Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1036 |
Resumo: | Esta pesquisa de doutorado investiga as histórias de vida-formação-profissão buscando compreender as trajetórias profissionais de professoras leigas de Riachão de Jacuípe e Ichu, no interior da Bahia, entre as décadas de 1950 e 1980, como se tornaram professoras, sem a formação para tal. Para tanto, busca-se identificar em suas trajetórias de trabalho os processos formativos e as condições de trabalho a que estavam submetidas. Esta investigação insere-se no campo da história da educação, tendo como marco teórico-metodológico a História Cultural, enfocando as histórias de vida, na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Tal enfoque, juntamente com outras fontes, possibilitou compreender a trajetória profissional das professoras e de seus percursos formativos. Utilizamos a entrevista de inspiração narrativa para recolher as histórias de vida das professoras colaboradoras desta pesquisa que trabalharam na zona rural dos municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu no período em questão. Além da entrevista, outras fontes também foram utilizadas, tais como documentos dos arquivos pessoais das professoras, documentos oficiais e a legislação do período. Procuramos discutir sobre as políticas de formação para professores leigos no recorte temporal da pesquisa, tentando refletir sobre as rupturas e permanências da questão do professorado leigo nas escolas municipais, especialmente nas da zona rural, e o seu papel na escolarização das populações rurais e urbanas no século XX. Através das histórias de vidaformação- profissão das professoras leigas, foi possível compreender como o processo de escolarização das colaboradoras marcou o início de sua atividade docente. Também nos possibilitou compreender, por meio de sua trajetória profissional, as condições de trabalho e os processos formativos ao longo da carreira dessas professoras, cruzando suas narrativas com documentos pessoais das mesmas e documentos oficias encontrados em arquivos públicos. Também nos foi possível vislumbrar de que maneira chegava a escola pública aos povoados e fazendas nos municípios pesquisados e o significado que a educação escolarizada tinha para aquelas comunidades. A história de vida-formação-profissão das professoras leigas nos possibilitou compreender também que, apesar da expansão das escolas de formação de professores, este profissional continuou existindo durante muito tempo. Historicamente, a formação quase compulsória dos professores sem titulação começou de modo intensivo no final dos anos de 1990 e boa parte dos anos 2000. PALAVRAS-CHAVE: Professora Leiga; Trajetória Profissional; Percurso Formativo; Histórias de Vida |
id |
UNEB-8_d5614ec18776535af4b5f3b9a6030d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1036 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980)Professora LeigaTrajetória ProfissionalPercurso FormativoHistórias de VidaEsta pesquisa de doutorado investiga as histórias de vida-formação-profissão buscando compreender as trajetórias profissionais de professoras leigas de Riachão de Jacuípe e Ichu, no interior da Bahia, entre as décadas de 1950 e 1980, como se tornaram professoras, sem a formação para tal. Para tanto, busca-se identificar em suas trajetórias de trabalho os processos formativos e as condições de trabalho a que estavam submetidas. Esta investigação insere-se no campo da história da educação, tendo como marco teórico-metodológico a História Cultural, enfocando as histórias de vida, na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Tal enfoque, juntamente com outras fontes, possibilitou compreender a trajetória profissional das professoras e de seus percursos formativos. Utilizamos a entrevista de inspiração narrativa para recolher as histórias de vida das professoras colaboradoras desta pesquisa que trabalharam na zona rural dos municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu no período em questão. Além da entrevista, outras fontes também foram utilizadas, tais como documentos dos arquivos pessoais das professoras, documentos oficiais e a legislação do período. Procuramos discutir sobre as políticas de formação para professores leigos no recorte temporal da pesquisa, tentando refletir sobre as rupturas e permanências da questão do professorado leigo nas escolas municipais, especialmente nas da zona rural, e o seu papel na escolarização das populações rurais e urbanas no século XX. Através das histórias de vidaformação- profissão das professoras leigas, foi possível compreender como o processo de escolarização das colaboradoras marcou o início de sua atividade docente. Também nos possibilitou compreender, por meio de sua trajetória profissional, as condições de trabalho e os processos formativos ao longo da carreira dessas professoras, cruzando suas narrativas com documentos pessoais das mesmas e documentos oficias encontrados em arquivos públicos. Também nos foi possível vislumbrar de que maneira chegava a escola pública aos povoados e fazendas nos municípios pesquisados e o significado que a educação escolarizada tinha para aquelas comunidades. A história de vida-formação-profissão das professoras leigas nos possibilitou compreender também que, apesar da expansão das escolas de formação de professores, este profissional continuou existindo durante muito tempo. Historicamente, a formação quase compulsória dos professores sem titulação começou de modo intensivo no final dos anos de 1990 e boa parte dos anos 2000. PALAVRAS-CHAVE: Professora Leiga; Trajetória Profissional; Percurso Formativo; Histórias de VidaCordeiro, Verbena Maria RochaDick, Sara MarthaBesnoik, Maria Helena da RochaSouza, Elizeu Clementino deRios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoCarneiro, Rita de Cássia Oliveira2019-07-10T19:41:44Z2019-07-10T19:41:44Z2018-05-03info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11896/1036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-28T14:35:12Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1036Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-28T14:35:12Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
title |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
spellingShingle |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) Carneiro, Rita de Cássia Oliveira Professora Leiga Trajetória Profissional Percurso Formativo Histórias de Vida |
title_short |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
title_full |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
title_fullStr |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
title_full_unstemmed |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
title_sort |
Quando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980) |
author |
Carneiro, Rita de Cássia Oliveira |
author_facet |
Carneiro, Rita de Cássia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordeiro, Verbena Maria Rocha Dick, Sara Martha Besnoik, Maria Helena da Rocha Souza, Elizeu Clementino de Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Rita de Cássia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professora Leiga Trajetória Profissional Percurso Formativo Histórias de Vida |
topic |
Professora Leiga Trajetória Profissional Percurso Formativo Histórias de Vida |
description |
Esta pesquisa de doutorado investiga as histórias de vida-formação-profissão buscando compreender as trajetórias profissionais de professoras leigas de Riachão de Jacuípe e Ichu, no interior da Bahia, entre as décadas de 1950 e 1980, como se tornaram professoras, sem a formação para tal. Para tanto, busca-se identificar em suas trajetórias de trabalho os processos formativos e as condições de trabalho a que estavam submetidas. Esta investigação insere-se no campo da história da educação, tendo como marco teórico-metodológico a História Cultural, enfocando as histórias de vida, na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Tal enfoque, juntamente com outras fontes, possibilitou compreender a trajetória profissional das professoras e de seus percursos formativos. Utilizamos a entrevista de inspiração narrativa para recolher as histórias de vida das professoras colaboradoras desta pesquisa que trabalharam na zona rural dos municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu no período em questão. Além da entrevista, outras fontes também foram utilizadas, tais como documentos dos arquivos pessoais das professoras, documentos oficiais e a legislação do período. Procuramos discutir sobre as políticas de formação para professores leigos no recorte temporal da pesquisa, tentando refletir sobre as rupturas e permanências da questão do professorado leigo nas escolas municipais, especialmente nas da zona rural, e o seu papel na escolarização das populações rurais e urbanas no século XX. Através das histórias de vidaformação- profissão das professoras leigas, foi possível compreender como o processo de escolarização das colaboradoras marcou o início de sua atividade docente. Também nos possibilitou compreender, por meio de sua trajetória profissional, as condições de trabalho e os processos formativos ao longo da carreira dessas professoras, cruzando suas narrativas com documentos pessoais das mesmas e documentos oficias encontrados em arquivos públicos. Também nos foi possível vislumbrar de que maneira chegava a escola pública aos povoados e fazendas nos municípios pesquisados e o significado que a educação escolarizada tinha para aquelas comunidades. A história de vida-formação-profissão das professoras leigas nos possibilitou compreender também que, apesar da expansão das escolas de formação de professores, este profissional continuou existindo durante muito tempo. Historicamente, a formação quase compulsória dos professores sem titulação começou de modo intensivo no final dos anos de 1990 e boa parte dos anos 2000. PALAVRAS-CHAVE: Professora Leiga; Trajetória Profissional; Percurso Formativo; Histórias de Vida |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-03 2019-07-10T19:41:44Z 2019-07-10T19:41:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1036 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150353727488 |