Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404 |
Resumo: | Esta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso. |
id |
UNEB-8_cb2c86d8a88b78f1e3f049a9313632c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5404 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus VLatin American Perspectives, from Decoloniality to Liberation Education Theory: Analysis of the Curriculum Syllabus of the Bachelor's Degree Program in History, Period 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus VDecolonialidadeEducação LibertadoraEnsino de HistóriaCurrículoPoderEsta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso.This monograph studies the theme of Latin American perspectives, from Decoloniality to Theory of Liberating Education: analysis of the curriculum of the History degree course, from 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus V, in order to understand the problem question: “To what extent did the summary under analysis incorporate concepts and/or approaches related to decoloniality and the theory of liberating education?” , its particularities and pluralities in the light of the aforementioned perspectives, such research made it possible to understand what are the priorities of approaches and perspectives present in the curricular structure of the history course at the institution UNEB - Campus V, making it possible to observe how much the university reproduces the Eurocentric pattern of westernized universities perpetuating coloniality, since the privilege given to areas of Europe was perceived to the detriment of areas such as America, Africa and Asia, as well as the little approach related to Race, Gender and Ethnicity in the course curriculumUniversidade do Estado da BahiaColegiado de HistóriaLima, Ruy D`OliveiraLima , Fernanda SouzaSoares , Josevandro ChagasSantos, Alisson Farias dos2024-05-13T16:34:07Z2024-05-13T16:34:07Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-15T03:00:38Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5404Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-15T03:00:38Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V Latin American Perspectives, from Decoloniality to Liberation Education Theory: Analysis of the Curriculum Syllabus of the Bachelor's Degree Program in History, Period 2013 to 2021, at the State University of Bahia - Campus V |
title |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
spellingShingle |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V Santos, Alisson Farias dos Decolonialidade Educação Libertadora Ensino de História Currículo Poder |
title_short |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
title_full |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
title_fullStr |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
title_full_unstemmed |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
title_sort |
Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V |
author |
Santos, Alisson Farias dos |
author_facet |
Santos, Alisson Farias dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Ruy D`Oliveira Lima , Fernanda Souza Soares , Josevandro Chagas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alisson Farias dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidade Educação Libertadora Ensino de História Currículo Poder |
topic |
Decolonialidade Educação Libertadora Ensino de História Currículo Poder |
description |
Esta monografia estuda o tema perspectivas Latino-Americanas, da Decolonialidade à Teoria da Educação Libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em História, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia - Campus V, com o intuito de compreender a questão problema: “em que medida o ementário em análise incorporou conceitos e/ou abordagens relacionados à decolonialidade e a teoria da educação libertadora?”, para tanto utilizo do ementário do currículo de História como opção metodológica a partir da análise documental, verifico suas influências para a formação, suas particularidades e pluralidades a luz das perspectivas citadas, tal pesquisa possibilitou compreender quais são as prioridades de abordagens e perspectivas presentes na estrutura curricular do curso de história na instituição UNEB - Campus V possibilitando observar o quanto a universidade reproduz o padrão eurocêntrico das universidades ocidentalizadas perpetuando a colonialidade, uma vez que foi percebido o privilegio dado as áreas de Europa em detrimento de áreas como América, África e Asia, bem como a pouca abordagem relacionada a Raça, Gênero e Etnia no currículo do curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12 2024-05-13T16:34:07Z 2024-05-13T16:34:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Alisson Farias dos. O celeiro do recôncavo: Perspectivas latino-americanas, da decolonialidade à teoria da educação libertadora: análise do ementário do currículo do curso de licenciatura em história, período 2013 a 2021, da Universidade do Estado da Bahia – Campus V. 2023. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131149865091072 |