Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alisson Farias dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404
Resumo: Esta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.
id UNEB-8_cb2c86d8a88b78f1e3f049a9313632c8
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5404
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus VLatin American Perspectives, from Decoloniality to Liberation Education Theory: Analysis of the Curriculum Syllabus of the Bachelor's Degree Program in History, Period 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus VDecolonialidadeEducação LibertadoraEnsino de HistóriaCurrículoPoderEsta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.This monograph studies the theme of Latin American perspectives, from Decoloniality to Theory of Liberating Education: analysis of the curriculum of the History degree course, from 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus V, in order to understand the problem question: “To what extent did the summary under analysis incorporate concepts and/or approaches related to decoloniality and the theory of liberating education?” , its particularities and pluralities in the light of the aforementioned perspectives, such research made it possible to understand what are the priorities of approaches and perspectives present in the curricular structure of the history course at the institution UNEB - Campus V, making it possible to observe how much the university reproduces the Eurocentric pattern of westernized universities perpetuating coloniality, since the privilege given to areas of Europe was perceived to the detriment of areas such as America, Africa and Asia, as well as the little approach related to Race, Gender and Ethnicity in the course curriculumUniversidade do Estado da BahiaColegiado de HistóriaLima, Ruy D`OliveiraLima , Fernanda SouzaSoares , Josevandro ChagasSantos, Alisson Farias dos2024-05-13T16:34:07Z2024-05-13T16:34:07Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:38Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5404Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:38Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
Latin American Perspectives, from Decoloniality to Liberation Education Theory: Analysis of the Curriculum Syllabus of the Bachelor's Degree Program in History, Period 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus V
title Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
spellingShingle Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
Santos, Alisson Farias dos
Decolonialidade
Educação Libertadora
Ensino de História
Currículo
Poder
title_short Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
title_full Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
title_fullStr Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
title_full_unstemmed Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
title_sort Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
author Santos, Alisson Farias dos
author_facet Santos, Alisson Farias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Ruy D`Oliveira
Lima , Fernanda Souza
Soares , Josevandro Chagas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alisson Farias dos
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Educação Libertadora
Ensino de História
Currículo
Poder
topic Decolonialidade
Educação Libertadora
Ensino de História
Currículo
Poder
description Esta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
2024-05-13T16:34:07Z
2024-05-13T16:34:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404
identifier_str_mv SANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de História
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149865091072