Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Patrícia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5300
Resumo: A literatura infantil negra trabalhada através da contação de histórias pode possibilitar a criança interpretar a realidade social e cultural em que está inserida, tendo-a como estímulo para pensar no seu papel enquanto sujeito pertencente a uma sociedade de diversidades e contradições sociais. Além disso, a criança brinca com a imaginação e a fantasia, gosta de ouvir e ler histórias, tornando-as realidade, se projetando nos personagens, nas situações e lugares que são relatados nas histórias. Logo, esse trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da literatura infantil negra através da prática da contação de histórias na construção identitária de crianças negras. A base teórica foi sustentada na discussão de interculturalidade, identidade, cultura e letramento a partir de autores como Vera Candau, Stuart Hall e Brain Street, levando em consideração interlocuções convergentes entre literatura infantil negra e contação de histórias. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, usando o método da triangulação que possibilita a combinação de diferentes métodos de coleta de dados e diferentes perspectivas teóricas para reforçar as conclusões. Os dados foram coletados através da observação, anotações no diário de pesquisa, questionário, e storytelling, e depois foram analisados e discutidos. Com o resultado da pesquisa, foi possível entender a dinâmica da construção da identidade dessas crianças no âmbito escolar, em especial, na sala de aula e como a literatura infantil negra através da prática da contação de histórias pode contribuir nesse processo.
id UNEB-8_ccf0af0520024d087c35acc655f1ad1b
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5300
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de históriasTelling and Enchanting with Black Children's Literature: (Re)construction of Cultural Identity through StorytellingLiteratura infantil negraIdentidade culturalContação de históriasA literatura infantil negra trabalhada através da contação de histórias pode possibilitar a criança interpretar a realidade social e cultural em que está inserida, tendo-a como estímulo para pensar no seu papel enquanto sujeito pertencente a uma sociedade de diversidades e contradições sociais. Além disso, a criança brinca com a imaginação e a fantasia, gosta de ouvir e ler histórias, tornando-as realidade, se projetando nos personagens, nas situações e lugares que são relatados nas histórias. Logo, esse trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da literatura infantil negra através da prática da contação de histórias na construção identitária de crianças negras. A base teórica foi sustentada na discussão de interculturalidade, identidade, cultura e letramento a partir de autores como Vera Candau, Stuart Hall e Brain Street, levando em consideração interlocuções convergentes entre literatura infantil negra e contação de histórias. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, usando o método da triangulação que possibilita a combinação de diferentes métodos de coleta de dados e diferentes perspectivas teóricas para reforçar as conclusões. Os dados foram coletados através da observação, anotações no diário de pesquisa, questionário, e storytelling, e depois foram analisados e discutidos. Com o resultado da pesquisa, foi possível entender a dinâmica da construção da identidade dessas crianças no âmbito escolar, em especial, na sala de aula e como a literatura infantil negra através da prática da contação de histórias pode contribuir nesse processo.Black child literature worked through storytelling, can enable the child to interpret the social and cultural reality in which it is inserted, taking it as a stimulus to think about his role as a subject belonging to a society of social differences and contradictions. In addition, the child plays with imagination and fantasy, likes to listen and read stories, making them reality, projecting themselves into the characters, situations and places that are told in the stories. Therefore, this work had the objective of analyzing the contribution of black children literature through the practice of storytelling in the identity construction of black children. The theoretical basis was based on the discussion of interculturality, identity, culture and literacy from authors such as Vera Candau, Stuart Hall and Brain Street, taking into account convergent interlocutions between black children's literature and storytelling. For the development of this work, it was used the qualitative research of the ethnographic type, using the triangulation method which allows the combination of different data collection methods and different theoretical perspectives to reinforce the conclusions. Data were collected through observation, annotations in the research diary, questionnaire, and storytelling, and then analyzed and discussed. With the result of the research, it was possible to understand the dynamics of the construction of the identity of these children in the school context, especially in the classroom and how black children's literature through the practice of storytelling can contribute to this process.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Crítica CulturalSantos, Cosme Batista dosSantos, Áurea da Silva PereiraMaciel, Patrícia da Silva2024-04-22T18:36:21Z2024-04-22T18:36:21Z2019-07-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfMACIEL, Patrícia da Silva. Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias. Orientador: Cosme Batista dos Santos. 2019. 151f. Dissertação ( Mestrado em Crítica Cultural) - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2019.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5300porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-11T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5300Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-11T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
Telling and Enchanting with Black Children's Literature: (Re)construction of Cultural Identity through Storytelling
title Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
spellingShingle Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
Maciel, Patrícia da Silva
Literatura infantil negra
Identidade cultural
Contação de histórias
title_short Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
title_full Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
title_fullStr Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
title_full_unstemmed Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
title_sort Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias
author Maciel, Patrícia da Silva
author_facet Maciel, Patrícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Cosme Batista dos
Santos, Áurea da Silva Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil negra
Identidade cultural
Contação de histórias
topic Literatura infantil negra
Identidade cultural
Contação de histórias
description A literatura infantil negra trabalhada através da contação de histórias pode possibilitar a criança interpretar a realidade social e cultural em que está inserida, tendo-a como estímulo para pensar no seu papel enquanto sujeito pertencente a uma sociedade de diversidades e contradições sociais. Além disso, a criança brinca com a imaginação e a fantasia, gosta de ouvir e ler histórias, tornando-as realidade, se projetando nos personagens, nas situações e lugares que são relatados nas histórias. Logo, esse trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da literatura infantil negra através da prática da contação de histórias na construção identitária de crianças negras. A base teórica foi sustentada na discussão de interculturalidade, identidade, cultura e letramento a partir de autores como Vera Candau, Stuart Hall e Brain Street, levando em consideração interlocuções convergentes entre literatura infantil negra e contação de histórias. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, usando o método da triangulação que possibilita a combinação de diferentes métodos de coleta de dados e diferentes perspectivas teóricas para reforçar as conclusões. Os dados foram coletados através da observação, anotações no diário de pesquisa, questionário, e storytelling, e depois foram analisados e discutidos. Com o resultado da pesquisa, foi possível entender a dinâmica da construção da identidade dessas crianças no âmbito escolar, em especial, na sala de aula e como a literatura infantil negra através da prática da contação de histórias pode contribuir nesse processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
2024-04-22T18:36:21Z
2024-04-22T18:36:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, Patrícia da Silva. Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias. Orientador: Cosme Batista dos Santos. 2019. 151f. Dissertação ( Mestrado em Crítica Cultural) - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2019.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5300
identifier_str_mv MACIEL, Patrícia da Silva. Contar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias. Orientador: Cosme Batista dos Santos. 2019. 151f. Dissertação ( Mestrado em Crítica Cultural) - Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2019.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150431322112