Cultura escolar e ensino de história: usos das memórias na Escola Municipal João Belo Jacobina-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniela Nunes Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/2550
Resumo: Este Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC apresenta os resultados da nossa pesquisa que teve como objetivo investigar a cultura escolar e o ensino de história através dos usos da memória, possibilitando conhecer o fazer cotidiano dos professores e alunos da Escola Municipal João Belo, do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Características do ambiente, normas institucionais e espaço escolar foram percebidos como elementos da cultura escolar, permitindo uma melhor compreensão da cultura do ensino de história na referida unidade escolar. Através da análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como de rodas de conversa,observamos como a memória tem sido usada na referida escola que está localizada no município de Jacobina-BA. Esse estudo que ora apresentamos se configura como um estudo de caso voltado para questões intrínsecas e particulares de uma determinada escola e seu cotidiano. O jeito particular com que os sujeitos pesquisados fazem uso de suas memórias dentro do espaço escolar, em específico nas aulas de história. Entendemos a memória, tanto individual quanto coletiva, enquanto elemento que contribui para a construção da identidade institucional, pessoal e local. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da Escola Municipal João Belo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, que teve como categorias de análise a cultura escolar, a memória e o ensino de história. Utilizamos como referências teóricas básicas: Nora (1993), Certeau(1982,1994), Pollack (1992), Halbwachs(2004), Hall (2006), Fenelon (1987), Fonseca (2003, 2009), Guimarães (2003), Silva (2007), Zamboni (1993), Julia (1995) e Forquim (1989). Nos resultados da pesquisa empírica verificamos uma cultura de solidariedade na escola e que se reflete em ações dentro da instituição. Por sua vez, na análise do espaço e do cotidiano escolar percebemos que a escola apresenta um espaço de convivência limitado, dificultando o lazer e os momentos coletivos, o que impacta diretamente na qualidade da educação. Observamos, também, que o ensino de história dá pouca prioridade à história local, com uma maior ênfase a um ensino voltado para o nacionalismo, o que contribui para uma ausência de contextualização do ensino de História para os discentes da instituição. Nossa ação interventiva, que consta neste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC, foi a construção coletiva de um projeto de centro de memória para a Escola João Belo, que deverá colaborar para uma melhor qualidade do ensino de história e ser um lugar de memória, onde se possa estabelecer uma relação de identidade e de pertencimento para os docentes e para os discentes.
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spelling Cultura escolar e ensino de história: usos das memórias na Escola Municipal João Belo Jacobina-BASchool culture and history teaching: uses of memories at João Belo Municipal School in Jacobina, BahiaCultura escolarMemóriaEnsino de HistóriaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC apresenta os resultados da nossa pesquisa que teve como objetivo investigar a cultura escolar e o ensino de história através dos usos da memória, possibilitando conhecer o fazer cotidiano dos professores e alunos da Escola Municipal João Belo, do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Características do ambiente, normas institucionais e espaço escolar foram percebidos como elementos da cultura escolar, permitindo uma melhor compreensão da cultura do ensino de história na referida unidade escolar. Através da análise de fontes orais, escritas e iconográficas, bem como de rodas de conversa,observamos como a memória tem sido usada na referida escola que está localizada no município de Jacobina-BA. Esse estudo que ora apresentamos se configura como um estudo de caso voltado para questões intrínsecas e particulares de uma determinada escola e seu cotidiano. O jeito particular com que os sujeitos pesquisados fazem uso de suas memórias dentro do espaço escolar, em específico nas aulas de história. Entendemos a memória, tanto individual quanto coletiva, enquanto elemento que contribui para a construção da identidade institucional, pessoal e local. Os sujeitos da pesquisa foram os professores e alunos da Escola Municipal João Belo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratório, que teve como categorias de análise a cultura escolar, a memória e o ensino de história. Utilizamos como referências teóricas básicas: Nora (1993), Certeau(1982,1994), Pollack (1992), Halbwachs(2004), Hall (2006), Fenelon (1987), Fonseca (2003, 2009), Guimarães (2003), Silva (2007), Zamboni (1993), Julia (1995) e Forquim (1989). Nos resultados da pesquisa empírica verificamos uma cultura de solidariedade na escola e que se reflete em ações dentro da instituição. Por sua vez, na análise do espaço e do cotidiano escolar percebemos que a escola apresenta um espaço de convivência limitado, dificultando o lazer e os momentos coletivos, o que impacta diretamente na qualidade da educação. Observamos, também, que o ensino de história dá pouca prioridade à história local, com uma maior ênfase a um ensino voltado para o nacionalismo, o que contribui para uma ausência de contextualização do ensino de História para os discentes da instituição. Nossa ação interventiva, que consta neste Trabalho Final de Conclusão de Curso – TFCC, foi a construção coletiva de um projeto de centro de memória para a Escola João Belo, que deverá colaborar para uma melhor qualidade do ensino de história e ser um lugar de memória, onde se possa estabelecer uma relação de identidade e de pertencimento para os docentes e para os discentes.The present research had as objective to investigate the school culture and the teaching of history through the uses of the memory as an integral element in the daily work of the teachers and students of the Municipal School João Belo, who works in Elementary School from 1st to 5th year. Characteristics of the environment, institutional norms and school space were perceived as elements of school culture in a unique way. Knowing these elements gave us possibilities to study the disciplinary culture of history in this school unit. Through the analysis of oral, written and iconographic sources and talk wheels, we observe how the memory has been used in the said school located in the municipality of Jacobina-BA. This study is configured as a case study focused on intrinsic and particular issues of a particular school and its daily life and the particular way in which the subjects of the research make use of their memories within the school space, specifically in history classes. We understand memory, both individual and collective, as an element that contributes to the construction of institutional, personal and local identity. This work had as initial intervention action the construction of a project to organize a school memory center within the institution that aims to be a place of memory where a relationship of identity and belonging in that institution is established. The subjects of the research were the teachers and students of the João Belo Municipal School. Based on Nora (1993), Certeau (1982,1994), Pollack (1992), and Halbwachs (2004), this is an applied, qualitative research of an exploratory type that had as categories of analysis the school culture, memory and history teaching. , Hall (2006), Fenelon (1987), Fonseca (2003, 2009), Guimarães (2003), Silva (2007), Zamboni (1993), Julia (1995) and Forquim (1989). Through the studies carried out, it was possible to detect a culture of solidarity in this school, which is reflected in some actions within the institution. Through the analysis of the space and the daily school life, it was noticed that due to the fact that the school has a limited space of coexistence it makes difficult the leisure and the collective moments, what directly impacts on the quality of the education. We also realize that, in conjunction with these elements, the teaching of history within this space gives little priority to local history at the expense of a teaching focused on nationalism. Within the school space, the student is very prone to listen to others' memories, and their constructions are beginning to have more space inside the institution. Through research findings, we collectively constructed a memory center project that should contribute to a better quality of history teaching within the institution.Silva, Jerônimo Jorge CavalcanteOliveira, Valter Gomes Santos deFerreira, Carlos Augusto LimaVieira, Daniela Nunes Silva2022-07-14T20:35:20Z2022-07-14T20:35:20Z2017-08-03info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfVIEIRA, Daniela Nunes Silva. Cultura escolar e ensino de história: usos das memórias na escola municipal João Belo/Jacobina-Ba. Orientadora: Valter Gomes Santos de Oliveira. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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