A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1853 |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências humanas (DCH IV), UNEB, ” buscou avaliar como a inclusão de pessoas com deficiência está sendo contemplada na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UNEB do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina (Letras Língua Inglesa e Literaturas, Letras Língua Portuguesa e Literaturas, Educação Física, História e Geografia). Para tal, adotamos o estudo de caso como procedimento metodológico. Nossa problemática foi compreender como as licenciaturas do DCH IV têm contemplado as demandas de formação inicial propostas nos documentos norteadores para políticas educacionais, no que diz respeito às diversidades, particularmente aos alunos com deficiência. Como objetivos tivemos: (1) Mapear ações formativas sobre diversidades, especificamente sobre as pessoas com deficiência , nos âmbitos do ensino desenvolvidas no DCH IV; (2) Avaliar, colaborativamente, a formação inicial ofertada pela UNEB no DCH IV em consonância com as proposições demandadas pelas diretrizes curriculares nacionais para formação de professores e pela Política Nacional de Inclusão em contextos de diversidade; (3) Construir proposta para acompanhamento dos egressos e avaliação institucional. Como participantes da pesquisa tivemos os alunos regulares e egressos dos cursos de licenciatura da UNEB DCH IV, conforme adesão a este trabalho. Os dispositivos para geração de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas, survey e grupos focais. Na primeira etapa, fizemos a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos, observando como a formação docente inicial atende às orientações presentes nas diretrizes para formação de professores para educação básica no que tange à inclusão escolar de alunos com deficiência na educação básica. Os resultados da pesquisa apontaram que os cursos de licenciatura da UNEB DCH IV vêm se mobilizando no decorrer dos anos para abordar a temática referente a inclusão de alunos com deficiência na educação básica, porém os resultados dos dispositivos apontam uma série de fragilidades que ainda se apresentam. Entre as fragilidades apontadas se destacam a quantidade limitada de componentes curriculares que abordem a temática, em alguns cursos limitada ao componente curricular LIBRAS, bem como a falta de discussão sobre a temática em componentes relacionados a prática pedagógica e nos componentes de estágio. Além disso, os resultados apontam a limitação de docentes que propõe/ aderem as discussões relacionadas ao assunto, deixando, desse modo alguns professore sobrecarregados. Por outro lado, além de perceber que a Universidade está se mobilizando, mesmo que a passos lentos para incluir a temática no decorrer da formação inicial proposta, os colaboradores apontaram como potencialidades no que se refere a inclusão de pessoas com deficiência na formação inicial a parceria entre a UNEB e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, as pesquisas do mestrado e sua correlação entre a Universidade e o ensino básico, bem como o envolvimento de alguns professores que se comprometem e discutem a temática de maneira intensiva. |
id |
UNEB-8_b439cc1f2b8251f8c5ca0a9949344b83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1853 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEBInitial teacher training for educational inclusion of people with disabilities: a case study at the Department of Human Sciences (DCH IV), UNEBFormação inicial de professoresPessoa com deficiênciaInclusão educacionalA presente pesquisa intitulada “A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências humanas (DCH IV), UNEB, ” buscou avaliar como a inclusão de pessoas com deficiência está sendo contemplada na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UNEB do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina (Letras Língua Inglesa e Literaturas, Letras Língua Portuguesa e Literaturas, Educação Física, História e Geografia). Para tal, adotamos o estudo de caso como procedimento metodológico. Nossa problemática foi compreender como as licenciaturas do DCH IV têm contemplado as demandas de formação inicial propostas nos documentos norteadores para políticas educacionais, no que diz respeito às diversidades, particularmente aos alunos com deficiência. Como objetivos tivemos: (1) Mapear ações formativas sobre diversidades, especificamente sobre as pessoas com deficiência , nos âmbitos do ensino desenvolvidas no DCH IV; (2) Avaliar, colaborativamente, a formação inicial ofertada pela UNEB no DCH IV em consonância com as proposições demandadas pelas diretrizes curriculares nacionais para formação de professores e pela Política Nacional de Inclusão em contextos de diversidade; (3) Construir proposta para acompanhamento dos egressos e avaliação institucional. Como participantes da pesquisa tivemos os alunos regulares e egressos dos cursos de licenciatura da UNEB DCH IV, conforme adesão a este trabalho. Os dispositivos para geração de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas, survey e grupos focais. Na primeira etapa, fizemos a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos, observando como a formação docente inicial atende às orientações presentes nas diretrizes para formação de professores para educação básica no que tange à inclusão escolar de alunos com deficiência na educação básica. Os resultados da pesquisa apontaram que os cursos de licenciatura da UNEB DCH IV vêm se mobilizando no decorrer dos anos para abordar a temática referente a inclusão de alunos com deficiência na educação básica, porém os resultados dos dispositivos apontam uma série de fragilidades que ainda se apresentam. Entre as fragilidades apontadas se destacam a quantidade limitada de componentes curriculares que abordem a temática, em alguns cursos limitada ao componente curricular LIBRAS, bem como a falta de discussão sobre a temática em componentes relacionados a prática pedagógica e nos componentes de estágio. Além disso, os resultados apontam a limitação de docentes que propõe/ aderem as discussões relacionadas ao assunto, deixando, desse modo alguns professore sobrecarregados. Por outro lado, além de perceber que a Universidade está se mobilizando, mesmo que a passos lentos para incluir a temática no decorrer da formação inicial proposta, os colaboradores apontaram como potencialidades no que se refere a inclusão de pessoas com deficiência na formação inicial a parceria entre a UNEB e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, as pesquisas do mestrado e sua correlação entre a Universidade e o ensino básico, bem como o envolvimento de alguns professores que se comprometem e discutem a temática de maneira intensiva.The present research entitled “Initial teacher training for the educational inclusion of people with disabilities: a case study in the Department of Human Sciences (DCH IV), UNEB,” sought to assess how inclusion of persons with disabilities is being addressed in the initial education of people with disabilities. teachers in UNEB undergraduate courses at the Department of Humanities, Campus IV, Jacobina (English Language Letters and Literatures, Portuguese Language Letters and Literatures, Physical Education, History and Geography). To this end, we adopted the case study as a methodological procedure. Our problem was to understand how the DCH IV degrees have contemplated the demands of initial training proposed in the guiding documents for educational policies, with regard to diversity, particularly students with disabilities. Our objectives were: (1) Map training actions on diversity, specifically on people with disabilities, in the teaching areas developed at DCH IV; (2) Collaboratively evaluate the initial training offered by UNEB at DCH IV in line with the propositions demanded by the national curriculum guidelines for teacher education and the National Policy of Inclusion in Diversity Contexts; (3) Construct proposal for follow-up of graduates and institutional evaluation. As participants of the research we had the regular students and graduates of the undergraduate courses of UNEB DCH IV, as adherence to this work. The devices for data generation were document analysis, semi-structured interviews, survey and focus groups. In the first stage, we made the documentary analysis of the pedagogical projects of the courses, observing how the initial teacher training meets the orientations present in the guidelines for teacher education for basic education regarding the inclusion of students with disabilities in basic education. The research results showed that UNEB DCH IV undergraduate courses have been mobilizing over the years to address the issue of including students with disabilities in basic education, but the results of the devices point to a number of weaknesses that still present themselves. Among the weaknesses pointed out are the limited number of curriculum components that address the theme, in some courses limited to the LIBRAS curriculum component, as well as the lack of discussion about the theme in components related to pedagogical practice and internship components. In addition, the results indicate the limitation of teachers who propose / adhere to discussions related to the subject, thus leaving some teachers overloaded. On the other hand, besides realizing that the University is mobilizing, even at slow steps to include the theme during the proposed initial formation, the contributors pointed out as potentialities regarding the inclusion of people with disabilities in the initial formation the partnership between UNEB and the Association of Parents and Friends of the ExceptionalAPAE, the master's research and its correlation between the University and the elementary school, as well as the involvement of some professors who commit themselves and discuss the subject intensively.Salvadori, Juliana CristinaMatos, Nicoleta Mendes dePimentel, Susana CoutoCosta, Juliana Barbosa da2021-08-16T17:07:55Z2021-08-16T17:07:55Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCOSTA, Juliana Barbosa da. A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no departamento de ciências humanas (DCH IV), Uneb. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1853Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB Initial teacher training for educational inclusion of people with disabilities: a case study at the Department of Human Sciences (DCH IV), UNEB |
title |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
spellingShingle |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB Costa, Juliana Barbosa da Formação inicial de professores Pessoa com deficiência Inclusão educacional |
title_short |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
title_full |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
title_fullStr |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
title_sort |
A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), UNEB |
author |
Costa, Juliana Barbosa da |
author_facet |
Costa, Juliana Barbosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvadori, Juliana Cristina Matos, Nicoleta Mendes de Pimentel, Susana Couto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Juliana Barbosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Pessoa com deficiência Inclusão educacional |
topic |
Formação inicial de professores Pessoa com deficiência Inclusão educacional |
description |
A presente pesquisa intitulada “A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no Departamento de Ciências humanas (DCH IV), UNEB, ” buscou avaliar como a inclusão de pessoas com deficiência está sendo contemplada na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UNEB do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina (Letras Língua Inglesa e Literaturas, Letras Língua Portuguesa e Literaturas, Educação Física, História e Geografia). Para tal, adotamos o estudo de caso como procedimento metodológico. Nossa problemática foi compreender como as licenciaturas do DCH IV têm contemplado as demandas de formação inicial propostas nos documentos norteadores para políticas educacionais, no que diz respeito às diversidades, particularmente aos alunos com deficiência. Como objetivos tivemos: (1) Mapear ações formativas sobre diversidades, especificamente sobre as pessoas com deficiência , nos âmbitos do ensino desenvolvidas no DCH IV; (2) Avaliar, colaborativamente, a formação inicial ofertada pela UNEB no DCH IV em consonância com as proposições demandadas pelas diretrizes curriculares nacionais para formação de professores e pela Política Nacional de Inclusão em contextos de diversidade; (3) Construir proposta para acompanhamento dos egressos e avaliação institucional. Como participantes da pesquisa tivemos os alunos regulares e egressos dos cursos de licenciatura da UNEB DCH IV, conforme adesão a este trabalho. Os dispositivos para geração de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas, survey e grupos focais. Na primeira etapa, fizemos a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos, observando como a formação docente inicial atende às orientações presentes nas diretrizes para formação de professores para educação básica no que tange à inclusão escolar de alunos com deficiência na educação básica. Os resultados da pesquisa apontaram que os cursos de licenciatura da UNEB DCH IV vêm se mobilizando no decorrer dos anos para abordar a temática referente a inclusão de alunos com deficiência na educação básica, porém os resultados dos dispositivos apontam uma série de fragilidades que ainda se apresentam. Entre as fragilidades apontadas se destacam a quantidade limitada de componentes curriculares que abordem a temática, em alguns cursos limitada ao componente curricular LIBRAS, bem como a falta de discussão sobre a temática em componentes relacionados a prática pedagógica e nos componentes de estágio. Além disso, os resultados apontam a limitação de docentes que propõe/ aderem as discussões relacionadas ao assunto, deixando, desse modo alguns professore sobrecarregados. Por outro lado, além de perceber que a Universidade está se mobilizando, mesmo que a passos lentos para incluir a temática no decorrer da formação inicial proposta, os colaboradores apontaram como potencialidades no que se refere a inclusão de pessoas com deficiência na formação inicial a parceria entre a UNEB e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, as pesquisas do mestrado e sua correlação entre a Universidade e o ensino básico, bem como o envolvimento de alguns professores que se comprometem e discutem a temática de maneira intensiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-08-16T17:07:55Z 2021-08-16T17:07:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Juliana Barbosa da. A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no departamento de ciências humanas (DCH IV), Uneb. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11896/1853 |
identifier_str_mv |
COSTA, Juliana Barbosa da. A formação inicial de professores para inclusão educacional de pessoas com deficiência: estudo de caso no departamento de ciências humanas (DCH IV), Uneb. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150320173056 |