Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Regivânia Almeida Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1827
Resumo: A presente pesquisa: Objetos educacionais baseados no Desenho Universal da Aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva, cuja problemática desafiou-me a pensar como os objetos educacionais podem potencializar a aprendizagem no contexto inclusivo para surdos, na perspectiva da pesquisa colaborativa. É norteada pelas questões: como possibilitar aprendizagem com o aluno surdo na perspectiva de inclusiva? Como produzir objetos educacionais digitais com princípios no Desenho Universal da Aprendizagem? Como empregar a granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para produzir objetos educacionais? Esta teve como objetivo geral: Investigar formas de produção colaborativa de objetos educacionais digitais baseados no Desenho Um iversal da Aprendizagem com acessibilidade para os alunos surdos na educação inclusiva. Apresenta, assim, os seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção dos professores sobre a utilização dos objetos educacionais midiáticos para a mediação de aprendizagem e acessibilidade para os alunos surdos no contexto inclusivo; Analisar a apropriação da granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para a composição dos objetos educacionais digitais; Construir colaborativamente objetos educacionais baseados no Universal Design for Learning como Recursos Educacionais Abertos e Analisar os impactos da produção de objetos educacionais com princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, feitos de forma compartilhada pelos professores para apreensão do conhecimento. A metodologia que norteou a pesquisa consistiu na pesquisa-ação estratégica e pesquisa colaborativa, com abordagem do tipo qualitativa e o planejamento e desenvolvimento de e-curso. Para a interpretação foram utilizados os seguintes dispositivos de análise de dados: entrevistas dos sujeitos participantes (professoras, profissionais do AEE e coordenadora pedagógica), observação das partícipes, diário das oficinas e análise documental. Os resultados obtidos se conceberam através do trabalho colaborativo das partícipes da pesquisa, nas duas etapas, processo e produção, pois a primeira serviu para apropriação de novos saberes, incluindo diversas áreas até então nunca aprofundadas pela maior parte das partícipes. Esse apropriar foi a base para a execução da produção do Animation Production Guide e uma coletânea de animações sobre a temática da educação inclusiva, principalmente em relação à inclusão do aluno surdo que era o foco da pesquisa. Mas nos momentos de discussões e na produção foram elencadas outras deficiências ou dificuldades de aprendizagem, pois todos têm direito a educação e a acessibilidade de aprendizagem. A coletânea de animação poderá ser usada e reutilizada por outras instituições através dos Recursos Educacionais Aberto.
id UNEB-8_bc0a114e371cdaf9eacd2b0a79c48f33
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1827
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusivaEducational objects based on the universal design of learning: animation production for the deaf in inclusive educationInclusãoAluno surdoObjetos educacionaisA presente pesquisa: Objetos educacionais baseados no Desenho Universal da Aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva, cuja problemática desafiou-me a pensar como os objetos educacionais podem potencializar a aprendizagem no contexto inclusivo para surdos, na perspectiva da pesquisa colaborativa. É norteada pelas questões: como possibilitar aprendizagem com o aluno surdo na perspectiva de inclusiva? Como produzir objetos educacionais digitais com princípios no Desenho Universal da Aprendizagem? Como empregar a granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para produzir objetos educacionais? Esta teve como objetivo geral: Investigar formas de produção colaborativa de objetos educacionais digitais baseados no Desenho Um iversal da Aprendizagem com acessibilidade para os alunos surdos na educação inclusiva. Apresenta, assim, os seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção dos professores sobre a utilização dos objetos educacionais midiáticos para a mediação de aprendizagem e acessibilidade para os alunos surdos no contexto inclusivo; Analisar a apropriação da granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para a composição dos objetos educacionais digitais; Construir colaborativamente objetos educacionais baseados no Universal Design for Learning como Recursos Educacionais Abertos e Analisar os impactos da produção de objetos educacionais com princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, feitos de forma compartilhada pelos professores para apreensão do conhecimento. A metodologia que norteou a pesquisa consistiu na pesquisa-ação estratégica e pesquisa colaborativa, com abordagem do tipo qualitativa e o planejamento e desenvolvimento de e-curso. Para a interpretação foram utilizados os seguintes dispositivos de análise de dados: entrevistas dos sujeitos participantes (professoras, profissionais do AEE e coordenadora pedagógica), observação das partícipes, diário das oficinas e análise documental. Os resultados obtidos se conceberam através do trabalho colaborativo das partícipes da pesquisa, nas duas etapas, processo e produção, pois a primeira serviu para apropriação de novos saberes, incluindo diversas áreas até então nunca aprofundadas pela maior parte das partícipes. Esse apropriar foi a base para a execução da produção do Animation Production Guide e uma coletânea de animações sobre a temática da educação inclusiva, principalmente em relação à inclusão do aluno surdo que era o foco da pesquisa. Mas nos momentos de discussões e na produção foram elencadas outras deficiências ou dificuldades de aprendizagem, pois todos têm direito a educação e a acessibilidade de aprendizagem. A coletânea de animação poderá ser usada e reutilizada por outras instituições através dos Recursos Educacionais Aberto.The present research: Educational objects based on the Universal Learning Design: production of animation for the deaf in inclusive education, whose problematics challenged me to think with the educational objects can potentiate learning in the inclusive context for the deaf, from the perspective of collaborative research. It is guided by the questions: how to enable learning with the deaf student in the perspective of inclusion? How to produce digital educational objects with principles in the Universal Design of Learning? How to use open educational objects as a facilitator of learning in the information age? How to employ granularity, reusability, interoperability and recoverability to produce educational objects? The main objective of this research was: To investigate forms of collaborative production of digital educational objects based on the Universal Design of Learning with accessibility for deaf students in the inclusive context. It presents the following specific objectives: Identify the conception of teachers about the use of media educational objects for mediation of learning and accessibility for deaf students in the inclusive education. To analyze the appropriation of granularity, reusability, interoperability and recoverability for the composition of digital educational objects; Collaboratively build educational objects based on Universal Design for Learning as Open Educational Resources and Analyze the impacts of the production of educational objects with principles of Universal Learning Design, done in a shared way by the teachers to apprehend knowledge. The methodology that guided the research consisted of strategic action research and collaborative research, with a qualitative approach and the planning and development of e-course. For the interpretation the following data analysis devices were used: interviews of the participants (teachers, AEE professionals and educational coordinator), observation of the participants diary workshop and documentary analysis. The results were obtained through the collaborative work of the participants of the research, in both steps, process and production, the first step was important to the learning of new knowledge, including many areas never explored by the participants. Those steps were the base for the production of the Animation Production Guide and a collection of animations about inclusive education, principally related to the accessibility of deaf student, that was the focus of this research. But in meetings for the production it was evaluated others learning disabilities, because all must have the right to the education and access to it . The animation collection may be used and reused by others institutions through “Recursos Educacionais Aberto” (Open Access Educational Resources).Amorim, Ricardo José RochaSalvadori, Juliana CristinaRibeiro, Marcelo Silva de SouzaLima, Regivânia Almeida Moreira 2021-08-12T20:20:21Z2021-08-12T20:20:21Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLIMA, Regivânia Almeida Moreira. Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2018. 190f. Dissertação (mestrado), programa de pós-graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. departamento de ciências humanas – Campus IV. universidade do estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-09T03:00:31Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1827Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-09T03:00:31Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
Educational objects based on the universal design of learning: animation production for the deaf in inclusive education
title Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
spellingShingle Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
Lima, Regivânia Almeida Moreira
Inclusão
Aluno surdo
Objetos educacionais
title_short Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
title_full Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
title_fullStr Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
title_full_unstemmed Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
title_sort Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva
author Lima, Regivânia Almeida Moreira
author_facet Lima, Regivânia Almeida Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ricardo José Rocha
Salvadori, Juliana Cristina
Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Regivânia Almeida Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Aluno surdo
Objetos educacionais
topic Inclusão
Aluno surdo
Objetos educacionais
description A presente pesquisa: Objetos educacionais baseados no Desenho Universal da Aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva, cuja problemática desafiou-me a pensar como os objetos educacionais podem potencializar a aprendizagem no contexto inclusivo para surdos, na perspectiva da pesquisa colaborativa. É norteada pelas questões: como possibilitar aprendizagem com o aluno surdo na perspectiva de inclusiva? Como produzir objetos educacionais digitais com princípios no Desenho Universal da Aprendizagem? Como empregar a granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para produzir objetos educacionais? Esta teve como objetivo geral: Investigar formas de produção colaborativa de objetos educacionais digitais baseados no Desenho Um iversal da Aprendizagem com acessibilidade para os alunos surdos na educação inclusiva. Apresenta, assim, os seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção dos professores sobre a utilização dos objetos educacionais midiáticos para a mediação de aprendizagem e acessibilidade para os alunos surdos no contexto inclusivo; Analisar a apropriação da granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para a composição dos objetos educacionais digitais; Construir colaborativamente objetos educacionais baseados no Universal Design for Learning como Recursos Educacionais Abertos e Analisar os impactos da produção de objetos educacionais com princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, feitos de forma compartilhada pelos professores para apreensão do conhecimento. A metodologia que norteou a pesquisa consistiu na pesquisa-ação estratégica e pesquisa colaborativa, com abordagem do tipo qualitativa e o planejamento e desenvolvimento de e-curso. Para a interpretação foram utilizados os seguintes dispositivos de análise de dados: entrevistas dos sujeitos participantes (professoras, profissionais do AEE e coordenadora pedagógica), observação das partícipes, diário das oficinas e análise documental. Os resultados obtidos se conceberam através do trabalho colaborativo das partícipes da pesquisa, nas duas etapas, processo e produção, pois a primeira serviu para apropriação de novos saberes, incluindo diversas áreas até então nunca aprofundadas pela maior parte das partícipes. Esse apropriar foi a base para a execução da produção do Animation Production Guide e uma coletânea de animações sobre a temática da educação inclusiva, principalmente em relação à inclusão do aluno surdo que era o foco da pesquisa. Mas nos momentos de discussões e na produção foram elencadas outras deficiências ou dificuldades de aprendizagem, pois todos têm direito a educação e a acessibilidade de aprendizagem. A coletânea de animação poderá ser usada e reutilizada por outras instituições através dos Recursos Educacionais Aberto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-12T20:20:21Z
2021-08-12T20:20:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Regivânia Almeida Moreira. Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2018. 190f. Dissertação (mestrado), programa de pós-graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. departamento de ciências humanas – Campus IV. universidade do estado da Bahia, 2018.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1827
identifier_str_mv LIMA, Regivânia Almeida Moreira. Objetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2018. 190f. Dissertação (mestrado), programa de pós-graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. departamento de ciências humanas – Campus IV. universidade do estado da Bahia, 2018.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/1827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149626015744