Ensino de libras como segunda língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Enos Figueredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1838
Resumo: Este trabalho focaliza o processo de ensino e aprendizagem de Libras como Segunda Língua/ L2, utilizando um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. Esse recurso didático disponibiliza textos, frases e vocábulos compostos por fotos em Libras e a tradução por escrito em português juntamente com os links para os vídeos. Durante a pesquisa nos concentramos em refletir sobre as estratégias didáticas adotadas e nas atividades de conversação em Libras, no intuito de ampliar as habilidades de recepção/compreensão e produção/expressão nessa língua, por parte dos estudantes, e verificar a possível contribuição do ODA para a evolução dessas competências. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisaação, e seguimos o ciclo de diagnóstico, ação e reflexão. Na parte inicial, realizamos três entrevistas com os egressos da disciplina Libras no IF Baiano. O desenvolvimento do componente Libras, na fase de ação, ocorreu na sala de aula, com os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Quanto aos cursistas do componente, responderam atividades impressas com fotos em Libras e gravavam em seus smartphones os diálogos em Libras. Durante o percurso das ações desenvolvidas em sala de aula, foram seis encontros de cinco horas para aulas focadas no ensino e aprendizagem da comunicação em Libras. Na parte que enfocamos o ensino, o desempenho do professor foi filmado e arquivado, sendo que um episódio de mediação é relatado. Quanto à aprendizagem, durante a fase prática de conversação da disciplina, desenvolvemos um Objeto Digital de Aprendizagem, o Link Libras para que os licenciandos usassem para os estudos. A fim de verificar a eficácia do ODA nos quesitos compreensão e produção em Libras, organizamos dois testes, sendo que cada um foi dividido em três fases. Os resultados dos testes são discutidos neste texto. E no momento de reflexão, os estudantes responderam por escrito a um questionário com questões abertas. Nas análises dos resultados, percebemos que os alunos desejam estudar a parte de conversação por mais tempo, aprovam as atividades em dupla e os diálogos e se sentem mais seguros para se expressar em Libras à medida que podem verificar os movimentos dos sinais mediante os vídeos. Assim, descrevemos evidências de que o Link Libras, associado às boas estratégias didáticas, melhora a compreensão da articulação dos movimentos dos sinais e proporciona mais segurança na articulação em Libras. Apontamos para a produção de material didático, integrados aos recursos das tecnologias digitais, como mais um dos mecanismos que fortalecem a difusão da Libras e a formação mais robusta dos licenciandos, incluindo o desenvolvimento inicial das habilidades comunicativas, impactando positivamente nas futuras relações educacionais com estudantes surdos.
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spelling Ensino de libras como segunda língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagemTeaching Brazilian Sign Language (Libras) as a Second Language (L2): Didactic Mediation and Studies with a Digital Learning ObjectEnsino e aprendizagem de LibrasObjeto Digital de AprendizagemEste trabalho focaliza o processo de ensino e aprendizagem de Libras como Segunda Língua/ L2, utilizando um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. Esse recurso didático disponibiliza textos, frases e vocábulos compostos por fotos em Libras e a tradução por escrito em português juntamente com os links para os vídeos. Durante a pesquisa nos concentramos em refletir sobre as estratégias didáticas adotadas e nas atividades de conversação em Libras, no intuito de ampliar as habilidades de recepção/compreensão e produção/expressão nessa língua, por parte dos estudantes, e verificar a possível contribuição do ODA para a evolução dessas competências. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisaação, e seguimos o ciclo de diagnóstico, ação e reflexão. Na parte inicial, realizamos três entrevistas com os egressos da disciplina Libras no IF Baiano. O desenvolvimento do componente Libras, na fase de ação, ocorreu na sala de aula, com os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Quanto aos cursistas do componente, responderam atividades impressas com fotos em Libras e gravavam em seus smartphones os diálogos em Libras. Durante o percurso das ações desenvolvidas em sala de aula, foram seis encontros de cinco horas para aulas focadas no ensino e aprendizagem da comunicação em Libras. Na parte que enfocamos o ensino, o desempenho do professor foi filmado e arquivado, sendo que um episódio de mediação é relatado. Quanto à aprendizagem, durante a fase prática de conversação da disciplina, desenvolvemos um Objeto Digital de Aprendizagem, o Link Libras para que os licenciandos usassem para os estudos. A fim de verificar a eficácia do ODA nos quesitos compreensão e produção em Libras, organizamos dois testes, sendo que cada um foi dividido em três fases. Os resultados dos testes são discutidos neste texto. E no momento de reflexão, os estudantes responderam por escrito a um questionário com questões abertas. Nas análises dos resultados, percebemos que os alunos desejam estudar a parte de conversação por mais tempo, aprovam as atividades em dupla e os diálogos e se sentem mais seguros para se expressar em Libras à medida que podem verificar os movimentos dos sinais mediante os vídeos. Assim, descrevemos evidências de que o Link Libras, associado às boas estratégias didáticas, melhora a compreensão da articulação dos movimentos dos sinais e proporciona mais segurança na articulação em Libras. Apontamos para a produção de material didático, integrados aos recursos das tecnologias digitais, como mais um dos mecanismos que fortalecem a difusão da Libras e a formação mais robusta dos licenciandos, incluindo o desenvolvimento inicial das habilidades comunicativas, impactando positivamente nas futuras relações educacionais com estudantes surdos.This study focuses on the teaching and learning process of Libras (Brazilian sign language) as Second Language / L2, using an Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. This didactic resource provides texts, phrases and vocabulary composed by photos in Libras and the written translation in Portuguese along with the links to the videos. During the study, we focused on reflecting on the didactic strategies adopted and the conversational activities in Libras, in order to increase the students' reception / comprehension and production / expression skills in this language and to verify the possible contribution of ODA to the evolution of these skills. To do so, we developed a qualitative research, research-action type, and followed the cycle of diagnosis, action and reflection. In the initial part, we conducted three interviews with the graduation students of the discipline of Libras at IF Baiano. The development of the Libras component, in the action phase, took place in the classroom; with the graduation students of the course Ciências da Natureza (Sciences of the Nature) at the Federal University of vale do São Francisco - UNIVASF. As for the students of the component, they answered printed activities with photos in Libras and recorded in their smartphones the dialogues in Libras. During the course of the actions developed in the classroom, there were six meetings of five hours for classes focused on teaching and learning of communication in Libras. In the part that we focused on teaching, the teacher's performance was filmed and filed, and one episode of mediation is reported. As for learning, during the practical phase of conversation of the discipline, we developed a Digital Learning Object, the Link Libras for the licensees to use for the studies. In order to verify the effectiveness of the ODA in the understanding and production questions in Libras, we organized two tests, each one divided into three phases. The results of the tests are discussed in this text. At the moment of reflection, the students answered in writing to a questionnaire with subjective questions. In the analysis of the results, we noticed that students want to study the conversation part for a longer time, they approve the activities in pairs and the dialogues, and feel safer to express themselves in Libras once they can check the movements of the sign language through videos. Thus, we have described evidence that the Libras Link, associated to good didactic strategies, improves the understanding of the articulation of sign language movements and provides more security in articulation in Libras. We point to the production of didactic material, integrated with the resources of the digital technologies, as one of the mechanisms that strengthen the diffusion of Libras and the more robust formation of the graduation students, including the initial development of the communicative skills, positively affecting in the future educational relations with deaf students.Amorim, Ricardo José RochaGomes, Antenor RitaRibeiro, Marcelo Silva de SouzaFreitas, Enos Figueredo2021-08-12T20:23:27Z2021-08-12T20:23:27Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfFREITAS, Enos Figueredo. Ensino de Libras como Segunda Língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagem. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. 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