo como área de estudo, cresceu ao longo do tempo no espaço acadêmico. A questão da formação do profissional de turismo é um dos assuntos que recorrentemente é debatido nesse contexto. Nesse sentido, pesquisar sobre a formação acadêmica do docente dos cursos de turismo denota a preocupação de conhecer quem é esse professor que atua nessa área do ensino superior. Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta dados sobre a formação acadêmica de 96 docentes pertencentes a 7 cursos superiores de Turismo do Rio Grande do Sul. Foi utilizado como fonte de dados no estudo, o portal do MEC-Sistema-e-MEC, plataforma lattes do CNPq e informações disponibilizadas na Website das instituições investigadas. Os resultados encontrados apontam que apenas em torno de 20% dos docentes pesquisados possuem formação em nível de graduação ou de pós-graduação em nível stricto sensu, na área de turismo. Esses dados trazem reflexões e apontam desafios para essa formação, pois o que se espera do docente no ensino superior é conhecimento do contexto e especificidades em que a atividade profissional se desenvolve, de modo a poder partilhar com os alunos a possibilidade de uma intervenção criteriosa e eficaz nessa realidade, o que em última instância é o objetivo da formação superior. |
id |
UFSC_6a6889429d139ee2d513b819a380f627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132160 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTESCursos de Turismo- docentes- formação acadêmica.O interesse no turismo como área de estudo, cresceu ao longo do tempo no espaço acadêmico. A questão da formação do profissional de turismo é um dos assuntos que recorrentemente é debatido nesse contexto. Nesse sentido, pesquisar sobre a formação acadêmica do docente dos cursos de turismo denota a preocupação de conhecer quem é esse professor que atua nessa área do ensino superior. Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta dados sobre a formação acadêmica de 96 docentes pertencentes a 7 cursos superiores de Turismo do Rio Grande do Sul. Foi utilizado como fonte de dados no estudo, o portal do MEC-Sistema-e-MEC, plataforma lattes do CNPq e informações disponibilizadas na Website das instituições investigadas. Os resultados encontrados apontam que apenas em torno de 20% dos docentes pesquisados possuem formação em nível de graduação ou de pós-graduação em nível stricto sensu, na área de turismo. Esses dados trazem reflexões e apontam desafios para essa formação, pois o que se espera do docente no ensino superior é conhecimento do contexto e especificidades em que a atividade profissional se desenvolve, de modo a poder partilhar com os alunos a possibilidade de uma intervenção criteriosa e eficaz nessa realidade, o que em última instância é o objetivo da formação superior.INPEAU2015-04-22T11:38:26Z2015-04-22T11:38:26Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132160Ramos, Maria da Graca GomesGarcia, Tania Elisa MoralesHallal, Dalila RosaMüller, DalilaAfonso, Mariangela da Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T11:38:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T11:38:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
title |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
spellingShingle |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES Ramos, Maria da Graca Gomes Cursos de Turismo- docentes- formação acadêmica. |
title_short |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
title_full |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
title_fullStr |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
title_full_unstemmed |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
title_sort |
CURSOS DE TURISMO NO RS: FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DOCENTES |
author |
Ramos, Maria da Graca Gomes |
author_facet |
Ramos, Maria da Graca Gomes Garcia, Tania Elisa Morales Hallal, Dalila Rosa Müller, Dalila Afonso, Mariangela da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Tania Elisa Morales Hallal, Dalila Rosa Müller, Dalila Afonso, Mariangela da Rosa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Maria da Graca Gomes Garcia, Tania Elisa Morales Hallal, Dalila Rosa Müller, Dalila Afonso, Mariangela da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursos de Turismo- docentes- formação acadêmica. |
topic |
Cursos de Turismo- docentes- formação acadêmica. |
description |
O interesse no turismo como área de estudo, cresceu ao longo do tempo no espaço acadêmico. A questão da formação do profissional de turismo é um dos assuntos que recorrentemente é debatido nesse contexto. Nesse sentido, pesquisar sobre a formação acadêmica do docente dos cursos de turismo denota a preocupação de conhecer quem é esse professor que atua nessa área do ensino superior. Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta dados sobre a formação acadêmica de 96 docentes pertencentes a 7 cursos superiores de Turismo do Rio Grande do Sul. Foi utilizado como fonte de dados no estudo, o portal do MEC-Sistema-e-MEC, plataforma lattes do CNPq e informações disponibilizadas na Website das instituições investigadas. Os resultados encontrados apontam que apenas em torno de 20% dos docentes pesquisados possuem formação em nível de graduação ou de pós-graduação em nível stricto sensu, na área de turismo. Esses dados trazem reflexões e apontam desafios para essa formação, pois o que se espera do docente no ensino superior é conhecimento do contexto e especificidades em que a atividade profissional se desenvolve, de modo a poder partilhar com os alunos a possibilidade de uma intervenção criteriosa e eficaz nessa realidade, o que em última instância é o objetivo da formação superior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-22T11:38:26Z 2015-04-22T11:38:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132160 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652175476260864 |