Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Fabiana Martins Rodrigues
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194140
Resumo: Muito tem-se discutido acerca da educação dos surdos, métodos e técnicas a serem utilizadas com tais sujeitos e suas repercussões educacionais. Contudo, pouco tem-se falado sobre a constituição destes num contexto de inclusão, entendido aqui como a inserção de alunos surdos em salas de aula do ensino regular. Este trabalho tem como propósito pensar as condições e efeitos para/na construção da identidade de uma criança surda inserida numa sala de aula regular, juntamente com uma intérprete. Através de filmagens em sala de aula e análise de recortes de transcrições, propomos pensar a construção da identidade desse aluno considerando a presença da intérprete de Língua de Sinais, a presença da própria Língua de Sinais e as interações em sala de aula. O foco de análise dirigiu-se para momentos em que a surdez é apagada ou revelada pelos sujeitos (professora, alunos ouvintes, aluno surdo e intérprete), e como esses momentos repercutem na construção da identidade do aluno surdo. Os dados coletados revelam que, muitas vezes, o aluno surdo que está imerso num espaço ouvinte fica intensamente perpassado por ele, uma vez que este espaço, criado na busca de se garantir um desenvolvimento compatível com as demais crianças, parece não oferecer condições reais para a construção de uma identidade surda. Inserir esta criança na escola regular significa lidar com uma série de questões da constituição do ser humano, para além da tarefa escolar propriamente, que não têm sido suficientemente discutida e que são fundamentais para o desenvolvimento e para a real inserção social, tão almejada.
id UFSC_b8174ff2fe5fb39fe2a08ee9724f7093
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194140
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusivaEducação de surdosInclusão escolarLíngua de sinaisAluno surdoIdentidade surdaMuito tem-se discutido acerca da educação dos surdos, métodos e técnicas a serem utilizadas com tais sujeitos e suas repercussões educacionais. Contudo, pouco tem-se falado sobre a constituição destes num contexto de inclusão, entendido aqui como a inserção de alunos surdos em salas de aula do ensino regular. Este trabalho tem como propósito pensar as condições e efeitos para/na construção da identidade de uma criança surda inserida numa sala de aula regular, juntamente com uma intérprete. Através de filmagens em sala de aula e análise de recortes de transcrições, propomos pensar a construção da identidade desse aluno considerando a presença da intérprete de Língua de Sinais, a presença da própria Língua de Sinais e as interações em sala de aula. O foco de análise dirigiu-se para momentos em que a surdez é apagada ou revelada pelos sujeitos (professora, alunos ouvintes, aluno surdo e intérprete), e como esses momentos repercutem na construção da identidade do aluno surdo. Os dados coletados revelam que, muitas vezes, o aluno surdo que está imerso num espaço ouvinte fica intensamente perpassado por ele, uma vez que este espaço, criado na busca de se garantir um desenvolvimento compatível com as demais crianças, parece não oferecer condições reais para a construção de uma identidade surda. Inserir esta criança na escola regular significa lidar com uma série de questões da constituição do ser humano, para além da tarefa escolar propriamente, que não têm sido suficientemente discutida e que são fundamentais para o desenvolvimento e para a real inserção social, tão almejada.UNIMEP2019-03-26T00:46:21Z2019-03-26T00:46:21Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Fabiana Martins Rodrigues. Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva. 2002. 135f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2002. Orientadora: Dra. Cristina B. F. de Lacerdahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194140SOARES, Fabiana Martins Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-26T00:46:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194140Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-26T00:46:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
title Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
spellingShingle Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
SOARES, Fabiana Martins Rodrigues
Educação de surdos
Inclusão escolar
Língua de sinais
Aluno surdo
Identidade surda
title_short Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
title_full Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
title_fullStr Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
title_full_unstemmed Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
title_sort Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva
author SOARES, Fabiana Martins Rodrigues
author_facet SOARES, Fabiana Martins Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Fabiana Martins Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Inclusão escolar
Língua de sinais
Aluno surdo
Identidade surda
topic Educação de surdos
Inclusão escolar
Língua de sinais
Aluno surdo
Identidade surda
description Muito tem-se discutido acerca da educação dos surdos, métodos e técnicas a serem utilizadas com tais sujeitos e suas repercussões educacionais. Contudo, pouco tem-se falado sobre a constituição destes num contexto de inclusão, entendido aqui como a inserção de alunos surdos em salas de aula do ensino regular. Este trabalho tem como propósito pensar as condições e efeitos para/na construção da identidade de uma criança surda inserida numa sala de aula regular, juntamente com uma intérprete. Através de filmagens em sala de aula e análise de recortes de transcrições, propomos pensar a construção da identidade desse aluno considerando a presença da intérprete de Língua de Sinais, a presença da própria Língua de Sinais e as interações em sala de aula. O foco de análise dirigiu-se para momentos em que a surdez é apagada ou revelada pelos sujeitos (professora, alunos ouvintes, aluno surdo e intérprete), e como esses momentos repercutem na construção da identidade do aluno surdo. Os dados coletados revelam que, muitas vezes, o aluno surdo que está imerso num espaço ouvinte fica intensamente perpassado por ele, uma vez que este espaço, criado na busca de se garantir um desenvolvimento compatível com as demais crianças, parece não oferecer condições reais para a construção de uma identidade surda. Inserir esta criança na escola regular significa lidar com uma série de questões da constituição do ser humano, para além da tarefa escolar propriamente, que não têm sido suficientemente discutida e que são fundamentais para o desenvolvimento e para a real inserção social, tão almejada.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2019-03-26T00:46:21Z
2019-03-26T00:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Fabiana Martins Rodrigues. Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva. 2002. 135f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2002. Orientadora: Dra. Cristina B. F. de Lacerda
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194140
identifier_str_mv SOARES, Fabiana Martins Rodrigues. Condições e efeitos para/na construção da identidade por sujeitos surdos: focalizando um estudo de caso em escola inclusiva. 2002. 135f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba. 2002. Orientadora: Dra. Cristina B. F. de Lacerda
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIMEP
publisher.none.fl_str_mv UNIMEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652333454721024