Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelino, Ana Paula Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3596
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e teve como objetivo construir e analisar uma sequência didática, e os materiais adaptados para apoiá-la, com potencial para construção do conceito de polígonos para alunos cegos ou de baixa visão. Para a construção dos materiais utilizamos alguns recursos para facilitar a visão tátil do aluno e cores fortes para ajudar os alunos que têm baixa visão e alguns materiais didáticos de apoio foram adaptados do trabalho vendo com as Mãos, Olhos e Mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual de Kalef (2016). Tivemos como embasamento teórico a Defectologia de Vigotski que visou o esclarecimento sobre a relação entre cegueira e o potencial cognitivo do indivíduo cego e a teoria de Van Hiele, que apresenta os níveis de pensamento geométrico do aluno, que fundamentou a construção da sequência e nossas análises. Concluímos que a sequência construída tem potencial para a construção do conceito de polígono por um estudante cego desde que apoiada por recursos didáticos validados por uma pessoa cega e associados à mediação do professor vidente.
id UNEB-8_e19c64e93ffc1cd72b08abbb45a21955
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3596
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonosSequência DidáticaRecursos DidáticosDeficiência VisualO presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e teve como objetivo construir e analisar uma sequência didática, e os materiais adaptados para apoiá-la, com potencial para construção do conceito de polígonos para alunos cegos ou de baixa visão. Para a construção dos materiais utilizamos alguns recursos para facilitar a visão tátil do aluno e cores fortes para ajudar os alunos que têm baixa visão e alguns materiais didáticos de apoio foram adaptados do trabalho vendo com as Mãos, Olhos e Mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual de Kalef (2016). Tivemos como embasamento teórico a Defectologia de Vigotski que visou o esclarecimento sobre a relação entre cegueira e o potencial cognitivo do indivíduo cego e a teoria de Van Hiele, que apresenta os níveis de pensamento geométrico do aluno, que fundamentou a construção da sequência e nossas análises. Concluímos que a sequência construída tem potencial para a construção do conceito de polígono por um estudante cego desde que apoiada por recursos didáticos validados por uma pessoa cega e associados à mediação do professor vidente.The present work is an exploratory research, with a qualitative approach, and aimed to build and analyze a didactic sequence, and the materials adapted to support it, with the potential to build the concept of polygons for blind or low vision students. For the construction of the materials, we used some resources to facilitate the tactile vision of the student and strong colors to help students who have low vision and some teaching support materials were adapted from the work Seeing with Hands, Eyes and Mind: Teaching resources for laboratory and Kalef's Museum of Inclusive Mathematics Education for the Visually Impaired Student (2016). We had as theoretical basis Vygotsky's Defectology, which aimed at clarifying the relationship between blindness and the cognitive potential of the blind individual, and Van Hiele's theory, which presents the student's levels of geometric thinking, which founded the construction of the sequence and our analyzes. We conclude that the constructed sequence has the potential for the construction of the polygon concept by a blind student as long as it is supported by didactic resources validated by a blind person.Ferreira, Maridete Brito CunhaConceição, Jefferson Correia daLeal, Maria de Fatima CostaAvelino, Ana Paula Silva2022-10-11T13:20:51Z2022-10-11T13:20:51Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAVELINO, Ana Paula Silva. Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos. Orientadora: Maridete Brito Cunha Ferreira. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-21T14:03:13Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3596Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-21T14:03:13Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
title Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
spellingShingle Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
Avelino, Ana Paula Silva
Sequência Didática
Recursos Didáticos
Deficiência Visual
title_short Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
title_full Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
title_fullStr Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
title_full_unstemmed Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
title_sort Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos
author Avelino, Ana Paula Silva
author_facet Avelino, Ana Paula Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maridete Brito Cunha
Conceição, Jefferson Correia da
Leal, Maria de Fatima Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelino, Ana Paula Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Recursos Didáticos
Deficiência Visual
topic Sequência Didática
Recursos Didáticos
Deficiência Visual
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e teve como objetivo construir e analisar uma sequência didática, e os materiais adaptados para apoiá-la, com potencial para construção do conceito de polígonos para alunos cegos ou de baixa visão. Para a construção dos materiais utilizamos alguns recursos para facilitar a visão tátil do aluno e cores fortes para ajudar os alunos que têm baixa visão e alguns materiais didáticos de apoio foram adaptados do trabalho vendo com as Mãos, Olhos e Mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual de Kalef (2016). Tivemos como embasamento teórico a Defectologia de Vigotski que visou o esclarecimento sobre a relação entre cegueira e o potencial cognitivo do indivíduo cego e a teoria de Van Hiele, que apresenta os níveis de pensamento geométrico do aluno, que fundamentou a construção da sequência e nossas análises. Concluímos que a sequência construída tem potencial para a construção do conceito de polígono por um estudante cego desde que apoiada por recursos didáticos validados por uma pessoa cega e associados à mediação do professor vidente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11T13:20:51Z
2022-10-11T13:20:51Z
2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AVELINO, Ana Paula Silva. Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos. Orientadora: Maridete Brito Cunha Ferreira. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3596
identifier_str_mv AVELINO, Ana Paula Silva. Ensino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos. Orientadora: Maridete Brito Cunha Ferreira. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150459633664