Regionalidade para uma educação contextualizada: docência do Quilombo Urbano da Bananeira, Jacobina, Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5297 |
Resumo: | Esta pesquisa surge de inquietações acerca da desconexão entre as práticas pedagógicas e a realidade sociocultural dos sujeitos quilombolas. Ela soma-se aos esforços da luta por uma educação contextualizada, voltada para as vivências ancestrais enquanto necessidade de uma educação pautada nos princípios democráticos e plurais que a regem. Dessa forma, traçamos como objetivo central investigar o papel da regionalidade na constituição de uma educação quilombola contextualizada. Para tanto, nos propomos a dialogar com os estudos descoloniais, na tentativa de pensar a Regionalidade a partir das vivências ancestrais da comunidade investigada. Pensar a regionalidade para além de modelos clássicos e gnosiológicos, historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, pressupõe transgredir o sentido de região e regionalidade a partir de análises radicalmente plurais, diversas em co-criação. No tocante ao desenho metodológico, a abordagem é qualitativa, ancorada na perspectiva da fenomenologia. A abordagem fenomenológica permite a integração dos estudos regionais, além de subsidiar processos de ensino e aprendizagem articulados com as experiências cotidianas. Em relação aos dispositivos para investigação optamos pela imersão de campo, a roda de conversa, o diário de campo, gravador e fotografia. A abordagem fenomenológica também orientou a sistematização dos dados do movimento de campo. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir propositivamente para produção de uma educação alicerçada e construída efetivamente com os sujeitos da comunidade, partindo das vivências ancestrais para subsidiar uma educação nos marcos quilombolas. |
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Pensar a regionalidade para além de modelos clássicos e gnosiológicos, historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, pressupõe transgredir o sentido de região e regionalidade a partir de análises radicalmente plurais, diversas em co-criação. No tocante ao desenho metodológico, a abordagem é qualitativa, ancorada na perspectiva da fenomenologia. A abordagem fenomenológica permite a integração dos estudos regionais, além de subsidiar processos de ensino e aprendizagem articulados com as experiências cotidianas. Em relação aos dispositivos para investigação optamos pela imersão de campo, a roda de conversa, o diário de campo, gravador e fotografia. A abordagem fenomenológica também orientou a sistematização dos dados do movimento de campo. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir propositivamente para produção de uma educação alicerçada e construída efetivamente com os sujeitos da comunidade, partindo das vivências ancestrais para subsidiar uma educação nos marcos quilombolas.This research arises from concerns on the disconnection between pedagogical practices and the socio-cultural reality of quilombola subjects. It is part of the struggle for a contextualized education, focused on ancestral experiences as a necessity for an education based on the democratic and plural principles that govern it. We therefore set ourselves the central objective of investigating the role of regionality in the constitution of a contextualized quilombola education. To this end, we propose a dialog with decolonial studies, to think about regionality based on the ancestral experiences of the community under investigation. Thinking about regionality beyond classical and gnosiological models, historically legitimized in the Westernized world, presupposes transgressing the meaning of region and regionality based on radically plural, diverse analyses in co-creation. As far as the methodological design is concerned, the approach is qualitative, anchored in the perspective of phenomenology. The phenomenological approach allows for the integration of regional studies, as well as subsidizing teaching and learning processes linked to everyday experiences. In terms of research tools, we opted for field immersion, conversation circles, a field diary, a tape recorder, and photography. The phenomenological approach also guided the systematization of field movement data. Through this research, we hope to make a proactive contribution to the production of an education based on and effectively built with the community's subjects, starting from ancestral experiences to subsidize an education within quilombola frameworks.This research arises from concerns on the disconnection between pedagogical practices and the socio-cultural reality of quilombola subjects. It is part of the struggle for a contextualized education, focused on ancestral experiences as a necessity for an education based on the democratic and plural principles that govern it. We therefore set ourselves the central objective of investigating the role of regionality in the constitution of a contextualized quilombola education. To this end, we propose a dialog with decolonial studies, to think about regionality based on the ancestral experiences of the community under investigation. Thinking about regionality beyond classical and gnosiological models, historically legitimized in the Westernized world, presupposes transgressing the meaning of region and regionality based on radically plural, diverse analyses in co-creation. As far as the methodological design is concerned, the approach is qualitative, anchored in the perspective of phenomenology. The phenomenological approach allows for the integration of regional studies, as well as subsidizing teaching and learning processes linked to everyday experiences. In terms of research tools, we opted for field immersion, conversation circles, a field diary, a tape recorder, and photography. The phenomenological approach also guided the systematization of field movement data. Through this research, we hope to make a proactive contribution to the production of an education based on and effectively built with the community's subjects, starting from ancestral experiences to subsidize an education within quilombola frameworks.UNEBPrograma de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPEDPayayá, Jamille da Silva LimaOliveira, Iris Verena Santos deTeixeira , Rodrigo CorreaOliveira, Adriano Gonçalves de2024-04-22T18:30:50Z2024-04-22T18:30:50Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Adriano Gonçalves de. Regionalidade para uma educação contextualizada: docência do Quilombo Urbano da Bananeira, Jacobina, Bahia. Orientador(a): Jamille da Silva Lima Payayá. 2023.113f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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