Currículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adimara Fogaça Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5375
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a literatura infantil afro-brasileira pode ser trabalhada como instrumento de prática curricular antirracista na Educação Infantil. A metodologia sustenta-se nos postulados da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. O grupo amostral foi composto por 4 professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-Bahia. Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.
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Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.The present study aims to understand how Afro-Brazilian children's literature can be used as an instrument of anti-racist curricular practice in Early Childhood Education. The methodology is based on the postulates of Action Research (THIOLLENT, 2011) which is conceived and carried out in close association with an action or with the resolution of a collective problem and in which researchers and participants are cooperatively involved, the The sample group consisted of 4 teachers from the Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães in the city of Matina-Bahia. For the production of data it used two instruments, the analysis of the Curricular Reference Document of Matina-Bahia and questionnaires answered by the participating teachers, the extracted data were analyzed using the content analysis technique of Bardin (2006) and Franco (2005). It was possible to verify that the discussion of racial issues in the specific chapter of Early Childhood Education of the Curricular Reference of the municipality of Matina-Bahia is superficial and punctual, however, with the information coming from the questionnaires, we perceive that in the practices of the teachers participating in the research, several actions and Pedagogical strategies with Afro-Brazilian literary works are employed in order to promote moments of reading with the children and to enrich discussions of racial issues in the classroom. In view of the survey, it was possible to prepare the Educational Product Notebook of anti-racist literary activities and practices, whose elaboration took into account the practice already adopted in the school and will contribute to the development of anti-racist literary mediation practices in Early Childhood Education by enabling children to access new narratives and perspectives on history, no longer through the eyes of the white/European subject, but of subjects who were subalternized and violated, thus rescuing self-esteem and a new reconfiguration of black identity through identity, political and aesthetic knowledge- corporeal. Keywords: Curriculum; Afro-Brazilian Literature; Anti-racist education; Child education.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)Barbosa, Elisabete da SilvaCrusoé, Nilma Margarida de CastroSilva, Zoraide Portela daCruz, Elizeu Pinheiro daFernandes, Adimara Fogaça Pereira2024-05-06T20:47:55Z2024-05-06T20:47:55Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfFERNANDES, Adimara Pereira Fernandes. Currículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista. Orientadora : Elisabete da Silva Barbosa.2023.106f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade)-Departamento de Ciências Humanas (DCH),Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité, BA.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5375porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T03:00:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5375Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T03:00:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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